Alunos raulv Postado Julho 7, 2022 Alunos Compartilhar Postado Julho 7, 2022 Olá, tenho uma tabela com todas as notas fiscais emitidas pela empresa, com data de emissão, data de pagamento e valor. Muitos clientes emitem dezenas de NF's durante o ano com diferentes prazos e condições de pagamento. Minha dúvida é, como posso calcular o saldo devedor em determinado período para o cliente, tendo as informações mencionadas acima. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Solução Rodrigo R1 Postado Julho 10, 2022 Alunos Solução Compartilhar Postado Julho 10, 2022 Prezado @raulv, bom dia. Conforme o pessoal já falou acima, importante você sempre anexar uma base de dados, o PBIX e resposta esperada - para facilitar o entendimento do problema e para que vc receba a solução do seu case mais rápido. Eu criei um modelo fictício com base no seu relato e acho que deve atender a sua necessidade - está em anexo. Meu raciocínio foi que saldo devedor é a diferença acumulada entre o que foi emitido, menos a diferença acumulada do que já foi pago. No seu modelo, como tem duas datas na tabela fato - uma delas estará com relacionamento ativo com a dcalendario e a outra ficará inativo. Eu considerei a data emissão como relacionamento ativo e portanto, usei a função USERELANTIONSHIP na medida de pagamento para analisar o que já havia sido pago. Assim, cheguei nas seguinte medidas: ValorEmissao = sum(Fato[Valor]) Valor Pagamento = CALCULATE(sum(Fato[Valor]), USERELATIONSHIP('Dcalendário'[Date], Fato[DataPag])) Depois criei a medida Saldo devedor. Obs: eu poderia ter feito tudo numa única medida - mas achei por bem fazer passo a passo para lhe ajudar a compreender a solução. Saldo devedor = VAR DIAMAX = MAX('Dcalendário'[Date]) VAR EMISSAO = CALCULATE([ValorEmissao], FILTER(all('Dcalendário'), 'Dcalendário'[Date] <= DIAMAX)) VAR PAGAMENTO = CALCULATE([Valor Pagamento], FILTER(all('Dcalendário'), 'Dcalendário'[Date] <= DIAMAX)) RETURN EMISSAO - PAGAMENTO Solução R1.pbix Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Admin Tiago Craici - Xperiun Postado Julho 7, 2022 Admin Compartilhar Postado Julho 7, 2022 Boa tarde! Para seu objetivo vai depender de seus dados e modelagem. Para ficar mais fácil para o pessoal te ajudar nos mande um arquivo pbix. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos raulv Postado Julho 7, 2022 Autor Alunos Compartilhar Postado Julho 7, 2022 17 minutos atrás, Tiago Craici disse: Boa tarde! Para seu objetivo vai depender de seus dados e modelagem. Para ficar mais fácil para o pessoal te ajudar nos mande um arquivo pbix. Como são dados sensíveis criei um novo arquivo com informações fictícias. Base powerbiexperience.xlsx Powerbi experience.pbix Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos alexsander.silva Postado Julho 9, 2022 Alunos Compartilhar Postado Julho 9, 2022 Em 07/07/2022 em 17:19, raulv disse: Como são dados sensíveis criei um novo arquivo com informações fictícias. Base powerbiexperience.xlsx 10 kB · 1 download Powerbi experience.pbix 25 kB · 1 download Você vai ter que disponibilizar bases mais completas, o pbix que você disponibilizou so tem data de emisso, vencimento, pagamento e valor. Não tem como eu criar uma analise por cliente, para isso eu precisaria de uma tabela dimensão com os cliente e a fato com no mínimo o código do cliente. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos raulv Postado Julho 14, 2022 Autor Alunos Compartilhar Postado Julho 14, 2022 Em 10/07/2022 em 08:50, Rodrigo R1 disse: Prezado @raulv, bom dia. Conforme o pessoal já falou acima, importante você sempre anexar uma base de dados, o PBIX e resposta esperada - para facilitar o entendimento do problema e para que vc receba a solução do seu case mais rápido. Eu criei um modelo fictício com base no seu relato e acho que deve atender a sua necessidade - está em anexo. Meu raciocínio foi que saldo devedor é a diferença acumulada entre o que foi emitido, menos a diferença acumulada do que já foi pago. No seu modelo, como tem duas datas na tabela fato - uma delas estará com relacionamento ativo com a dcalendario e a outra ficará inativo. Eu considerei a data emissão como relacionamento ativo e portanto, usei a função USERELANTIONSHIP na medida de pagamento para analisar o que já havia sido pago. Assim, cheguei nas seguinte medidas: ValorEmissao = sum(Fato[Valor]) Valor Pagamento = CALCULATE(sum(Fato[Valor]), USERELATIONSHIP('Dcalendário'[Date], Fato[DataPag])) Depois criei a medida Saldo devedor. Obs: eu poderia ter feito tudo numa única medida - mas achei por bem fazer passo a passo para lhe ajudar a compreender a solução. Saldo devedor = VAR DIAMAX = MAX('Dcalendário'[Date]) VAR EMISSAO = CALCULATE([ValorEmissao], FILTER(all('Dcalendário'), 'Dcalendário'[Date] <= DIAMAX)) VAR PAGAMENTO = CALCULATE([Valor Pagamento], FILTER(all('Dcalendário'), 'Dcalendário'[Date] <= DIAMAX)) RETURN EMISSAO - PAGAMENTO Solução R1.pbix 60 kB · 1 download Muito obrigado Rodrigado! Consegui ver que estava faltando o userelationship na minha medida! Sua solução ajudou muito! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
raulv
Olá, tenho uma tabela com todas as notas fiscais emitidas pela empresa, com data de emissão, data de pagamento e valor.
Muitos clientes emitem dezenas de NF's durante o ano com diferentes prazos e condições de pagamento.
Minha dúvida é, como posso calcular o saldo devedor em determinado período para o cliente, tendo as informações mencionadas acima.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora