Alunos dcamposrj Postado Junho 24, 2022 Alunos Compartilhar Postado Junho 24, 2022 Boa noite, criei uma função DAX para cálculo de Pareto, aparentemente deu certo mas não sei por qual motivo os primeiros valores não são apresentados. Pareto (Qtde) = var totalVendas = CALCULATE([Qtd Fatu+Carteira], ALLSELECTED(tb_Fato_Faturamento)) var TotalAtual = [Qtd Fatu+Carteira] var tbResumo = SUMMARIZE(ALLSELECTED(tb_Fato_Faturamento),tb_Fato_Faturamento[Codigo_Produto],"total", [Qtd Fatu+Carteira]) var TotalAcumulado = sumx(filter(tbResumo, [total] >= TotalAtual),[total]) return TotalAcumulado / totalVendas Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Rodrigo R1 Postado Junho 24, 2022 Alunos Compartilhar Postado Junho 24, 2022 Bom dia @dcamposrj, tudo bem amigo? Segue abaixo minhas sugestões de 2 medidas que uso em análise de Pareto. A primeira é o Acumulado e a segunda o percentual do acumulado. Veja que dentro da CALCULATE e da SUMMARIZE vc usa coluna da tabela fato. Já eu, uso da dimensão. Talvez possa ser esse ajuste. Outra coisa é o IF pra considerar apenas quando a medida for maior que 0. E no RETURN eu uso o DIVIDE. Acumulado R1 = var faturamentototal = CALCULATE([Faturamento], ALLSELECTED(dClientes)) var faturamentoAtual = [Faturamento] var tabela = SUMMARIZE( ALLSELECTED(fFaturamento), dClientes[CLIENTE], "Vendas", [Faturamento]) var faturamentoacumulado = if( [Faturamento] > 0, sumx( FILTER(tabela, [Vendas] >= faturamentoAtual), [Vendas])) return faturamentoacumulado A segunda medida é para o % do acumulado % Acumulado R1 = var faturamentototal = CALCULATE([Faturamento], ALLSELECTED(dClientes)) var faturamentoAtual = [Faturamento] var tabela = SUMMARIZE( ALLSELECTED(fFaturamento), dClientes[CLIENTE], "Vendas", [Faturamento]) var faturamentoacumulado = if( [Faturamento] > 0, sumx( FILTER(tabela, [Vendas] >= faturamentoAtual), [Vendas])) return Divide( faturamentoacumulado, faturamentototal) Como você não disponibilizou seu PBIX, eu criei essas medidas através de uma base minha aqui. O que você precisa fazer agora é ajustar as medidas acima a sua necessidade, conforme seu modelo de dados - trocar colunas e medidas conforme sua base. Espero que tenha conseguido ajuda-lo. Sucesso aí, amigo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Carlos Silva Postado Junho 25, 2022 Alunos Compartilhar Postado Junho 25, 2022 23 horas atrás, dcamposrj disse: Boa noite, criei uma função DAX para cálculo de Pareto, aparentemente deu certo mas não sei por qual motivo os primeiros valores não são apresentados. Pareto (Qtde) = var totalVendas = CALCULATE([Qtd Fatu+Carteira], ALLSELECTED(tb_Fato_Faturamento)) var TotalAtual = [Qtd Fatu+Carteira] var tbResumo = SUMMARIZE(ALLSELECTED(tb_Fato_Faturamento),tb_Fato_Faturamento[Codigo_Produto],"total", [Qtd Fatu+Carteira]) var TotalAcumulado = sumx(filter(tbResumo, [total] >= TotalAtual),[total]) return TotalAcumulado / totalVendas Olá @dcamposrj, uma forma de resolver seria usando as funções Rank e TOPN, se tivesse o PBIX era mais rapido 😉 da uma olhada nessa aula, com certeza vai ajudar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
dcamposrj
Boa noite, criei uma função DAX para cálculo de Pareto, aparentemente deu certo mas não sei por qual motivo os primeiros valores não são apresentados.
Pareto (Qtde) =
var totalVendas = CALCULATE([Qtd Fatu+Carteira], ALLSELECTED(tb_Fato_Faturamento))
var TotalAtual = [Qtd Fatu+Carteira]
var tbResumo =
SUMMARIZE(ALLSELECTED(tb_Fato_Faturamento),tb_Fato_Faturamento[Codigo_Produto],"total", [Qtd Fatu+Carteira])
var TotalAcumulado =
sumx(filter(tbResumo, [total] >= TotalAtual),[total])
return TotalAcumulado / totalVendas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora