Ir para conteúdo
  • 0

DAX para Contagem de Tipo de Cliente


Giovanni Melo
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Olá Pessoal, boa noite! Tudo bem?

Estou precisando criar um DAX onde faça a contagem de clientes dentro desses parâmetros, e que respeite o contexto de data/mês/ano que esteja filtrado.

 

A última data de compra é a última data de compra do cliente.

 

Segue parâmetros onde comecei a fórmula mas não deu certo abaixo:

Tipo de Cliente = 

VAR Data30= MAX(fVendas[DATA]) - 30

VAR Data60= MAX(fVendas[DATA])- 60

VAR Data90= MAX(fVendas[DATA]) - 90

 

VAR Result = 

IF([Última Data de Compra]<=Data90,"ClienteR4",IF([Última Data de Compra]>Data90&&[Última Data de Compra]<=Data60,"ClienteR3",IF([Última Data de Compra]>Data60&&[Última Data de Compra]<Data30,"ClienteR2",IF([Última Data de Compra]>=Data30,"ClienteR1","ERRO"))))

Return

Result

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Boa noite, @Giovanni Melo, tudo bem amigo?

Se me permite algumas sugestões, eu entendi que seu problema está relacionado com segmentação dinâmica e com RFV - Recência, Frequência e Valor.

Ou seja, você está tentando segmentar os seus clientes em 4 categorias: R1, R2, R3 e R4.

A melhor alternativa para isso, é criar uma tabela auxiliar para te ajudar nas medidas, assim:

image.png.45b86aa368d7aee4a4b08214fc62ac1b.png

Essas colunas LimiteMin e LimiteMax são os ranges da quantidade de dias entre a última data da compra, com a data da sua avaliação desejada.

Entendo que 2 medidas serão necessárias para a solução do seu case: 

- Contagem de clientes

- Diferença de dias entre a última compra e a data que você pretende avaliar - contexto.

A partir disso, será criado um relacionamento virtual na medida que será construída posteriormente - sendo essa, a medida final que será utilizada nos seus visuais.

Ao final, seus clientes ficarão segmentados de forma dinâmica, entre os ranges de dias do LimiteMin e LimiteMax, da tabela acima.

Enfim...sua dúvida é um pouco mais complexa.

Portanto, sugiro as aulas e Lives abaixo, para que você possa compreender melhor a solução:

Segmentação Dinâmica: Relacionamento Virtual - Curso de DAX Avançado e Hands-On (powerbiexperience.com)

Segmentação Dinâmica com Relacionamentos Virtuais - [TC] 5. Linguagem DAX (powerbiexperience.com)

[Live #27 Mestre Power BI] Análises Avançadas com DAX: Segmentação Dinâmica, Comparação Anual, etc.. - Lives sobre Linguagem DAX - Pilar 4 (powerbiexperience.com)

[Live #23 Mestre Power BI] Usando DAX para Segmentar Clientes por RFV: Recência, Frequência e Valor - Lives sobre Linguagem DAX - Pilar 4 (powerbiexperience.com)

Seguindo os vídeos acima, você chegará na solução desejada, amigo.

Espero que tenha conseguido te ajudar.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Giovanni Melo, tuod bem contigo?
Não entendi muito bem o seu obejtivo.

Você quer saber qual a quantidade de clientes de sua base que realizou compra nos últimos 30/60/90 dias com base na data MAX da última compra do contexto?

Poderia contextualizar um pouco mais.
Se tiver um arquivo pra compartilhar seria melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @RodrigoSan, tudo bem?

Eu preciso realizar um visual onde me traga mês a mês a quantidade de ClienteR1, ClienteR2, ClienteR3 e ClienteR4.

vData1 = max(data) - 30

vData2 = max(data) - 60

vData3 = max(data) - 90

 

ClienteR1= última data de compra > = vData1

ClienteR2 = última data de compra > = vData2 && última data de compra < vData1

ClienteR3 = última data de compra > = vData3 && última data de compra < vData2

ClienteR4 = última data de compra < vData3

 

Onde os parâmetros seguem a última data de compra do cliente.

Ou seja,

A data máx é 28/02/2022.

Cliente X fez a última data de compra dia 11/04/2021. Este cliente é um ClienteR4.

Aí preciso da quantidade de clientes dentro de cada parâmetro desse.

Espero ter sido claro rsrs.

 

Obrigado e abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...