Ir para conteúdo
  • 0

Calendário Gerencial

alexsander.silva
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

• Members

Bom dia pessoal, preciso de ajuda para criar um calendário gerencial. Basicamente eu preciso definir nesse calendário que o mês gerencial tem que começar sempre na segunda feira e terminar sempre no domingo, fazendo com que alguns meses se estendam a outros meses, por exemplo o mês de junho começar no dia 30/05 (Segunda-Feira) e terminar no dia 03/07 (Domingo). Alguém poderia me ajudar com esse problema? Vou deixar uma planilha em anexo com o calendário gerencial de 2022 como exemplo. No caso eu precisaria criar um Calendário automatizado que defina os meses corretamente de acordo com a base que eu estiver utilizando.

Calendário Gerencial.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Members
  • Solução

Boa Noite, @alexsander.silva!

Acredito que o que você precisa fazer é mais ou menos o seguinte, se quiser somente uma coluna com o nome do mês.

Insira este código numa coluna personalizada e ela ter retorna o nome do mês ajustado:

let 

vDia = Date.Day([Data]),
vDataUltimoDia = Date.EndOfMonth([Data]),
vUltimoDiaMes = Date.Day(vDataUltimoDia),
vDataUltimoDiaSemana = Date.EndOfWeek([Data], Day.Monday),
vResultado = 
if vDia > 3 and vDia < (vUltimoDiaMes - 2) then Date.MonthName([Data])
else if vDia < 4 and Date.Day(vDataUltimoDiaSemana) < 4 then Date.MonthName(Date.AddMonths([Data], -1))
else if vDia > (vUltimoDiaMes - 3) and Duration.TotalDays(vDataUltimoDiaSemana - vDataUltimoDia) > 3 then Date.MonthName(Date.AddMonths([Data], 1))
else Date.MonthName([Data])

in 

Text.Proper(vResultado))

Vou ver se consigo gravar um vídeo para o meu canal com a explicação passo a passo, mas acredito que olhando o código, também é possível compreender.

Link para o comentário

• 0
  • Members
9 minutos atrás, Rapha disse:

Bom dia @alexsander.silva !

Achei esse artigo publicado no blog do mestre, acho que pode ajudar adaptando o código a sua necessidade:

https://powerbiexperience.com/pt/blog/tabela-dcalendario-com-ano-fiscal-offset-e-mes-de-fechamento-personalizado/

Eu já vi esse artigo, porem não entendo quase nada de linguagem M, por isso não sei como adaptar o código.

Editado por alexsander.silva
Link para o comentário

• 0
  • Members
Em 11/06/2022 em 19:33, Vitor Peralva disse:

Boa Noite, @alexsander.silva!

Acredito que o que você precisa fazer é mais ou menos o seguinte, se quiser somente uma coluna com o nome do mês.

Insira este código numa coluna personalizada e ela ter retorna o nome do mês ajustado:

let 

vDia = Date.Day([Data]),
vDataUltimoDia = Date.EndOfMonth([Data]),
vUltimoDiaMes = Date.Day(vDataUltimoDia),
vDataUltimoDiaSemana = Date.EndOfWeek([Data], Day.Monday),
vResultado = 
if vDia > 3 and vDia < (vUltimoDiaMes - 2) then Date.MonthName([Data])
else if vDia < 4 and Date.Day(vDataUltimoDiaSemana) < 4 then Date.MonthName(Date.AddMonths([Data], -1))
else if vDia > (vUltimoDiaMes - 3) and Duration.TotalDays(vDataUltimoDiaSemana - vDataUltimoDia) > 3 then Date.MonthName(Date.AddMonths([Data], 1))
else Date.MonthName([Data])

in 

Text.Proper(vResultado))

Vou ver se consigo gravar um vídeo para o meu canal com a explicação passo a passo, mas acredito que olhando o código, também é possível compreender.

Bom dia,
Eu consegui criar o calendário utilizando o DAX, mas se puder explicar o que seu código faz e como referenciar minhas datas no código para que possa ser efetuado os cálculos ficarei grato. 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...