Alunos Maria Clara Franco Postado Maio 31, 2022 Alunos Compartilhar Postado Maio 31, 2022 Ola Pessoal, Eu estou tentando montar um painel de DRE de acordo com os videos que assiti e nao estou conseguindo. Quando vou fazer o drill down não consigo colocar o nivel 2 de forma que ele apareca na listagem na ordem correta e com os valores corretos. O nivel 1 está saindo com os valores errados tb. Eu recebi apenas o DRE da contabilidade e estava montando a mascara e plano de contas para fazer o exercicio. Em anexo segue a base de dados exemplo. E a foto de como esta saindo no pbix Grata esboço.xlsx 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Solução Nelson Kobayashi Postado Junho 22, 2022 Alunos Solução Compartilhar Postado Junho 22, 2022 Em 02/06/2022 em 11:01, Maria Clara Franco disse: Ola Venho tentando as solucoes apresentadas.... e consegui fazer o drill down como voces odem ver pela tela abaixo e arqueivo anexado, mas surgiram outros complicadores.... Onde esta a seta... surgiu esse valor que me deixou perdida porque ele nao consta na DRE, e onde esta os 'X' em vermelho, nao aparecem Gross Margin, Expenses, etc. Eu gostaria que a a apresenta;áo da matriz ficasse como a DRE em excel. Alguem poderia me ajudar nesse suporte? DREdados.xlsx 40 kB · 2 downloads teste.pbix 90 kB · 3 downloads Olá @Maria Clara Franco! Demorou mas consegui finalizar a super MEDIDA ... foi uma bela experiência mental pra criar uma MEDIDA com tantas variáveis ... Espero que te ajude de alguma forma, segue o anexo. Abç. DRE Maria Clara-Sugestao Solucao Nelson2.pbix Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Nelson Kobayashi Postado Maio 31, 2022 Alunos Compartilhar Postado Maio 31, 2022 1 hora atrás, Maria Clara Franco disse: Ola Pessoal, Eu estou tentando montar um painel de DRE de acordo com os videos que assiti e nao estou conseguindo. Quando vou fazer o drill down não consigo colocar o nivel 2 de forma que ele apareca na listagem na ordem correta e com os valores corretos. O nivel 1 está saindo com os valores errados tb. Eu recebi apenas o DRE da contabilidade e estava montando a mascara e plano de contas para fazer o exercicio. Em anexo segue a base de dados exemplo. E a foto de como esta saindo no pbix Grata esboço.xlsx 19 kB · 0 downloads Olá @Maria Clara Franco! Pode postar a MEDIDA usada para o cálculo da DRE ? É uma MEDIDA meio complicada e estou com preguiça de fazer ela do zero .... rsrsrs ...me ajude a te ajudar ... Abç. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Maria Clara Franco Postado Maio 31, 2022 Autor Alunos Compartilhar Postado Maio 31, 2022 para o Realizado usei Realizado = Sum(Analitico[valor]) para o subtotais Subtotal = VAR OrdenContexto = MAX(dPlanodeContas[Ordem]) RETURN CALCULATE [Realizado] FILTER (ALL(sPlanodeContas), dPlanodeContas[Ordem] <=OrdenContexto) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Nelson Kobayashi Postado Maio 31, 2022 Alunos Compartilhar Postado Maio 31, 2022 34 minutos atrás, Maria Clara Franco disse: para o Realizado usei Realizado = Sum(Analitico[valor]) para o subtotais Subtotal = VAR OrdenContexto = MAX(dPlanodeContas[Ordem]) RETURN CALCULATE [Realizado] FILTER (ALL(sPlanodeContas), dPlanodeContas[Ordem] <=OrdenContexto) Ixi, você não tem MEDIDA tipo IF ou SWITCH para trazer valores de nivel 1 e 2 ? Precisa de uma MEDIDA bastante complexa para isso. Vou tentar fazer algo aqui e passo mais tarde. Abç. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Maria Clara Franco Postado Maio 31, 2022 Autor Alunos Compartilhar Postado Maio 31, 2022 Realizado correto = VAR Subtotal = SELECTEDVALUE (sPlano Gerencial [subtotal]) RETURN SWITCH( TRUE(), Subtotal = 0, [realizado], Subtotal = 1, [realizado subtotais], BLANK() ) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Maria Clara Franco Postado Maio 31, 2022 Autor Alunos Compartilhar Postado Maio 31, 2022 Eu estou aqui tentando quebrar a cabeça mas sem entender pq o valor aparece quando coloco o subtotal. Estou ainda sem conseguir criar os niveis para fazer driw down. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Joao Barbosa Postado Maio 31, 2022 Alunos Compartilhar Postado Maio 31, 2022 44 minutos atrás, Maria Clara Franco disse: Eu estou aqui tentando quebrar a cabeça mas sem entender pq o valor aparece quando coloco o subtotal. Estou ainda sem conseguir criar os niveis para fazer driw down. Boa Tarde! Anexei um pbi e um modelo de excel que referencia o seu para ver alguns erros como por exemplo na primeira tabela vc tem os grupos e subgrupos com valores basta para o power bi você levar os subgrupos pertencentes , vc ainda tem um outro problema expenses é a soma de dois grupos que ja estão na mascara do DRE para colocar expenses de forma correta vc teria que trabalhar com mais uma camada de código , seu modelo deve ser mexido no M para retirar algumas colunas com a de total e transformar colunas em linhas tbm para ficar como um banco de dados . Forum DRE.pbix esboco1.xlsx Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Nelson Kobayashi Postado Maio 31, 2022 Alunos Compartilhar Postado Maio 31, 2022 Olá @Maria Clara Franco! Bem, consegui fazer a MEDIDA para a sua DRE, tem mais de uma forma de criar essa MEDIDA, mas a lógica básica é sempre a mesma, portanto pode ser que a sua MEDIDA ou a forma que você aprendeu pode ser um pouco diferente. Outra coisa: Os seus dados enviados na planilha parecem um pouco bagunçados, os códigos contábeis tem alguns problemas que arrumei, por exemplo não tinha um grupo 3 na tabela de fatos, mas consertei pois acho que foi erro de digitação na hora de criar uma tabela fictícia. Também os valores totais e subtotais parecem não bater, deve ser porque os valores foram trocados por valores fictícios, portanto não me apeguei aos valores, mas ao conceito da DRE. Na tabela fato, tive que limpar os subtotais, pois na tabela fato só podem haver valores de lançamentos. Os totais e subtotais serão calculados pelas MEDIDAS e pelo Plano de Contas: Limpei manualmente mesmo, mas é possível fazer isso com Power Query dinamicamente. Finalmente, na tabela de Plano de Contas (Planilha3) estava faltando um código que fizesse ligação com a Tabela de Máscara (Mask), então digitei manualmente na própria planilha, mas é possível fazer isso com Power Query de forma dinâmica. Veja como ficou: Segue o arquivo PBIX em anexo e também a Planilha Excel com as alterações que fiz para poder aplicar a DRE. É isso aí ! Espero ter ajudado. esboço 2.xlsx DRE Maria Clara-Sugestao Solucao Nelson.pbix 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Maria Clara Franco Postado Junho 2, 2022 Autor Alunos Compartilhar Postado Junho 2, 2022 Ola Venho tentando as solucoes apresentadas.... e consegui fazer o drill down como voces odem ver pela tela abaixo e arqueivo anexado, mas surgiram outros complicadores.... Onde esta a seta... surgiu esse valor que me deixou perdida porque ele nao consta na DRE, e onde esta os 'X' em vermelho, nao aparecem Gross Margin, Expenses, etc. Eu gostaria que a a apresenta;áo da matriz ficasse como a DRE em excel. Alguem poderia me ajudar nesse suporte? DREdados.xlsx teste.pbix Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Nelson Kobayashi Postado Junho 7, 2022 Alunos Compartilhar Postado Junho 7, 2022 Olá @Maria Clara Franco! Vamos por partes porque o caso é meio complicado ... rsrs. Vamos a parte mais fácil de entender: Porque aparece aquele valor sem nomenclatura no topo da DRE ? Resposta : Porque tem valores na tabela fato que não tem correspondência na Máscara DRE, veja : Se colocarmos em uma tabela simple no Power BI duas colunas : ID Conta (da tabela fato) e ao lado colocarmos a ID Conta (da tabela Máscara DRE), vamos perceber que os códigos 201, 202, 203 ... até 213 não tem correspondente na Mascara DRE. A explicação é que no excel de origem, essas conta são Subtotais e não deveriam estar na tabela fato ... senão acaba por serem somadas duas vezes na DRE, como realmente ocorreu. A solução é filtar essas linhas no Power Query. Não consegui fazer isso aqui porque está pedindo uma coluna que não tem aqui "SKEMA ESCOLA DE NEGOCIOS" ... Agora só falta resolver o outro problema, de sub-subtotais .... achei estranho a estrutura do DRE no excel, pois a linha COST OF AUXILIARY COURSES é na verdade um subtotal do subtotal PAYROLL EXPENSES ... isso deixa a estrutura da DRE meio sem sentido. Mas deve ter uma solução pra isso, ainda estou queimando neurônios pra resolver. Abç. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alunos Nelson Kobayashi Postado Junho 7, 2022 Alunos Compartilhar Postado Junho 7, 2022 E checando os cálculos, dá pra ver que a ordenação e estrutura da DRE no Excel está em um padrão bastante personalizado, diferente do padrão usual que usamos no Power BI : Porisso o cálculo de somar os subtotais das linhas acima está meio quebrado.... Acho que nesse caso a solução seria fazer um quebra-cabeças de MEDIDAS personalizadas para cada linha da DRE e finalizar com uma SWITCH que junte tudo em uma única Matriz. Parece ser bem trabalhoso ... Tentarei fazer isso com calma e ver se dá certo. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Maria Clara Franco
Ola Pessoal,
Eu estou tentando montar um painel de DRE de acordo com os videos que assiti e nao estou conseguindo.
Quando vou fazer o drill down não consigo colocar o nivel 2 de forma que ele apareca na listagem na ordem correta e com os valores corretos.
O nivel 1 está saindo com os valores errados tb.
Eu recebi apenas o DRE da contabilidade e estava montando a mascara e plano de contas para fazer o exercicio.
Em anexo segue a base de dados exemplo. E a foto de como esta saindo no pbix
Grata
esboço.xlsx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
11 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora