Ir para conteúdo
  • 0

Meta em Formato de percentual (em dicas de ferramenta)


Thiago Pedrazi

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde Pessoal!

Eu queria verificar uma medida pra inserir em dicas de ferramenta pra calcular meu share de meta por categoria. Eu fiz uma All Selected, mas não saiu bem como eu gostaria, pois ela dividiu o percentual de 100% pelos meses e categorias. Eu queria que ficasse igual a medida do Pax 2022. Que encaixasse 100% dentro do próprio mês, e em consequência no nível de dia quando eu fizer o Drill Down.

Agradeço a ajuda!

Medida pra achar o Pax 2022:

Pax 2022 = 
CALCULATE(
    [Total Pax],
    dCalendario[Ano] = 2022
)

Medida pra achar a Meta 2022:

Meta 2022 = 
CALCULATE(
    [Total Meta],
    dCalendario[Ano] = 2022
)

Medida All Selected pra achar o Share de Meta que eu fiz:

All Selected_Meta 22 = 
CALCULATE(
    [Meta 2022],
    ALLSELECTED(fMetas)
)

%Meta Categoria 22 = DIVIDE( [Meta 2022],[All Selected_Meta 22] , 0 )

 

image.png.5b5daaa16b68a27413a94d7863792a5b.pngimage.png.9b63a2b622702bc5f43186dfc24038ce.pngimage.png.4d9fa77f5251127377498da636dbb93b.pngimage.png.b6b9ebcb47570a456f783778384b6eb6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa noite, @Thiago Pedrazi, tudo bem amigo?

Suas medidas tem comportamento diferente porque estão analisando contexto distintos.

Veja que a medida Pax 2022 está considerando o filtro na tabela dcalendário, quando o ano for 2022.

Já na medida All Selected Meta 22, está considerando o filtro na tabela fMetas. 

Portanto, são análises distintas e, por essa razão, seus resultados também serão distintos.

Assim, você precisa ajustar sua medida Meta 22 para que o filtro considere a tabela dcalendário - tal como na medida anterior.

All Selected_Meta 22 = 
CALCULATE(
    [Meta 2022],
    ALLSELECTED(dcalendario)
)

Lembre-se que as funções ALL e ALLSELECTED são seletivas - elas consideram apenas o contexto informado.

Espero que tenha ajudado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite, @Thiago Pedrazi, tudo bem amigo?

Suas medidas tem comportamento diferente porque estão analisando contexto distintos.

Veja que a medida Pax 2022 está considerando o filtro na tabela dcalendário, quando o ano for 2022.

Já na medida All Selected Meta 22, está considerando o filtro na tabela fMetas. 

Portanto, são análises distintas e, por essa razão, seus resultados também serão distintos.

Assim, você precisa ajustar sua medida Meta 22 para que o filtro considere a tabela dcalendário - tal como na medida anterior.

All Selected_Meta 22 = 
CALCULATE(
    [Meta 2022],
    ALLSELECTED(dcalendario)
)

Lembre-se que as funções ALL e ALLSELECTED são seletivas - elas consideram apenas o contexto informado.

Espero que tenha ajudado.

 

 

Boa tarde @Rodrigo R1! Vc esta certo! Não tinha prestado atenção nesses pontos que vc falou. Obrigado pela dica! Agradeço!

A única coisa que está pegando, é que o Share de Meta não casa 100% dentro do mês/dia. Já a minha medida de Pax casa 100% dentro do mês/dia.

Se vc observar, o Share de Pax da Categoria em questão está em 61,2% e o Share de Meta está em 12,6%. Mas na minha tabela de metas, o Share nesse caso dessa Categoria teria que ser de 57,08%. Isso que esta pegando pra mim! Do jeito que está eu não consigo comparar o meu Share de Meta x Share de Realizado (Pax é o meu realizado).


image.png.8bcadb583a2bc20a6046a9814a713713.pngimage.png.97e4c908f1971c2f810743c11284107d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Thiago Pedrazi.

Estou desconfiado que o problema está na sua medida Total Meta.

Acredito que talvez ela esteja com um ALL(dcalendário), assim:

Calculate(
sum(meta),
All(dcalendário)

)

Aí quando vc faz a medida de Meta 2022, vc adiciona um filtro com ano = 2022, mas ele não é capaz de remover o All que está dentro da medida Total Meta:

Meta 2022 = 
CALCULATE(
    [Total Meta],
    dCalendario[Ano] = 2022
)

Era como se você estive escrevendo sua medida assim:

Calculate(
sum(meta),
all(dcalendário),
dcalendario[Ano] = 2022)

Veja que existe um filtro de ano = 2022 e a remoção de todos os filtros existentes com a função All - o que anula a existência desse filtro de ano, entendeu?

Portanto, acredito que o correto seria você utilizar a medida de meta assim:

Calculate(
sum(meta),
allselected(dcalendario))

Dessa maneira, ela irá respeitar os filtros externos.

Ou

Calculate(
sum(meta),
dcalendário[ano] = 2022)

Assim, ela irá considerar o ano = 2022 e também irá considerar os filtros de mês no visual.

Seu caso é somente ajuste na medida mesmo, amigo.

Espero que agora tenhamos chegado na solução desejada.

Sucesso aí....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 29/05/2022 em 15:42, Rodrigo R1 disse:

Boa tarde @Thiago Pedrazi.

Estou desconfiado que o problema está na sua medida Total Meta.

Acredito que talvez ela esteja com um ALL(dcalendário), assim:

Calculate(
sum(meta),
All(dcalendário)

)

Aí quando vc faz a medida de Meta 2022, vc adiciona um filtro com ano = 2022, mas ele não é capaz de remover o All que está dentro da medida Total Meta:

Meta 2022 = 
CALCULATE(
    [Total Meta],
    dCalendario[Ano] = 2022
)

Era como se você estive escrevendo sua medida assim:

Calculate(
sum(meta),
all(dcalendário),
dcalendario[Ano] = 2022)

Veja que existe um filtro de ano = 2022 e a remoção de todos os filtros existentes com a função All - o que anula a existência desse filtro de ano, entendeu?

Portanto, acredito que o correto seria você utilizar a medida de meta assim:

Calculate(
sum(meta),
allselected(dcalendario))

Dessa maneira, ela irá respeitar os filtros externos.

Ou

Calculate(
sum(meta),
dcalendário[ano] = 2022)

Assim, ela irá considerar o ano = 2022 e também irá considerar os filtros de mês no visual.

Seu caso é somente ajuste na medida mesmo, amigo.

Espero que agora tenhamos chegado na solução desejada.

Sucesso aí....

bom dia @Rodrigo R1! ainda estou fazendo alguns testes na medida. Depois te retorno com o resultado. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...