Alunos Ch Lucas Postado Maio 25, 2022 Alunos Postado Maio 25, 2022 Boa tarde Tenho uma base aonde preciso fazer cálculo de mix de produto em %, com seria essa medida em dax do total por empresa dividido por total de cada família de produto. Anexo print do resultado no excel.
0 Alunos Solução paulocesarmlf Postado Maio 25, 2022 Alunos Solução Postado Maio 25, 2022 1 hora atrás, Ch Lucas disse: Segue b.Teste b.Teste.xlsx 10 kB · 0 downloads Cara, basta criar uma medida de SOMA da coluna coluna valor: VALOR TOTAL = SUM(VALOR) ai você monta a matriz, coloca a CIA em linhas, Familia Produto em colunas e coloca a medida em valores. Após isso você clica na setinha que fica do lado da medida que criou, e bota lá em mostrar valor como, depois escolhe percentual de linha total como demonstrado abaixo: O resultado vai ficar assim: Se quiser tirar os TOTAIS é só editar as visualizações e desativar os subtotais de coluna e linha. Dito isso, consegue marcar a minha resposta como correta?
0 Alunos paulocesarmlf Postado Maio 25, 2022 Alunos Postado Maio 25, 2022 1 hora atrás, Ch Lucas disse: Boa tarde Tenho uma base aonde preciso fazer cálculo de mix de produto em %, com seria essa medida em dax do total por empresa dividido por total de cada família de produto. Anexo print do resultado no excel. Fala meu querido, boa tarde! Consegue me enviar o arquivo?
0 Alunos Ch Lucas Postado Maio 25, 2022 Autor Alunos Postado Maio 25, 2022 Segue b.Teste b.Teste.xlsx
0 Alunos Ch Lucas Postado Maio 26, 2022 Autor Alunos Postado Maio 26, 2022 13 horas atrás, paulocesarmlf disse: Cara, basta criar uma medida de SOMA da coluna coluna valor: VALOR TOTAL = SUM(VALOR) ai você monta a matriz, coloca a CIA em linhas, Familia Produto em colunas e coloca a medida em valores. Após isso você clica na setinha que fica do lado da medida que criou, e bota lá em mostrar valor como, depois escolhe percentual de linha total como demonstrado abaixo: O resultado vai ficar assim: Se quiser tirar os TOTAIS é só editar as visualizações e desativar os subtotais de coluna e linha. Dito isso, consegue marcar a minha resposta como correta? Paulo, dessa forma funciona em matriz, quando jogo em um gráfico de colunas empilhadas os valores informado é o % do total geral. Coloquei nesse exemplo de matriz para melhor entendimento mais o visual vai ser em gráfico.
0 Alunos Joao Barbosa Postado Maio 26, 2022 Alunos Postado Maio 26, 2022 39 minutos atrás, Ch Lucas disse: Paulo, dessa forma funciona em matriz, quando jogo em um gráfico de colunas empilhadas os valores informado é o % do total geral. Coloquei nesse exemplo de matriz para melhor entendimento mais o visual vai ser em gráfico. @Ch Lucas Bom Dia ! Basta você usar o gráfico de 100% colunas empilhadas com a medida da sum(valor) veja a imagem abaixo.
0 Alunos paulocesarmlf Postado Maio 26, 2022 Alunos Postado Maio 26, 2022 45 minutos atrás, Ch Lucas disse: Paulo, dessa forma funciona em matriz, quando jogo em um gráfico de colunas empilhadas os valores informado é o % do total geral. Coloquei nesse exemplo de matriz para melhor entendimento mais o visual vai ser em gráfico. Cara se tu quer porcentagem não é para utilizar o grafico de coluna empilhada normal e sim o 100%. Se tiver que usar o normal por algum motivo especifico, ai você tem que montar as medidas na mão: VALOR_EMPRESA1_DOMICILIAR = var vDomiciliar = CALCULATE( SUM('Tabela 1 (Planilha2)'[Valor]), 'Tabela 1 (Planilha2)'[Familia Produto] = "Domiciliar", KEEPFILTERS('Tabela 1 (Planilha2)'[Cia] = "Empresa1")) var vEmpresa1 = CALCULATE( SUM('Tabela 1 (Planilha2)'[Valor]), KEEPFILTERS('Tabela 1 (Planilha2)'[Cia] = "Empresa1")) return DIVIDE(vDomiciliar,vEmpresa1) VALOR_EMPRESA1_EMPRESARIAL = var vEmpresarial = CALCULATE( SUM('Tabela 1 (Planilha2)'[Valor]), 'Tabela 1 (Planilha2)'[Familia Produto] = "Empresarial", KEEPFILTERS('Tabela 1 (Planilha2)'[Cia] = "Empresa1")) var vEmpresa1 = CALCULATE( SUM('Tabela 1 (Planilha2)'[Valor]), KEEPFILTERS('Tabela 1 (Planilha2)'[Cia] = "Empresa1")) return DIVIDE(vEmpresarial,vEmpresa1) VALOR_EMPRESA2_DOMICILIAR = var vDomiciliar = CALCULATE( SUM('Tabela 1 (Planilha2)'[Valor]), 'Tabela 1 (Planilha2)'[Familia Produto] = "Domiciliar", KEEPFILTERS('Tabela 1 (Planilha2)'[Cia] = "Empresa2")) var vEmpresa2 = CALCULATE( SUM('Tabela 1 (Planilha2)'[Valor]), KEEPFILTERS('Tabela 1 (Planilha2)'[Cia] = "Empresa2")) return DIVIDE(vDomiciliar,vEmpresa2) VALOR_EMPRESA2_EMPRESARIAL = var vEmpresarial = CALCULATE( SUM('Tabela 1 (Planilha2)'[Valor]), 'Tabela 1 (Planilha2)'[Familia Produto] = "Empresarial", KEEPFILTERS('Tabela 1 (Planilha2)'[Cia] = "Empresa2")) var vEmpresa2 = CALCULATE( SUM('Tabela 1 (Planilha2)'[Valor]), KEEPFILTERS('Tabela 1 (Planilha2)'[Cia] = "Empresa2")) return DIVIDE(vEmpresarial,vEmpresa2) Mas como eu disse, basta colocar no empilhada que funciona.
Pergunta
Ch Lucas
Boa tarde
Tenho uma base aonde preciso fazer cálculo de mix de produto em %, com seria essa medida em dax do total por empresa dividido por total de cada família de produto. Anexo print do resultado no excel.
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora