Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento Fato com Fato


Gulhysan Saldanha
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde Pessoal,

  Estou com a seguinte situação:

  Duas tabelas fato onde a primeira são Ctr emitidos e a segunda é o titulo de cobrança desses ctrc's. Existe uma terceira tabela chamada movimento a qual estou utilizando para ligar as duas tabelas fatos. 

  Meu problema:  Preciso calcular o faturamento total, valor recebido e valor a receber. Entretanto preciso fazer isso sem mesclar minhas tabelas fato (existe a possibilidade de um id_movimento ter mais de uma dt_quitação)

  Em anexo o arquivo exemplo e resultado esperado

 

 

Duvida - Relacionamento.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá @Gulhysan Saldanha!

Dúvida, existe algum problema em calcular o seu valor a pagar pegando o Valor Faturado - Valor Recebido? Fazendo esse cálculo, você chega no Valor A Receber.

Exemplo: A Receber = [Faturamento] - [Recebido]

É que se a tabela de títulos possui apenas o que foi pago, não existe blank() neste caso, pois a linha nem sequer existe lá entendeu. Por isso que quando você mescla funciona, pois aí na tabela de fCtrc tem a linha, mas como não acha correspondência do título para fazer o vínculo, o campo fica em branco e aí funciona na medida.

Caso não seja isso e queira explicar novamente, quem sabe com exemplos 🙂

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Boa tarde Pessoal,

 

 @Michele Obrigado, conseguir entender.  Não há problema em fazer aquele calculo para chegar no valor a receber, só queria entender o problema daquele relacionamento.

  @Rapha  Na minha base original eu tenho a tabela dCalendario, nessa base de exemplo acabei não criando por serem poucos registros.

 

    Só compartilhando com vocês eu acabei referenciando a tabela fCtrc e mesclei a ftitulo. Gerei uma nova tabela chamada fCtrctitulo. Não sei se vai ser a melhor saída por conta de performance mas atendeu a minha demanda.

 

Obrigado Michele e Rapha. 

 

Boa Semana.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ola @Gulhysan Saldanha

Não sei se é a melhor alternativa, mas criei uma coluna calculada na tabela fCtrc carregando a data maxima de cada titulo da tabela titulos

Data Quitação =
CALCULATE(
Max(fTitulo[dt_quitacao.1]),
FILTER(fTitulo,fTitulo[cd_movimento]=fCtrc[cd_movimento])
)

depois substitui nas suas medidas dt_quitação para o nome da coluna criada e deu certo

image.png.7f0ebff9715f86b5132becff34ff15a1.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...