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Classificação de clientes com regras dinâmicas de canais de atendimento


Pergunta

  • Alunos
Postado

Bom dia pessoal,

Eu estou com o seguinte problema:

- Explicando a base:

Chave Primária COD1 COD2 DATA Canal de Atendimento Serviço Tipo QTD
84 1 31 01/05/2021 00:00:00 Canal 1 Serviço 1 Tipo 1 1
93 1 4 01/05/2021 00:00:00 Canal 2 Serviço 2 Tipo 2 2
80 1 63 01/08/2021 00:00:00 Canal 3 Serviço 3 Tipo 2 11
81 1 12 01/03/2021 00:00:00 Canal 4 Serviço 4 Tipo 1 1

 

Chave primária = identifivação do cliente

COD1 = empresa

COD2 = cidade

DATA = consolidação dos dados de 1 mês

Canal de atendiemtno = local onde o cliente foi atendido

Serviço = descrição do serviço prestado

Tipo = descrição do tipo de serviço

Qtd = Qtd de atendimentos com estas características para este cliente neste mês

Existe uma dimensão de Canais que os classificam entre Digital e Tradicional.

 

- Desafio:

Preciso classificar cada cliente de maneira dinâmica ao longo do tempo onde em cada registro eu preciso duas características a mais:

- Canal de atendimento atual

- Canal de atendimento anterior 

O objetivo é criar uma análise para saber mensalmente quais clientes estão permanecendo no mesmo tipo de canal e quais estão migrando positivamente (do tradicional para o digital) e quantos negativamente (do digital para o tradicional) e a partir daí gerar diversas análises agregadas.

- Regras de negócio:

   - Canal de atendimento atual: analisa-se dentro do mesmo mês a quantidade de atendimentos do cliente em cada tipo de canal (digital ou tradicional) e classifica em 3 grupos:

      - Cliente digital = qtd de atendimentos no mês >= 2/3

      - Cliente tradicional = qtd de atendimentos no mês >= 2/3

      - Cliente multicanal = qtd de atendimento entre os dois canais em proporções diferentes das citadas anteriormente, por exemplo 1/2

     - Canal de atendimento anterior:

      - É feita esta mesma análise anterior observando um intervalo de 3 meses para trás, ou seja, esta proporção citada só que em um intervalo dos três meses anteriores.

      - Caso o cliente não tenha tido contato neste período de 3 meses anteriores ele se enquadra em uma outra classificação que seria "cliente novo"

 

Após esta classificação, então será irei calcular os clientes com as seguintes características:

- Migração positiva: clientes que eram do canal tradicional ou multicanal e que neste mês foram para o digital

- Migração negativa: clientes que eram do canal digital ou multicanal e que neste mês foram para o tradicional

 

Acredito que a classificação precise ser feita através da criação de colunas calculadas, no entanto, apenas como observção adicional a base original tem aproximadamente 90 milhões de registros com 1 ano e meio de dados.

Estou enviando no anexo um arquivo que tentei reproduzir o exemplo prático.

Agradeço antecipadamente quem puder ajudar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquivo de exemplo.pbix

1 resposta a esta questão

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  • 0
  • Alunos
Postado

Bom dia pessoal. Caso alguém consiga ajudar com esta análise mesmo que de forma separada, focando em aplicar esta regra dos últimos 3 meses em uma coluna calculada já me ajudará muito.

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