Canal de atendiemtno = local onde o cliente foi atendido
Serviço = descrição do serviço prestado
Tipo = descrição do tipo de serviço
Qtd = Qtd de atendimentos com estas características para este cliente neste mês
Existe uma dimensão de Canais que os classificam entre Digital e Tradicional.
- Desafio:
Preciso classificar cada cliente de maneira dinâmica ao longo do tempo onde em cada registro eu preciso duas características a mais:
- Canal de atendimento atual
- Canal de atendimento anterior
O objetivo é criar uma análise para saber mensalmente quais clientes estão permanecendo no mesmo tipo de canal e quais estão migrando positivamente (do tradicional para o digital) e quantos negativamente (do digital para o tradicional) e a partir daí gerar diversas análises agregadas.
- Regras de negócio:
- Canal de atendimento atual: analisa-se dentro do mesmo mês a quantidade de atendimentos do cliente em cada tipo de canal (digital ou tradicional) e classifica em 3 grupos:
- Cliente digital = qtd de atendimentos no mês >= 2/3
- Cliente tradicional = qtd de atendimentos no mês >= 2/3
- Cliente multicanal = qtd de atendimento entre os dois canais em proporções diferentes das citadas anteriormente, por exemplo 1/2
- Canal de atendimento anterior:
- É feita esta mesma análise anterior observando um intervalo de 3 meses para trás, ou seja, esta proporção citada só que em um intervalo dos três meses anteriores.
- Caso o cliente não tenha tido contato neste período de 3 meses anteriores ele se enquadra em uma outra classificação que seria "cliente novo"
Após esta classificação, então será irei calcular os clientes com as seguintes características:
- Migração positiva: clientes que eram do canal tradicional ou multicanal e que neste mês foram para o digital
- Migração negativa: clientes que eram do canal digital ou multicanal e que neste mês foram para o tradicional
Acredito que a classificação precise ser feita através da criação de colunas calculadas, no entanto, apenas como observção adicional a base original tem aproximadamente 90 milhões de registros com 1 ano e meio de dados.
Estou enviando no anexo um arquivo que tentei reproduzir o exemplo prático.
Pergunta
Elderap
Bom dia pessoal,
Eu estou com o seguinte problema:
- Explicando a base:
Chave primária = identifivação do cliente
COD1 = empresa
COD2 = cidade
DATA = consolidação dos dados de 1 mês
Canal de atendiemtno = local onde o cliente foi atendido
Serviço = descrição do serviço prestado
Tipo = descrição do tipo de serviço
Qtd = Qtd de atendimentos com estas características para este cliente neste mês
Existe uma dimensão de Canais que os classificam entre Digital e Tradicional.
- Desafio:
Preciso classificar cada cliente de maneira dinâmica ao longo do tempo onde em cada registro eu preciso duas características a mais:
- Canal de atendimento atual
- Canal de atendimento anterior
O objetivo é criar uma análise para saber mensalmente quais clientes estão permanecendo no mesmo tipo de canal e quais estão migrando positivamente (do tradicional para o digital) e quantos negativamente (do digital para o tradicional) e a partir daí gerar diversas análises agregadas.
- Regras de negócio:
- Canal de atendimento atual: analisa-se dentro do mesmo mês a quantidade de atendimentos do cliente em cada tipo de canal (digital ou tradicional) e classifica em 3 grupos:
- Cliente digital = qtd de atendimentos no mês >= 2/3
- Cliente tradicional = qtd de atendimentos no mês >= 2/3
- Cliente multicanal = qtd de atendimento entre os dois canais em proporções diferentes das citadas anteriormente, por exemplo 1/2
- Canal de atendimento anterior:
- É feita esta mesma análise anterior observando um intervalo de 3 meses para trás, ou seja, esta proporção citada só que em um intervalo dos três meses anteriores.
- Caso o cliente não tenha tido contato neste período de 3 meses anteriores ele se enquadra em uma outra classificação que seria "cliente novo"
Após esta classificação, então será irei calcular os clientes com as seguintes características:
- Migração positiva: clientes que eram do canal tradicional ou multicanal e que neste mês foram para o digital
- Migração negativa: clientes que eram do canal digital ou multicanal e que neste mês foram para o tradicional
Acredito que a classificação precise ser feita através da criação de colunas calculadas, no entanto, apenas como observção adicional a base original tem aproximadamente 90 milhões de registros com 1 ano e meio de dados.
Estou enviando no anexo um arquivo que tentei reproduzir o exemplo prático.
Agradeço antecipadamente quem puder ajudar.
Arquivo de exemplo.pbix
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora