Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento entre tabela fato e dimensão


Franceilson Rezende
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Galera, sou iniciante no Power BI, e comecei a realizar alguns relatórios, e me deparei com a seguinte situação: 

Estou montando um relatório de acompanhamento de movimentação Financeira de clientes (como um fluxo de caixa por cliente), onde tenho uma tabela dimensão cliente, com todas as informações (conta corrente, CPF, Nomes) e tabela fato movimentação, com os seguintes dados (CPF, Nome e Movimentação), onde mostra a movimentação do cliente. O meu ERP gera um relatório consolidado por CPF,  inicialmente o BI relacionou as tabelas pelo o CPF,  com o relacionamento muitos (tabela dimensão cliente, nessa tenho alguns cliente com 2 ou mais contas correntes vinculado ao mesmo CPF), para um (tabela fato movimentação, pois apresenta apenas um CPF, consolidado), no sentido que a tabela fato filtrando para dimensão, Dai meu problema, tenho que mudar o sentido do filtro, já tentei algumas forma (como concatenar o CPF com o Conta Corrente, em alguns casos apresenta valor nulo, criei uma coluna de índice), gostaria de uma ajuda, já fiz algumas pesquisas e não consegui, como falei inicialmente, estou iniciando no Power BI. 

Em anexo coloquei um modelo bem parecido dos dados que estou trabalhando (coloquei dados fictícios, pois são dados pessoais, acredito que dará de entender). 

Simulação.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Franceilson Rezende!

Veja se assim resolve o seu problema, segue PBIX.

O que eu fiz foi criar uma tabela dimensão só com CPF e Nome.

Isso é fácil no Power Query, basta criar uma cópia da tabela Dimensão Clientes (Referência) , e na cópia eliminar a coluna de conta e depois excluir duplicados e prontinho ! Sua tabela dimensão está pronta.

Aí é só voltar no Power BI Desktop e fazer o relacionamentos para a tabela dimensão CPF que a sua tabela vai funcionar.

Abç.

Sugestão de Solução.pbix Dados.xlsx

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...