Ir para conteúdo
  • 0

Gravar em Tabela o Resultado de uma Medida de Categorização Dinâmica


ViniRatsbone
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, 

Boa noite

Eu estou montando uma análise dinâmica de clientes aqui na empresa, onde categorizo ele com base em 4 critérios moldáveis (uso uma coluna calculada de % que multiplica pelo campo de um valor criado dentro de um parâmetro)

Conforme imagem, os diretores podem escolher quais pesos dão para cada critério, tenho 4 medidas fazendo esse cálculo e uma medida fazendo a soma e dando o "score" de nota em 100% pra cada cliente. 

Com base nesse score eu categorizo em 3 faixas "vip , gold e silver" e as faixas também são escolhidas pelos diretores (fazendo parâmetros também)

Quando coloco a medida "Score" e "Categoria" em uma matriz com clientes no campo de linhas ela faz de forma correta a divisão entre cada um. 

Minha dúvida é, de que forma eu consigo "gravar" dinamicamente essa categorização pra cada cliente dentro da tabela fVendas, de modo que me permita mostrar a quantidade de cada um, vendas ao longo do ano pra cada categoria conforme os diretores vão mudando essas 6 variáveis calculadas em parâmetros? É possível isso?

Att

 

ranges_de_criterio.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @ViniRatsbone! Tudo bem?

Então, tentando esquecer os detalhes e pensando apenas na necessidade de "salvar" o resultado de medidas para usar no eixo de gráficos, confesso que não consegui pensar em nada para resolver, porque para ser usado em eixo precisaria ser uma coluna calculada, o que não é possível já que você precisa ter parâmetros dinâmicos, só seria possível com parâmetros fixos.

Eu vejo duas opções e não sei se alguma delas é a melhor opção, e talvez até soe "amadora", mas vou colocar porque se não servirem podem quem sabe te fazer pensar em algo:

  • Se esses parâmetros forem modificados de tempos em tempos, como toda semana ou até todo dia, você poderia tentar convencer os usuários a alterá-las num Excel e consumir isso no seu relatório, assim talvez você consiga criar esses campos como colunas calculadas e então usar nos gráficos.
     
  • Se isso não for uma opção, talvez seja o caso de existirem duas páginas no relatório: uma  para eles usarem para simular cenários e salvar esse cenário num arquivo Excel, com essas colunas, em uma pasta que venha a ser consumida pelo próprio Power BI para criar uma segunda página, com uma tabela mostrando esses campos do Excel para o cenário "gravado" e com as categorizações que você precisa.
    • Então eles acessariam sei lá, de manhã modificariam os filtros nessa 1ª página para atualizar essa tabela/visual, exportariam e salvariam nessa pasta.
    • Aí teria uma rotina programada em determinado horário para pegar esse arquivo atualizado e atualizar os dados da 2ª página.

Como disse, podem ser ideias "não muito boas", mas pelo menos se servirem para dar alguma ideia melhor já tá bom rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @ViniRatsbone!

Você consegue compartilhar seu modelo/.pbix, mesmo que modificado ou de forma simplificada?

Assim facilitará a análise dessa parte final para quem for ajudar, até para entender melhor a necessidade considerando o que você já tem construído.

Caso não possa, compartilhe ao menos um arquivo com exemplos dos seus dados e as medidas que você criou, para ser possível simular o seu .pbix.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Michele disse:

Olá @ViniRatsbone!

Você consegue compartilhar seu modelo/.pbix, mesmo que modificado ou de forma simplificada?

Assim facilitará a análise dessa parte final para quem for ajudar, até para entender melhor a necessidade considerando o que você já tem construído.

Caso não possa, compartilhe ao menos um arquivo com exemplos dos seus dados e as medidas que você criou, para ser possível simular o seu .pbix.

Oi @Michele

Fica MUITO complicado criar um PBIX com dados mascarados pois é uma base grande conectada direto num SQL Server, estamos falando de + 5 mil clientes pra mascarar rsrs

Encaminho aqui embaixo algumas imagens que ajudam a entender o contexto.

Tem a formula Summarize que fiz pra fazer uma "tabela dinâmica" da fVendas por cliente. 

Tem as colunas no visual em matriz que mostram o peso de cada critério e a soma final do Score com a categoria

Tem a tabela gerada no Summarize, as colunas em % é apenas uma divisão dinâmica de cada ranking em pesos de 10% em 10% que é multiplicado pelo peso selecionado nos parâmetros (então se o peso selecionado no parâmetro é 50%, quem tiver com 100% na coluna correspondente aquele critério recebe esses 50%)

Tem um exemplo de parâmetro e medida correspondente pra facilitar a compreensão 

Se ninguém conseguir me ajudar com isso que consigo compartilhar não há problema também

Formula_Summarize.JPG

Exemplo_MatrizEscolhaPeso.JPG

Exemplo_MedidaPeso.JPG

fVendas_Summarize.JPG

MatrizVisual_ClientesComScoreECategorias.JPG

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Michele

Muito obrigado pela sua ajuda, estou marcando como resolvido porém fui por um caminho BEM diferente. 

image.thumb.png.0ef23f242914b220c6715f08a791e84c.png

 

Usei esse script em Python para plotar um gráfico que entende a categoria como "eixo" por causa da leitura dinâmica do dataset criado dentro dele (que é a mesma tabela de dados que está sendo apresentada no visual)

Muito obrigado pela sua disposição 🙂 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...