Ir para conteúdo
  • 0

Acumular Saldo considerando Ajuste


CristianoVeloso
Ir para solução Solucionado por CristianoVeloso ,

Pergunta

  • Alunos
  • Solução

Olá pessoal, estou com um desafio em um cliente e gostaria de saber se alguém de vocês já passaram por situação semelhante... eu tenho uma tabela de movimentação de estoques onde eu vou acumulando data a data, até aí ok eu já consegui fazer, porém alguns produtos possuem ajustes no meio das movimentações de Entrada e Saída, e esse Ajuste é referente ao novo saldo, ou seja, eu preciso ir acumulando e quando chegar em um ajuste eu desprezo o saldo acumulado e passo a considerar o AJUSTE, após o Ajuste eu volto a acumular novamente as entradas e saídas... estou enviando em anexo uma planilha de exemplo de como deve acontecer com o saldo e também uma imagem apontando onde ocorrerm as situações que eu descrevi. Desde já agradeço muito caso alguém consiga me ajudar.

(Ps. através de coluna calculada é totalmente inviável, preciso fazer isso através de medida).

Imagem Exemplo.png

Exemplo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos


Olá @CristianoVeloso!

Acho que consegui fazer o que você precisa, primeiro criei um índice via Power Query, ordenando os dados por Data. Com isso, é possível ir acumulando usando esse índice.

Com isso fui pegando os valores através de variáveis para facilitar o raciocínio:

  •     índice do primeiro ajuste, para acumular "normalmente" até ele
  •     quantidade movimentada anterior onde o tipo não é "AJUSTE"
  •     quantidade movimentada ATUAL onde o tipo não é "AJUSTE"
  •     quantidade movimentada anterior onde o tipo é "AJUSTE"
  •     quantidade movimentada ATUAL onde o tipo é "AJUSTE"

Com isso validei se o índice da linha era menor que o índice do primeiro ajuste e:

  •     se sim soma a Quantidade Movimentada da linha atual + Quantidade Movimentada Anterior e Quantidade Movimentada Ajuste (para trazer o valor do Ajuste para a própria linha).
  •     se não, soma a Quantidade Movimentada da linha atual + Quantidade Movimentada Anterior do AJUSTE

Não sei se consegui explicar, porque nem eu sei se entendi o que fiz rs

Veja se te ajuda e/ou atende a tua necessidade 😄

image.png.2d16e4fb7d5b7d0fe705cdd1f30bfae6.png

image.thumb.png.1995a72447e8bab2187072d225144f08.png

 

Exemplo Soma Valor Anterior.pbix

Editado por Michele
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Maroni e @Michele muito obrigado pela ajuda de vocês, foi de grande valia... eu acabei utilizando conceitos das soluções de vocês dois, visto que, a minha base real existiam outras variáveis além do exemplo que mandei, com estes conceitos consegui resolver a questão dos ajustes em meio às movimentações. Novamente, muito obrigado me ajudaram demais!

Editado por CristianoVeloso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...