Ir para conteúdo
  • 0

SCD (dimensão de alteração lenta) normalização de Tabela para uso como Dimenção


JPReis
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, 
Tenho uma Tabela que preciso usar como dimensão, porém os dados desta dimensão eventualmente mudam, o Leonardo aborda o tema no Vídeo do link: 

Porém no vídeo ele parte de uma tabela parecida com esta!
image.png.1e66f8c8bc90e592daecdbe23c4d94f4.png

Mas de entrada o meu sistema me dá esta tabela: 

image.thumb.png.4e144e8fae656f7d08bad1a6e66a6db8.png

Preciso aplicar o conceito pelo ganho em redução de tabelas e me interessa associar o KPI's no tempo correto ao site correto! Segue o excel, caso possam me ajudar!

SCD Power Query.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

A data do Fim do período ficou correta, entretanto, ainda estamos errando a data do início!
image.png.9e97ffc2e5bd393349d8443d9582049b.png

 

Estas seriam as datas de início são as de verde! to tentando Filtrar o intervalo e retornar para DataInicio nova! Mas não obtive sucesso

image.png.a18b775655f15e268f309e0b02e7fea8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Pessoal, boa tarde.

  Estou com um caso parecido mas não consegui replicar a solução na minha base. Estou cometendo algum erro nas etapas de adição de comuna máximo e mínima.

  Poderiam me ajudar por gentileza?

 

 

  @Bruno Abdalla de Souza ou @JPReis 

 

Centro de Custo Veiculo.pbix VeiculoCentroCusto - Resultado esperado.csv VeiculoCentroCusto.csv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Gulhysan Saldanha disse:

Pessoal, boa tarde.

  Estou com um caso parecido mas não consegui replicar a solução na minha base. Estou cometendo algum erro nas etapas de adição de comuna máximo e mínima.

  Poderiam me ajudar por gentileza?

 

 

  @Bruno Abdalla de Souza ou @JPReis 

 

Centro de Custo Veiculo.pbix 23 kB · 2 downloads VeiculoCentroCusto - Resultado esperado.csv 1 kB · 1 download VeiculoCentroCusto.csv 2 kB · 1 download

@Gulhysan Saldanha na etapa de alteração de Tipo redfina as colunas cd_veículo e cd_Unidade para tipo TEXT que irá funcionar.

O powerQuery quando vc manda fazer uma concatenação de dois tipos NUMBER ele faz a SOMA e não o concat!
Redefinindo vai dar certinho

Editado por JPReis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @JPReis,

 

  Legal, obrigado. Agora deu certo a inclusão o Índice max e min, entretanto cheguei a conclusão que a solução não vai aplicar a minha base. A diferença é que na minha base os códigos de veículos sobrem alterações de unidade operacional e centro de custo ao longo do tempo, porém um novo registro (linha) surge apenas quando há a alteração e não todos os meses conforme foi o seu exemplo. 

  Tem alguma ideia de como posso corrigir isso?

  Segue em anexo a minha evolução. O problema está na data final, está trazendo o último dia do mês data data inicial e não a anterior do próximo registro. 

 

 

 

Centro de Custo Veiculo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...