Ir para conteúdo
  • 0

Inserir Nova Coluna com valor mensal a partir de base com campos Saldo Acumulado , com duas variáveis: Data Mensal e Produtos distintos


juo chuan
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
56 minutos atrás, juo chuan disse:

Olá Champions,

Preciso de ajuda para achar medida ou criar nova coluna que  consiga achar variação (valor mensal) a partir de uma base ou tabela contendo três  variáveis Saldo acumulado, Data e Produtos diferentes (A, B e C)

Valor mensal a partir de 3 var - Data, Produtos e Sld Acum.xlsx 12 kB · 0 downloads

Boa Tarde! 

@juo chuan e bem simples fazer isso basta utilizar as funções de tempo como previousmonth ou dateadd para achar o valor do mês anterior e depois subtrair do mês atual veja o exemplo em anexo.

 

forum.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

João, muito obrigado.

Ainda não domino o Dax, testei várias formas, usei Calculate, mas não sabia como vincular a data, valeu João. Nada melhor do que perguntar para quem domina. Obrigado!

A sua sugestão para domínar os cálculos é investir no DAX, então!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
22 minutos atrás, juo chuan disse:

João, muito obrigado.

Ainda não domino o Dax, testei várias formas, usei Calculate, mas não sabia como vincular a data, valeu João. Nada melhor do que perguntar para quem domina. Obrigado!

A sua sugestão para domínar os cálculos é investir no DAX, então!

@juo chuan sim esses cálculos de analises temporais são bem úteis , e é isso ai aprofunda os estudos que daqui a pouco esta mestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, juo chuan disse:

João, levei a sua solução para a minha  base, e ao estudar a lógica proposta, não entendi como resolveu sem levar em conhecimento do produto? 
Ou seja, como resolveu a solução, sem utilizar a variável ou campo PRODUTO?
A minha base tem um gama grande de Produtos envolvidos.
Sua lógica não menciona o campo PRODUTO para achar a Variação Mês, mas achou, qual foi a lógica do PBI de ter achado? Se tivesse o quarto mês acharia do mesmo jeito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
37 minutos atrás, juo chuan disse:

Veja a base dovolvida que é a estrutura que quero e, ao recriar a tabela exemplo e utilizando a sua lógica e, ressimulando o valor e trocando a sequência de produto, o racional seguiu direitinho!

Contudo, a planilha exmplo simples só tem tabela fato, eu não consegui reproduzir com o Produto na minha base por existir diversas tabelas dimensãos (mas sem Produto), sem ter que replicar a tabela dimensão para o Produto não reconhece no Relatório, visto que se restringir somente a tabela dimensão Data,  replico (se incluir Produto da tabela fato, não reconhece).

Se consegue me ajudar a criar um NOVA COLUNA na mesma tabela com a variação mensal atrelado a Produto já me ajudaria. Grado desde já.

 

forum.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...