Ir para conteúdo
  • 0

Medida que pega a variável usada no eixo de um gráfico


Filippe Reis
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Olá a todos,

É possível fazer uma medida que pegue a variável que está sendo exibida no drilldown de um gráfico?

Por exemplo, tenho um gráfico de série temporal em que coloquei as variáveis de Ano, Mês e Dia no Eixo X. É possível construir uma medida que pegue qual dessas 3 variáveis está sendo usada no gráfico naquele momento?

Agradeço a ajuda desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
23 minutos atrás, Filippe Reis disse:

@Nelson Kobayashi,

Não funcionou. Quando criei a Caixa de Texto e coloquei a medida como valor, ele fica direto em "Vendas" que é a opção "else" que vc colocou no SWITCH.

Olá @Filippe Reis

Desculpe, pode desconsiderar a MEDIDA que criei com SWITCH, foi só um teste que não deu certo.

Segue abaixo o passo a passo:

 

A solução mais simples são alguns "macetes" usando o que o próprio Power BI traz por default.

1. ) Clique no gráfico, vá para o pincel de formatação e na parte de "Título", clique em "redefinir para padrão", isso fará com que o Power BI assuma o nome dos campos padrões que você colocou.

image.png.f5874efb5f8f6fbe0d42195f743adcc9.png

 

2. ) Na parte de dados do seu visual, você já colocou no campo "Ano", "Mês" e "Dia", isso permanece, pois o Power BI irá usar isso como "nome".

image.png.5497c2bd2263a63c6d9dde472919a727.png

 

3. ) Na parte de dados do seu visual, no campo "valores", você colocou uma métrica chamada "ValorBruto", renomeie o campo para "Vendas".

image.png.4c1c311933a2b17f116b5d761a09eda4.png

 

Desta forma o próprio Power BI irá usar os campos que você colocou no relatório, como padrão, então será exibido o nome do campo valores "Vendas por Ano", e em seguida "Vendas por Mês" ou "Vendas por Dia", que é a composição que ele fará de forma automática.

É isso aí ! Espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Filippe Reis disse:

Olá a todos,

É possível fazer uma medida que pegue a variável que está sendo exibida no drilldown de um gráfico?

Por exemplo, tenho um gráfico de série temporal em que coloquei as variáveis de Ano, Mês e Dia no Eixo X. É possível construir uma medida que pegue qual dessas 3 variáveis está sendo usada no gráfico naquele momento?

Agradeço a ajuda desde já.

Olá @Filippe Reis!

Você precisa criar uma MEDIDA filtrando o contexto até chegar no valor dessa variável.

Se tiver um modelo em PBIX e puder mandar para a gente testar.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashi @Bruno Abdalla de Souza Obrigado pelas respostas. Segue o arquivo.

 

Este não é o arquivo que estou trabalhando. Tive que criar um de exemplo pegando uma base de alguma live do Leo. Fiz isso pq os dados com os quais trabalho são sigilosos.

Basicamente o que eu quero é criar um título dinâmico pro gráfico usando uma caixa de texto. Para isso preciso criar uma medida que pegue a variável do eixo X que está sendo mostrada no gráfico.

Forum pbi exp.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...