Ir para conteúdo
  • 0

SUMX com 2 tabelas


Pri
Ir para solução Solucionado por paulocesarmlf ,

Pergunta

  • Alunos

Vou tentar traduzir meu problema para uma situação hipotética, onde nesse cenário eu teria que trazer o valor alternativo caso exista, e se não houver, trazer o valor padrão

Fiz isso com um if simples, blz funcionou, mas os totais ficaram errados (pq ele fez o mesmo if no total, ao invés de somar). Daí eu troquei para o SUMX e consegui totalizar lindamente, só que eu só consegui fazer isso ou para o total da linha ou para o total da coluna... como eu faria isso de forma que totalizasse corretamente tanto na linha como na coluna (por mês e por produto)

image.png.f3ef43cb15cbf78d0584f214538d93bd.png

 

Métrica

AltOuPD = SUMX(
PRODUTO,
IF(ALTERNATIVO[ValoTotalAlt] = BLANK(),[ValoTotalPD],ALTERNATIVO[ValoTotalAlt])
)

 

To enviando tb o pbix e o xls (não criei a dcalendario, fiz uma tabelinha de mes só pra simplificar, mas no modelo real ta direitinho) 

duvida.pbix duvida.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá @Pri!

Não sei se é bem isso que você quer e nem se é a solução mais "elegante", mas a soma pelo que testei chega no total das linhas.

Teste aí, por favor. Se preferir, pode jogar os SUMX em variáveis para o código ficar "mais limpo".

AltOuPD =
IF(
    ISINSCOPE(MES[NOMEMES]),
    SUMX(
        PRODUTO,
        IF(ALTERNATIVO[ValoTotalAlt] = BLANK(),[ValoTotalPD],ALTERNATIVO[ValoTotalAlt])
    ),
    SUMX(
        MES,
        IF(ALTERNATIVO[ValoTotalAlt] = BLANK(),[ValoTotalPD],ALTERNATIVO[ValoTotalAlt])
    )
)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Pri disse:

Valeu gente... ambos retornaram o total corretamente nas linhas e colunas, mas a solução do Paulo foi a mais certinha pq o total geral também ficou certo:

image.png.fee50381369baf041ccd71c24dc8b1e1.png

 

Show Pri, consegue marcar a minha resposta como correta para ajudar outras pessoas que podem possuir o mesmo problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...