Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo da análise horizontal com problema.


JADE VITOR VIANA
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal!

Estou construindo uma análise horizontal, porém tem algumas linhas que estão apresentando o resultado errado.

Eu utilizei a função DIVIDE para tratar os erros quando houver divisão por zero, mas percebam a seguir que continuou ocorrendo erro em algumas linhas que tinha divisão por zero.

 PS: Primeiro resultado mês 1 e 2º resultado ref. ao mês 2.

Medidas utilizadas para o cálculo:

Analise Horizontal= DIVIDE([Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM],0)
Total valores LM = CALCULATE([Total valores],DATEADD(dCalendario[Data],-1,MONTH))
Total valores =  sum(ffinanceiro[Valor ajustado])

image.png.adb885b6eec5a921192202fea12846d3.png

Editado por JADE VITOR VIANA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
1 minuto atrás, JADE VITOR VIANA disse:

Perfeito @Joao Barbosa

Por fim ( juro) apenas uma curiosidade.

Na fórmula que você  incrementou abaixo, como ficaria nos casos em que realmente seria correto ficar -100%?

Eles iriam ficar em branco também? Ou só os casos da divisão de zero por zero?

if(DIVIDE([Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM])=-1 , blank() ,
DIVIDE([Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM]))

Vc mencionou uma coisa realmente curiosa nesses casos até os valores - 100% ficariam em branco para consertar isso faça o seguinte:

if(DIVIDE(Trunc([Total valores],0)=0 && [Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM])=-1 coloquei uma condição extra que só vai ficar branco se o total valores for zero , ai acho que vai funcionar em todos os casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 horas atrás, JADE VITOR VIANA disse:

Bom dia pessoal!

Estou construindo uma análise horizontal, porém tem algumas linhas que estão apresentando o resultado errado.

Eu utilizei a função DIVIDE para tratar os erros quando houver divisão por zero, mas percebam a seguir que continuou ocorrendo erro em algumas linhas que tinha divisão por zero.

 PS: Primeiro resultado mês 1 e 2º resultado ref. ao mês 2.

Medidas utilizadas para o cálculo:

Analise Horizontal= DIVIDE([Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM],0)
Total valores LM = CALCULATE([Total valores],DATEADD(dCalendario[Data],-1,MONTH))
Total valores =  sum(ffinanceiro[Valor ajustado])

image.png.adb885b6eec5a921192202fea12846d3.png

Não estou vendo a linha com erro nesse seu exemplo, consegue anexar o pbix para analisarmos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 minutos atrás, JADE VITOR VIANA disse:

Segue arquivos PBIX

@paulocesarmlf a divisão da  3º linha, deveria zerar (já que são divisões por zero e foi colocado "0" como resultado alternativo na função DIVIDE)

E a da primeira linha deveria ser 100%

Dashboard Financeiro - Copia (2).pbix 483 kB · 1 download plano de contas - Copia.xlsx 20 kB · 0 downloads financeiro1.XLSX 17 kB · 1 download

@JADE VITOR VIANA  como qualquer número divido por ele mesmo é 1 , o power bi entende que 0 /0 é um por isso o -100% , o divide só corrige o problema quando é algum número por zero eu aconselho você a fazer um if na fórmula tipo :

if(DIVIDE([Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM])=-1 , blank() ,
DIVIDE([Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM]))

acho que isso resolveria seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, JADE VITOR VIANA disse:

Obrigada @Joao Barbosa

Deu certo aqui, muito obrigada!

Você sabe como posso tratar esse outro erro da 1º linha? 

A divisão de 6-0/0 deu um número muito maluco que até agora não consegui entender.  (-844.424.930.132.068%)

image.png

Jade não achei essa linha no power bi enviado , será que esse valor é zero mesmo , experimenta colocar no formato número inteiro e ver se vai dar o erro

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, JADE VITOR VIANA disse:

Segue base com essa linha inclusa

Na verdade na própria linha fica correto, mas no total que fica esse número esquisito.

 

 

Dashboard Financeiro - Copia (2).pbix 484 kB · 0 downloads plano de contas - Copia.xlsx 20 kB · 0 downloads financeiro1.XLSX 17 kB · 0 downloads

@JADE VITOR VIANA o que acontece e que essa sua medida Total valores LM e um valor infinitamente pequeno , mas não esta zerado então para resolver eu usei esse fórmula na sua medida de valores LM:

Trunc(CALCULATE([Total valores],DATEADD(dCalendario[Data],-1,MONTH)),2)

Coloquei esse TRUNC  para travar o número em apenas 2 casas decimais e dessa forma funcionou perfeitamente , teste ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Perfeito @Joao Barbosa

Por fim ( juro) apenas uma curiosidade.

Na fórmula que você  incrementou abaixo, como ficaria nos casos em que realmente seria correto ficar -100%?

Eles iriam ficar em branco também? Ou só os casos da divisão de zero por zero?

if(DIVIDE([Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM])=-1 , blank() ,
DIVIDE([Total valores]-[Total valores LM],[Total valores LM]))

Editado por JADE VITOR VIANA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...