Ir para conteúdo
  • 0

Hierarquia dCalendario idioma


priscila.svolinski
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal,
Alguém já passou por isso?
Fiz minha dcalendario em M no Power BI, datas todas em formato pt-BR, mas na visualização da hierarquia fica em inglês, já tentei de tudo e nada, meu note está no padrão português, o Power BI Desktop está com as configurações regionais em português e mesmo assim TODO calendário que crio (automático ou em M) a hierarquia de datas fica em inglês!!!

 

unknown.pngunknown.png

dCalendario.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 2
  • Alunos

Na linguagem M, você cria todas as colunas necessárias. Depois marque a tabela como tabela de data.

image.png.aba4c01d99bfa6ae87c5a362c1ebe6f1.png

 

@Kauan Randall

Depois vai em relacionamentos e crie a hierarquia, arrastando os campos que você deseja para dentro da hierarquia criada. O Leonardo Karpinski ensinou isso no curso.

 

image.thumb.png.090d7b2376ded02195c93c4d6c3b2389.png

Dashboard - Trilha Champion.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá @priscila.svolinski!

Eu vi outro post aqui com a mesma situação, então talvez seja um bug da versão do Power BI mesmo.

Apenas uma dica, essa hierarquia automática do Power BI deve ser evitada e, se possível, desabilitada, pois ela cria uma por trás uma Dcalendario para cada campo de data no seu modelo e isso pode tornar seu modelo bem pesado/grande.

O Leo fala isso em vários vídeos, para utilizar durante o aprendizado, mas para desenvolvimento e produção o ideal é você criar sua própria hierarquia. Você faz isso arrastando um campo para cima de outro, exemplo você pega o mês e arrasta para cima do ano, depois arrasta o dia, etc. e monta sua hierarquia como precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
19 horas atrás, Michele disse:

Olá @priscila.svolinski!

Eu vi outro post aqui com a mesma situação, então talvez seja um bug da versão do Power BI mesmo.

Apenas uma dica, essa hierarquia automática do Power BI deve ser evitada e, se possível, desabilitada, pois ela cria uma por trás uma Dcalendario para cada campo de data no seu modelo e isso pode tornar seu modelo bem pesado/grande.

O Leo fala isso em vários vídeos, para utilizar durante o aprendizado, mas para desenvolvimento e produção o ideal é você criar sua própria hierarquia. Você faz isso arrastando um campo para cima de outro, exemplo você pega o mês e arrasta para cima do ano, depois arrasta o dia, etc. e monta sua hierarquia como precisar.

Olá @Michele!

Estou passando pelo mesmo problema e acredito que não seja um "Bug" nas configurações do PBI, já que até mesmo usando a função FORMAT o PBi está convertendo os dados para o padrão em inglês, acredito que em "en-EU".

 

image.png.cdcc88df2b67c0920104a31c1dc4cc1c.png

image.png.c66e9d1467eef21226c9b63741aa0698.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 minutos atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

@priscila.svolinski,

 

crie a dCalendario em linguagem M (PowerQuery) e depois crie sua hierarquia. Masqur sua dCalendario como tabla de Data. Desabilite sempre esta opção:
image.thumb.png.25067639bab6e0e88a538e165df9b2b2.png 

dCalendario.pbix 104 kB · 0 downloads

Olá @Bruno Abdalla de SouzaSegui sua recomendação assim como verifiquei minhas configurações regionais, porém agora a hierarquia de datas não foi criada, gostaria que ela continuasse sendo criada porém com os valores em pt-BR ( Year= Ano; Month = Mês; QUarter - Trimestre etc), enfim acredito que meu problema seja devido ao meu teclado ser padrão ANSI (EUA internacional).

Segue prints das configurações e arquivo compactado que realizei o teste:
image.png.b428a47d9cbf41daf7de7caf0aca3e48.png

 

image.png.e534c0c96dd50bab478486c9149920f7.png

image.png.3b673e25668a6342247921e71ae74966.png

Dashboard - Trilha Champion.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Na linguagem M, você cria todas as colunas necessárias. Depois marque a tabela como tabela de data.

image.png.aba4c01d99bfa6ae87c5a362c1ebe6f1.png

 

@Kauan Randall

Depois vai em relacionamentos e crie a hierarquia, arrastando os campos que você deseja para dentro da hierarquia criada. O Leonardo Karpinski ensinou isso no curso.

 

image.thumb.png.090d7b2376ded02195c93c4d6c3b2389.png

Dashboard - Trilha Champion.pbix 1 MB · 0 downloads

Fala @Bruno Abdalla de Souza! Obrigado pelo apoio, cara!

Sim sim, conheço esse modelo de criação de hierarquias "manuais" por assim dizer, mas minha dúvida (na verdade mais curiosidade hehe) seria o porquê do PBI estar criando essa hierarquia em inglês quando todas as configs. estão em pt-BR, mas de qualquer forma agradeço o apoio!!

Tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Kauan Randall!

Justamente por vocês dois estarem passando pela mesma situação que deve ser um bug dessa versão do Power BI, assim como o Bruno também citou mais acima.

Como sugerimos, essa hierarquia automática deve ser usadas apenas para fins de aprendizado, para desenvolvimento real e produção deve-se criar a hierarquia manualmente, pois essa automática pode inflar o modelo, criando uma tabela calendário para cada campo de data que exista no seu modelo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...