Ir para conteúdo
  • 0

PIvotamento de dados


Marcelino Saraiva Mota
Ir para solução Solucionado por Marcelino Saraiva Mota ,

Pergunta

  • Alunos

Gostaria de saber se é possivel fazer no Power BI o pivotamento de dados, conforme as figuras anexadas. 

Dado o problema abaixo:
Tenho um relatório de vendas por ano, mês e dia (eixo Y) que tem uma hierarquia de produtos (familia, grupo, subgrupo) com varias medidas calculadas, que pode ser feito um drill-down na hierarquia (eixo X). 

Eu quero fazer o que fazia na ferramenta Oracle Discoverer,:
-  Mover o  dia  do (eixo Y) para o (eixo X);
- Mover a familia e grupo de produtos do (eixo X) para o (eixo Y);
- Recalcular todas as medidas automaticamente.

Como pode ser feito isso? No Discoverer eu simplesmente clicava,  arrastava e ele recalculava tudo automaticamente.

e no Power BI?

 

otb01.png

otb02.png

otb03.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

O problema de deixar na responsabilidade do cliente é que ele pode literalmente bagunçar o relatório. Devemos lembrar que na GRANDE maioria das vezes o cliente entende do negócio e não de Power BI. O que estou fazendo para suprir esta deficiencia do PowerBI é colocar os 2 cenários fixos no relatório enquanto não aparece uma solução mais plausivel. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

No visual, porque o relatório estará com o cliente.

No projeto que fiz em 2004 com o Oracle Discoverer, o gerente analisava as vendas por grupo de produto em uma data determinada e depois verificava  as vendas do produto pelos dias do mês. Simplesmente arrastando e soltando onde queria.

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Rafael, boa noite!

Infelizmente a personalização dos visuais não resolve o problema em questão. O que preciso é mudar o pivo da informação onde o que antes estava no eixo X possa ser deslocado para o eixo Y e vice-versa. 
Qual a vantagem desse tipo de analise? Que você pode verificar, por exemplo, que um determinado produto é campeão de vendas em uma determinada loja, mas o mesmo produto não vende tão bem nas demais. Isso evita a aquisição de mercadorias desnecessária e permite a transferencia de produtos para as lojas onde efetivamente tem maiores chances de venda.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Eu usaria uma dessas duas abordagens também, ou liberar para usuário personalizar visuais, onde ele poderia inverter os eixos ou qualquer outra coisa que precisasse, ou usaria indicadores com as possíveis análises e vincularia esses indicadores a alguns botões próximo ao visual, essa segunda abordagem acho mais interessante, pois evita erros e direciona o usuário para as análises "corretas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...