Ir para conteúdo
  • 0

Gráfico de Colunas Agrupadas e Linhas


Kamilla
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

  • Alunos

Olá , 

Por gentileza, 

Alguém poderia me ajudar ? Estou com esse gráfico , faturamento nas colunas e meta na linha , mas o eixo não esta fazendo muito sentido , não esta coerente com o faturamento. 

Ex: Mês de Setembro eu superei minha meta e o gráfico de linha(meta) esta superior que o de coluna(faturamento).

Não estou conseguindo corrigir. 

Segue anexo para melhor entendimento. 

 

Agradeço.

Teste Fat.pbix Base.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
2 horas atrás, Kamilla disse:

Olá , 

Por gentileza, 

Alguém poderia me ajudar ? Estou com esse gráfico , faturamento nas colunas e meta na linha , mas o eixo não esta fazendo muito sentido , não esta coerente com o faturamento. 

Ex: Mês de Setembro eu superei minha meta e o gráfico de linha(meta) esta superior que o de coluna(faturamento).

Não estou conseguindo corrigir. 

Segue anexo para melhor entendimento. 

 

Agradeço.

Teste Fat.pbix 1 MB · 0 downloads Base.xlsx 281 kB · 0 downloads

Boa Tarde!

@Kamilla isso esta ocorrendo porque seu eixo Y primário no valor máximo esta diferente do seu eixo Y secundário no valor máximo , você pode consertar isso fazendo uma fórmula para achar o valor máximo do eixo Y entre meta e faturamento e colocar essa medida na função máxima do eixo Y tanto o primário quanto o secundário.

Veja no anexo como eu fiz e qualquer dúvida pode me contactar.

 

1648695854_TesteFat.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Kamilla!

O problema aí no gráfico é que o máximo no eixo Y não bate com o máximo do eixo Y secundário, veja:

image.png.76df4fd9ba2f06c99dcfd03670d86d2b.png

Se os dois máximos forem iguais, aí o gráfico vai fazer sentido. Dá pra mexer nisso manualmente, ajustando os máximos dos dois eixos no pincel de formatação.

Eu fiz esse gráfico uma vez e resolvi apenas ativando "Alinhar Zeros", mas no seu gráfico não funcionou, provavelmente porque as medidas que está usando tem um contexto diferente dos que usei.

Mas se quiser fazer isso de forma dinâmica, de forma que o máximo se ajuste automaticamente quando surgirem novos valores, podemos fazer isso usando uma medida que traga o maior valor desse gráfico e usar como valor máximo nas configurações, veja passo a passo:

1.  ) Primeiro vamos criar uma MEDIDA que traga o maior valor do gráfico:

image.png.efb1abebf9f68ad74464aa248881c18a.png

A primeira variável traz uma tabela virtual de faturamento por mês (SUMMARIZE) e calcula somente o maior valor de faturamento (MAXX)

A segunda variável aumenta em 5% o maior valor de faturamento, para que o seu gráfico não fique feio, com o eixo colado no teto.

A terceira e a quarta variável fazem a mesma coisa, só que para a META.

Finalmente o IF server para trazer somente o maior valor, caso meta seja maior que faturamento ou vice versa.

 

2. ) Agora vamos aplicar essa medida no máximo do gráfico:

Clique no gráfico e no pincel de formatação clique no máximo do Eixo Y, tem um botão com fx para inserir uma função.

image.thumb.png.4691a456d7897c254df110526754eaa0.png

 

3. )  Vai abrir uma caixa de diálogo, selecione "Valor do Campo" e depois a MEDIDA que criamos:

image.png.8bdaf369395ee53f8e86d3fdc2b95d15.png

 

4.  ) Repita o mesmo processo tanto no eixo principal quanto no eixo secundário.

5.  ) Pronto ! Verifique que nos dois eixos, primário e secundário temos valores iguais agora:

image.png.b75023fb648909a720a4d4992f29233d.png

É isso aí! Espero ter ajudado.

@Joao Barbosa, foi mais ligeiro e respondeu enquanto eu estava elaborando a explicação, então fica as duas soluções para você escolher qual te atende melhor. Estou certo que as duas soluções vão te ajudar.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...