Ir para conteúdo
  • 0

Soma de Valores Repetidos que não era para somar


Wilton

Pergunta

  • Alunos

Tirei uma print, no Kleber tem 2 pessoas com o mesmo nome o que difere e uma coluna de ID, aplico os filtros ele soma os 2 Kleber ? Como posso Aplicar o Filtro sem ter que colocar a Coluna de ID, quero que ele não some as pessoas com o mesmo nome.
 

Captura de Tela (379)_LI.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Bom dia,

O melhor mesmo seria que os nomes tivessem um sobrenome pra diferenciar mais.

com certeza tem algum jeito de fazer isso mais simples no DAX.

Mas, uma solução nada elegante que pensei foi, adicionar a coluna de ID e nas configurações de visualização, em coluna especifica, deixar tudo da cor da tela de fundo...os dados estão lá mas invisíveis, mas como eu disse...não é o ideal.

No DAX, como não pensei em outra forma, criei uma nova coluna de nome pra auxiliar e ficou assim:

image.png.0f0b08b39830a831824a428be1c8c914.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Wilton!

Quando você pede para ordenar um campo pelo outro, esse campo de ordenação/índice passa a fazer parte do contexto. Então, seguindo essa lógica, se você criar um campo de "ordenação" pelo nome das pessoas, e mandar o campo Nome ser ordenado por esse novo campo, em teoria é para parar de agrupar apenas pelo nome e esse novo campo fica invisível no seu gráfico.

Tenta ver se isso funciona para você. O ideal seria mesmo as pessoas terem seus sobrenomes, como o outro colega citou, mas nessa impossibilidade eu tentaria dessa forma que falei.

Obs.: Essa ordenação é incluída via Power Query.

image.png.0177a0dce3085e499dcdf14e4ff5ae3d.png

Já no Power BI, você vai selecionar a coluna de Nome, ir na parte de Classificar Coluna, e mandar classificar por essa coluna de índice. Testa e nos confirme se isso resolveu para você, por favor.

image.png.55fa6aa9d0e0a3c2653aab314c65b584.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 minutos atrás, Michele disse:

Olá @Wilton!

Quando você pede para ordenar um campo pelo outro, esse campo de ordenação/índice passa a fazer parte do contexto. Então, seguindo essa lógica, se você criar um campo de "ordenação" pelo nome das pessoas, e mandar o campo Nome ser ordenado por esse novo campo, em teoria é para parar de agrupar apenas pelo nome e esse novo campo fica invisível no seu gráfico.

Tenta ver se isso funciona para você. O ideal seria mesmo as pessoas terem seus sobrenomes, como o outro colega citou, mas nessa impossibilidade eu tentaria dessa forma que falei.

Obs.: Essa ordenação é incluída via Power Query.

image.png.0177a0dce3085e499dcdf14e4ff5ae3d.png

Já no Power BI, você vai selecionar a coluna de Nome, ir na parte de Classificar Coluna, e mandar classificar por essa coluna de índice. Testa e nos confirme se isso resolveu para você, por favor.

image.png.55fa6aa9d0e0a3c2653aab314c65b584.png

Até seria uma solução pelo contexto mesmo,

Mas penso que dessa forma não é possível @Michele, porque ele vai ter o mesmo nome com ID diferente, aí não faz essa ordenação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Eu Concatenei o Nome com ID em numa nova coluna, ficou estranho o Nome junto com ID, mas e o que deu pra fazer. Ele não deixa classificar por coluna de índice, poderia ter um sobrenome, mas ne peguei um caso que não tem sobrenome poderia ter sobrenome parecido afinal a empresas que funcionário tem o mesmo nome completo, o que diferencia e um ID 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 minutos atrás, Wilton disse:

Eu Concatenei o Nome com ID em numa nova coluna, ficou estranho o Nome junto com ID, mas e o que deu pra fazer. Ele não deixa classificar por coluna de índice, poderia ter um sobrenome, mas ne peguei um caso que não tem sobrenome poderia ter sobrenome parecido afinal a empresas que funcionário tem o mesmo nome completo, o que diferencia e um ID 

1 hora atrás, Alesson Soares disse:

Bom dia,

O melhor mesmo seria que os nomes tivessem um sobrenome pra diferenciar mais.

com certeza tem algum jeito de fazer isso mais simples no DAX.

Mas, uma solução nada elegante que pensei foi, adicionar a coluna de ID e nas configurações de visualização, em coluna especifica, deixar tudo da cor da tela de fundo...os dados estão lá mas invisíveis, mas como eu disse...não é o ideal.

No DAX, como não pensei em outra forma, criei uma nova coluna de nome pra auxiliar e ficou assim:

image.png.0f0b08b39830a831824a428be1c8c914.png

na verdade esse DAX que eu fiz não funciona...
olhando da forma que eu fiz, ao invés de jogar a medida na tabela eu usei a coluna de "valor" com a opção NÃO RESUMIR, por isso funcionou e não pelo dax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Wilton, dessa forma que você fez será melhor mesmo e é a única forma. A partir do momento que você deixa a coluna de Nome vai agrupar, aconteceria o mesmo em SQL.

O que eu falei não serve mesmo, esqueci que a ordenação não deixaria porque é o mesmo nome, deixa criar o índice, mas não deixa usar. Realmente não lembrei disso, desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, Wilton disse:

Eu Concatenei o Nome com ID em numa nova coluna, ficou estranho o Nome junto com ID, mas e o que deu pra fazer. Ele não deixa classificar por coluna de índice, poderia ter um sobrenome, mas ne peguei um caso que não tem sobrenome poderia ter sobrenome parecido afinal a empresas que funcionário tem o mesmo nome completo, o que diferencia e um ID 

O ideal mesmo seria solicitar ao cliente/empresa uma extração com o nome completo,  porque pensando até como alguém que vai analisar: Como que eu vou diferenciar as pessoas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@Wilton

Olá tudo bem?

Já resolveu ou ainda está com problemas?

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...