Ir para conteúdo
  • 0

Dash de Férias com várias datas


Carla

Pergunta

  • Alunos

Pessoal

Estou tentando fazer um DASH, o qual , demonstre as férias dos funcionários em vários períodos. Por exemplo, tem funcionário que tirará férias de 10 em 10 dias. Então teria duas datas para 2022 e uma para dois 2023.

Tenho isso colunado com cada período que o funcionário quer tirar as férias com inicio e fim (portanto 6  colunas), mas não estou sabendo fazer uma fórmula DAX para simplesmente mudar o ano e o mês através da segmentação de dados e essas datas aparecerem em uma única matriz de acordo com a data de visualização da segmentação.

Editado por Carla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

@Carla, anexa um exemplo em pbix, por favor. Ficará mais fácil de entender seu problema e de te ajudar.

Bruno, anexei. 

 

Coloquei um exemplo simples...

 

No caso, na tabela tenho ano de 2022 e 2023, como fazer para no dash aparecer ambos os anos apenas trocando o segmentador sem precisar colocar todas as colunas dos anos na matriz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Carla, boa tarde.

Se me permite uma sugestão, você precisa ajustar a modelagem da sua tabela fato.

Seu problema não é Dax e sim de modelagem.

Lembrando que o PBI trabalha de forma colunar - diferentemente do Excel, por exemplo, que são células.

Portanto, você precisa segregar cada informação do seu modelo em colunas.

Sugiro dar um passo atrás e rever as aulas de modelagem, pois eu considero essa e etapa mais importante para que nas próximas etapas você não tenha tantas dificuldades com o Dax.

Segue uma sugestão de como eu iria criar a tabela fato, de acordo com o que você apresentou na sua dúvida:

image.png.98f703d005c4f943b962b5a81b0e9460.png

 

Veja que cada coluna representa uma informação única.

Eu criei essas duas novas colunas de período aquisitivo e parcelamento para dizer que aquele período de férias é referente ao parcelamento "Y" do ano "X".

Acredito que você terá muitas situações de quantidade de parcelamento de férias para cada funcionário. Alguns parcelam em 1, 2 ou 3 vezes e com isso você poderá ainda saber a quantidade de parcelamento mais utilizada entre os empregados, enfim....ainda iria agregar suas análises.

Espero que tenha ajudado na sua dúvida.

Bons estudos e sucesso!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@Carla

Olá tudo bem?

Já resolveu ou ainda está com problemas?

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...