Ir para conteúdo
  • 0

Automatização de visual com Json


Thiago Victoria

Pergunta

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
15 horas atrás, Daniel Martins disse:

@Thiago Victoria, poderia ser um pouco mais específico. O que exatamente você quer fazer?

@Daniel Martins, quero entender como se constrói o Json para automatizar um PBIX.

Exemplo: fiz o visual de um BI todo na mão. Tenho todas as métricas visuais (cores, tipos, tamanhos, etc), mas não sei como criar o Json parar automatizar o tema personalizado por mim.

Sei que o @Leonardo Karpinski já comentou disso em uma aula, mas não lembro em qual e se explicava toda a estrutura detalhadamente. Inclusive, já li a documentaçao na microsoft (horrivel!) e já busquei no youtube, mas nada foi satisfatório.

Estou precisando aprender isso para facilitar o processo de trabalho na empresa que estou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Thiago Victoria, agora entendi.

O processo é bem simples, em "Exibição > Temas > Personalizar Tema Atual", você altera as cores, fontes e visuais, depois aplica e clica em "Salvar tema atual", vai gerar um arquivo .json. Nos próximos projetos é só você ir novamente no menu de Temas e clicar dessa vez em "Procurar Temas", localizar o seu arquivo .json e pronto!  

Tem uma aula do Léo onde ele ensina a fazer isso. Segue o link: https://play.powerbiexperience.com/curso/tc-6-visualizacao-de-dados/5184/25236

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Daniel Martins,  obrigado pela atenção.

Entretanto, o método que estou buscando é algo mais programável. Ou seja, montando na mão o json.

Neste link, há uma explicação breve ( e que eu entendi foi nada kkk).

Usar temas de relatório no Power BI Desktop - Power BI | Microsoft Docs


image.png.6df323c571dd6772207b5031efa74d44.png


Creio eu que aprendendo a fazer assim, teria mais liberdade e controle sobre os detalhes. O meu trabalho atual demanda tal aprofundamento nos detalhes.
@Leonardo Karpinski, tem como ajudar? @Léo Gomes, você sabe como?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Essa é justamente a estrutura do arquivo .json gerado ao exportar o tema via Power BI.

Você pode abrir esse arquivo, por exemplo, no Visual Code e editar diretamente o arquivo .json. A estrutura é relativamente simples, você precisará saber o código hexadecimal das cores que deseja aplicar na paleta, background etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Daniel Martins,  eu entendi que fazer o método que você comentou fará o arquivo .json. Entretanto, eu teria que fazer um arquivo para cada elemento do pbix e ai abrir cada json para juntar todos os códigos. Estou correto?

Se sim, eu gostaria de evitar isso. Por isso minha pergunta sobre como se monta o json do zero, sem abrir e mexer no power bi para gera-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

ola @Thiago Victoria, então precisa entender um pouco a documentação mais a principio no json você pode definir quais serão as propriedades para um visual especifico ou propriedades a nível global ex: fonte tamanho 12 para todos os visuais, cor #FFFFF, a geração pelo power bi ajuda nesse entendimento de saber onde o que cada propriedade influencia porém se você quiser propriedades mais refinadas então se faz necessário, vou te indicar esse site aqui que vai te ajudar um guia você vai setar as suas configurações cores, formatação etc e ai ele vai gerar o json pra você, aqui na empresa fizemos um customizado a nossa identidade visual.

no forum da microsoft também tem esse conteudo com algumas soluções de geração do json

https://community.powerbi.com/t5/Community-Blog/Power-BI-Theme-Generators/ba-p/2265899

https://themes.powerbi.tips/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 08/04/2022 em 08:14, edmar disse:

ola @Thiago Victoria, então precisa entender um pouco a documentação mais a principio no json você pode definir quais serão as propriedades para um visual especifico ou propriedades a nível global ex: fonte tamanho 12 para todos os visuais, cor #FFFFF, a geração pelo power bi ajuda nesse entendimento de saber onde o que cada propriedade influencia porém se você quiser propriedades mais refinadas então se faz necessário, vou te indicar esse site aqui que vai te ajudar um guia você vai setar as suas configurações cores, formatação etc e ai ele vai gerar o json pra você, aqui na empresa fizemos um customizado a nossa identidade visual.

no forum da microsoft também tem esse conteudo com algumas soluções de geração do json

https://community.powerbi.com/t5/Community-Blog/Power-BI-Theme-Generators/ba-p/2265899

https://themes.powerbi.tips/

@edmar, não sei vc, mas a documentação da microsoft está péssima para isso....hehehe......Vi por cima suas dicas e parecem bem boas....Não tinha pensado em buscar na comunidade....Vou dar uma olhada nesses links e ver se resolvo.
Sobre gerar no PBIX e ir vendo concordo cntg, mas qd tem muitos detalhes e que devem ser seguidos por terceiro, o json manipulado no código diretamente é bem mais peformático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Thiago Victoria tudo bem? 😃

Esperamos que você tenha encontrado a solução que tanto desejava!!

Caso alguma resposta tenha ajudado, você pode marcá-la como Solução . Com isso o tópico poderá ser fechado! 

Maas...

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta. 😉

 

Obrigado por tonar nossa comunidade #INCOMPARÁVEL!!

Att Julian Salcedo I Community Manager Xperiun

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...