Ir para conteúdo
  • 0

Calculo de 13º Proporcional


alexsander.silva
Ir para solução Solucionado por paulocesarmlf ,

Pergunta

  • Alunos

teste.pbixBom dia, estou tentando fazer uma medida para calcular o 13º Proporcional porem não estou conseguindo ajustar o total. Os valores individuais de cada sujeito seguindo o critério de admissão estão corretos, porem o total não. Basicamente o total está desconsiderando meus critérios e somando os valores do salario total. Vou deixar um arquivo pbix com a medida em anexo. 

image.png.1c40cc1220a91615cb8f352e3cd55f78.png

Basicamente eu estou dizendo na minha medida que se o ano de admissão for igual o ano atual, ela ira dividir o salario por 12 e multiplicar pelos meses trabalhados que seria 12 - 3 que foi o mês de admissão, porem no total ele não considera esses critérios. Como faço para ajustar essa medida? 

 

Editado por alexsander.silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
8 minutos atrás, alexsander.silva disse:

Cara não deu certo não, as duas medidas me retornaram valores gigantes. O pbix ta anexado na postagem.

Vi aqui pelo PBIX,

Cara a solução que eu encontrei foi essa aqui:

Cria uma nova medida e utiliza ela:

Total 13 Terceiro =
SUMX(
VALUES(dMotorista[Nome]),
[13º Proporcional])
 
 
 
image.png.f57cf4b30dde38cd7b42d8ca28ffc300.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 minutos atrás, alexsander.silva disse:

teste.pbixBom dia, estou tentando fazer uma medida para calcular o 13º Proporcional porem não estou conseguindo ajustar o total. Os valores individuais de cada sujeito seguindo o critério de admissão estão corretos, porem o total não. Basicamente o total está desconsiderando meus critérios e somando os valores do salario total. Vou deixar um arquivo pbix com a medida em anexo. 

image.png.1c40cc1220a91615cb8f352e3cd55f78.png

Basicamente eu estou dizendo na minha medida que se o ano de admissão for igual o ano atual, ela ira dividir o salario por 12 e multiplicar pelos meses trabalhados que seria 12 - 3 que foi o mês de admissão, porem no total ele não considera esses critérios. Como faço para ajustar essa medida? 

 

Fala Cara, bom dia!

tente colocar após return a seguinte formula

SUMX(
Tabela, #essa tabela aqui é a tabela que contem o nome dos funcionarios, a mesma tabela de onde voce puxou os nomes para a matriz.
CALCULATE(decimo))

Caso esse não dê certo tente fazer o seguinte:

SUMX(
  CROSSJOIN(
        VALUES(Tabela[Nome funcionario]), #essa tabela aqui é a tabela que contem o nome dos funcionarios, a mesma tabela de onde voce puxou os nomes para a matriz.

        VALUES(Tabela 2[Data admissão])), #essa tabela é a tabela das das 
CALCULATE(decimo))


Caso não funcione vou precisar de alguma base de exemplo para realizar testes.

 

Caso funcione, consegue marcar minha resposta como a correta? valeu!



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, paulocesarmlf disse:

Fala Cara, bom dia!

tente colocar após return a seguinte formula

SUMX(
Tabela, #essa tabela aqui é a tabela que contem o nome dos funcionarios, a mesma tabela de onde voce puxou os nomes para a matriz.
CALCULATE(decimo))

Caso esse não dê certo tente fazer o seguinte:

SUMX(
  CROSSJOIN(
        VALUES(Tabela[Nome funcionario]), #essa tabela aqui é a tabela que contem o nome dos funcionarios, a mesma tabela de onde voce puxou os nomes para a matriz.

        VALUES(Tabela 2[Data admissão])), #essa tabela é a tabela das das 
CALCULATE(decimo))


Caso não funcione vou precisar de alguma base de exemplo para realizar testes.

 

Caso funcione, consegue marcar minha resposta como a correta? valeu!



 

Cara não deu certo não, as duas medidas me retornaram valores gigantes. O pbix ta anexado na postagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 minutos atrás, paulocesarmlf disse:

Vi aqui pelo PBIX,

Cara a solução que eu encontrei foi essa aqui:

Cria uma nova medida e utiliza ela:

Total 13 Terceiro =
SUMX(
VALUES(dMotorista[Nome]),
[13º Proporcional])
 
 
 
image.png.f57cf4b30dde38cd7b42d8ca28ffc300.png

Funcionou parceiro obrigado, mas será que não teria uma forma de deixar tudo em uma medida só não? Mas de qualquer forma agradeço pois já resolveu meu problema =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, alexsander.silva disse:

Funcionou parceiro obrigado, mas será que não teria uma forma de deixar tudo em uma medida só não? Mas de qualquer forma agradeço pois já resolveu meu problema =D

Cara a forma de deixar tudo em uma medida foi aquela que passei primeiro, não tenho certeza mas pode ser que não funciona usar o calculate porque a medida é realizada através de um IF, ai provavelmente não da certo certo o SUMX + CALCULATE direto na medida.

Por isso criei outra e usei a medida lá dentro (toda medida possui um calculate embutido por isso só coloquei a medida lá)
 

O uso desse calculate é muito importante porque ele é que muda o contexto e faz com que a soma de cada uma dessas linhas funcionem.

Como falei, não tenho certeza que não deu certo a primeira tentativa por isso mas ACHO que é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...