Ir para conteúdo
  • 0

INDICE POR DIA


Gustavofs07
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados, 

 

É possível criar uma coluna de índice no power query que ela se inicie para cada dia? Exemplo em uma tabela de vendas cada linha de venda do mesmo dia a sequencia do índice é a mesma, quando se inicia um novo dia ele zera e começa a registrar novamente.  

Conseguem ajudar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
1 hora atrás, Gustavofs07 disse:

Prezados, 

 

É possível criar uma coluna de índice no power query que ela se inicie para cada dia? Exemplo em uma tabela de vendas cada linha de venda do mesmo dia a sequencia do índice é a mesma, quando se inicia um novo dia ele zera e começa a registrar novamente.  

Conseguem ajudar? 

Boa Tarde! 
@Gustavofs07 é possível sim em anexo coloco uma solução dentro do power bi.

let
    Datemin = #date(2021,01,01),
    Datemax = #date(2023,12,31),
    Difdays = Duration.Days(Datemax-Datemin)+2,
    Lista = List.Dates(Datemin,Difdays,#duration(1,0,0,0)),
    Cabecalho = type table[
        Data=date, 
        Ano=Int32.Type, 
        Nome do Mês=text, 
        Mês=Int32.Type,
        MêsAno = text,
        Trimestre=text,
        Dia = Int32.Type,
        Nome do Dia=text,
        Dia da Semana=Int32.Type,
        Dia Útil=text,
        Semestre = text,
        Ordem=Int64.Type
    ],
    Registros = List.Transform(
        Lista,
        each {
            _,
            Date.Year(_),
            Date.MonthName(_),
            Date.Month(_),
            Date.ToText((_),"MMM/yy"),
            "T" & Text.From(Date.QuarterOfYear(_)) ,
            Date.Day(_),
            Date.DayOfWeekName(_),
            Date.DayOfWeek(_),
            if  List.Contains({0,6}, Date.DayOfWeek(_)) then "Não" else "Sim",
            if Date.Month(_) <= 6 then "S1" else "S2",
            Date.Year(_)*100+Date.Month(_)
        }
    ),
    Tabela = #table(Cabecalho, Registros),    AQUI EU APENAS CRIEI OS REGISTROS DE UMA TABELA DE CALENDARIO NORMAL .

    #"Grouped Rows" = Table.Group(Tabela, {"Dia"}, {{"Tabela", each _, type table [Data=date, Ano=number, Nome do Mês=text, Mês=number, MêsAno=text, Trimestre=text, Dia=number, Nome do Dia=text, Dia da Semana=number, Dia Útil=text, Semestre=text, Ordem=number]}}), AQUI EU AGRUPEI AS COLUNAS POR DIA JÁ QUE VOCÊ QUER OS INDICES POR DIA PARA ISSO FUI NA ABA TRANSFORMAR AGRUPAR POR E NA OPERAÇÃO COLOQUEI TODAS AS LINHAS
    #"Added Custom" = Table.AddColumn(#"Grouped Rows", "Tabela com indice", each Table.AddIndexColumn([Tabela], "Índice", 1, 1, Int64.Type)), AQUI ADICIONEI UMA COLUNA CONDICIONAL COLOCANDO O INDICE EM CADA TABELA AGRUPADA
    #"Expanded {0}" = Table.ExpandTableColumn(#"Added Custom", "Tabela com indice", {"Data", "Ano", "Nome do Mês", "Mês", "MêsAno", "Trimestre", "Dia", "Nome do Dia", "Dia da Semana", "Dia Útil", "Semestre", "Ordem", "Índice"}, {"Data", "Ano", "Nome do Mês", "Mês", "MêsAno", "Trimestre", "Dia.1", "Nome do Dia", "Dia da Semana", "Dia Útil", "Semestre", "Ordem", "Índice"}),
    #"Removed Columns" = Table.RemoveColumns(#"Expanded {0}",{"Dia", "Tabela"}) AQUI EXPANDI A NOVA TABELA E REMOVI AS COLUNAS DESNECESSÁRIAS

in
    #"Removed Columns"

Qualquer coisa veja o video abaixo que fala exatamente sobre o que precisa.
 

 

forum.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 horas atrás, Gustavofs07 disse:

Prezados, 

 

É possível criar uma coluna de índice no power query que ela se inicie para cada dia? Exemplo em uma tabela de vendas cada linha de venda do mesmo dia a sequencia do índice é a mesma, quando se inicia um novo dia ele zera e começa a registrar novamente.  

Conseguem ajudar? 

Bom Dia cara , ontem te enviei uma solução mas pensando melhor se vc apenas extrair o dia da sua dcalendario ela ja vira um indice para você pq todo dia 1 extraido vai ser o indice 1 todo dia dois indice dois e assim sucessivamente a não ser que você queira o indice por dia mês ai basta criar um agrupamento que te enviei pela coluna dia mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...