Ir para conteúdo
  • 0

Conexão com pastas "Erro de OLE DB ou do ODBC".


Alessandro Costa

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, boa tarde!

Estou fazendo uma conexão com pasta de trabalho que possui dois arquivos do Excel com informações de semanas diferentes, porém ao carregar os arquivos da pasta, um deles não está carregando e quando eu mando fechar e aplicar aparece o "Erro de OLE DB ou do ODBC" .

Segue o arquivo PBIx e as duas planilhas em Excel extraídas de um sistema.

image.png.673f506712c4a188fa39817b723588db.png

Por favor, alguém poderia me ajudar?

Grato

Alessandro

planilha_nao_conformidades_14_03_2022.xlsx planilha_nao_conformidades_22_03_2022.xlsx STATUS Não corfimades semanal.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Alessandro Costa disse:

Pessoal, boa tarde!

Estou fazendo uma conexão com pasta de trabalho que possui dois arquivos do Excel com informações de semanas diferentes, porém ao carregar os arquivos da pasta, um deles não está carregando e quando eu mando fechar e aplicar aparece o "Erro de OLE DB ou do ODBC" .

Segue o arquivo PBIx e as duas planilhas em Excel extraídas de um sistema.

image.png.673f506712c4a188fa39817b723588db.png

Por favor, alguém poderia me ajudar?

Grato

Alessandro

planilha_nao_conformidades_14_03_2022.xlsx 69 kB · 0 downloads planilha_nao_conformidades_22_03_2022.xlsx 76 kB · 0 downloads STATUS Não corfimades semanal.pbix 14 kB · 0 downloads

Boa Tarde!
@Alessandro Costa esta estranho isso ai ,talvez seja uma falha em alguma etapa no seu power query eu testei aqui e deu tudo certo , cole esse código no editor avançado e veja:

let
    Source = Folder.Files("C:\Users\Usuario\Desktop\teste"), - aqui muda o caminho para aonde sua pasta se encontra.
    #"Added Custom" = Table.AddColumn(Source, "Personalizar", each Excel.Workbook([Content])),
    #"Expanded {0}" = Table.ExpandTableColumn(#"Added Custom", "Personalizar", {"Data"}, {"Data"}),
    #"Expanded {0}1" = Table.ExpandTableColumn(#"Expanded {0}", "Data", {"Column1", "Column2", "Column3", "Column4", "Column5", "Column6", "Column7", "Column8", "Column9", "Column10", "Column11", "Column12", "Column13"}, {"Column1", "Column2", "Column3", "Column4", "Column5", "Column6", "Column7", "Column8", "Column9", "Column10", "Column11", "Column12", "Column13"}),
    #"Removed Columns" = Table.RemoveColumns(#"Expanded {0}1",{"Content", "Extension", "Date accessed", "Date modified", "Date created", "Attributes", "Folder Path"}),
    #"Promoted Headers" = Table.PromoteHeaders(#"Removed Columns", [PromoteAllScalars=true]),
    #"Changed Type" = Table.TransformColumnTypes(#"Promoted Headers",{{"planilha_nao_conformidades_14_03_2022.xlsx", type text}, {"Área", type text}, {"Setor", type text}, {"Ano", Int64.Type}, {"Número", Int64.Type}, {"Data Criação", type date}, {"Não Conformidade", type text}, {"Ação", type text}, {"Data Alerta", type date}, {"Data Prazo", type date}, {"Data Conclusão", type date}, {"Status", type text}, {"Responsável", type text}, {"Requisitos", type text}}),
    #"Filtered Rows" = Table.SelectRows(#"Changed Type", each ([Área] <> "Área"))
in
    #"Filtered Rows"

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Joao Barbosa, obrigado pela ajuda!!!! Colei o seu código e deu certo. Muito estranho mesmo o que está ocorrendo. Preciso descobrir o motivo.

Esse é código que gerou no Power Query:

let
 Fonte = Folder.Files("C:\Users\a8126927\Documents\PPC\Dashboards\21_03_2022\Base Semanal"),
    #"Linhas Filtradas" = Table.SelectRows(Fonte, each not Text.StartsWith([Name], "~")),
    #"Arquivos Ocultos Filtrados1" = Table.SelectRows(#"Linhas Filtradas", each [Attributes]?[Hidden]? <> true),
    #"Invocar Função Personalizada1" = Table.AddColumn(#"Arquivos Ocultos Filtrados1", "Transformar Arquivo", each #"Transformar Arquivo"([Content])),
    #"Colunas Renomeadas1" = Table.RenameColumns(#"Invocar Função Personalizada1", {"Name", "Nome da Origem"}),
    #"Outras Colunas Removidas1" = Table.SelectColumns(#"Colunas Renomeadas1", {"Nome da Origem", "Transformar Arquivo"}),
    #"Coluna de Tabela Expandida1" = Table.ExpandTableColumn(#"Outras Colunas Removidas1", "Transformar Arquivo", Table.ColumnNames(#"Transformar Arquivo"(#"Arquivo de Amostra"))),
    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(#"Coluna de Tabela Expandida1",{{"Nome da Origem", type text}, {"Área", type text}, {"Setor", type text}, {"Ano", Int64.Type}, {"Número", Int64.Type}, {"Data Criação", type date}, {"Não Conformidade", type text}, {"Ação", type text}, {"Data Alerta", type date}, {"Data Prazo", type date}, {"Data Conclusão", type date}, {"Status", type text}, {"Responsável", type text}, {"Requisitos", type text}})
in
    #"Tipo Alterado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá Alessandro.

Analisando teu arquivo, me parece que o PBI se perdeu ao pegar o nome da planilha, pois pelo que parece toda planilha é diferente.
Dá pra ver que gerou um erro ao chamar a função invocada (criada automaticamente pelo PBI).
image.thumb.png.d3b39dcfd4a10d9191d61349ed3fed72.png

 

Se você analisar o que a função invocada está fazendo, ela está procurando por uma aba com o mesmo nome, que no caso não é.
image.png.146d6d37d6103de4d0240a3829a4d4c7.png


Editando a função e removendo a o Item="14_03", a principio funcionaria sem problemas.
image.thumb.png.8c2ec9f888b1a736fbd00c562123e101.png

 

Por isso é bom cuidar ao realizar essas importações com base nos exemplos do próprio PBI.
A maneira que o @Joao Barbosa fez, é mais de boa para não dar erro.

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...