Ir para conteúdo
  • 0

Condições entre tabelas.


Cllebercs
Ir para solução Solucionado por paulocesarmlf ,

Pergunta

  • Alunos

Turma, boa tarde.

Estou utilizando o IF para realizar uma condição da seguinte forma.

Se o meu consumo for maior que a coluna referenciada como "BAIXA" , "MÉDIA" ou "ALTA" ela me trará o resultado conforme a condição... (Print_00)

Eu tenho uma tabela de consumo, uma DAX que me traz o valor de consumo de cada frota e uma coluna na tabela de abastecimento onde ela me apresenta os valores de alto, médio e baixo. (Print_03)

Porém quando eu jogo esses valores lá no relatório em uma visualização de tabela, as faixas criadas em uma coluna dentro da base abastecimento não retratam os valores corretos conforme mostra o printe. (Print_02)

Alguém sabe o que estou fazendo de errado para corrigir esse problema? 

Print_00.png

Print_01.png

Print_02.png

Print_03.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Como conversado no privado junto ao Cllebercs, conseguimos chegar a uma solução.

 

A primeira imagem é referente a uma questão de modelagem que tivemos que realizar.

Após criar esse relacionamento, optamos por não usar uma coluna calculada e sim uma medida que respeitasse o contexto de filtro de cada uma das linhas.

a medida formada para realizar esse calculo foi:


Faixa = 
var baixo = CALCULATE(SUM(f_Faixa_Consumo[BAIXO]),USERELATIONSHIP(f_Faixa_Consumo[FROTA],d_FROTA[Frota]))
var medio = CALCULATE(SUM(f_Faixa_Consumo[MÉDIO]),USERELATIONSHIP(f_Faixa_Consumo[FROTA],d_FROTA[Frota]))
var alto = CALCULATE(SUM(f_Faixa_Consumo[ALTO]),USERELATIONSHIP(f_Faixa_Consumo[FROTA],d_FROTA[Frota]))
return
SWITCH(
    TRUE(),
        ISBLANK(Racional[01_Consumo_L/H]) = TRUE(),
            "SEM FAIXA",
        Racional[01_Consumo_L/H] <= baixo,
            "BAIXO",
        Racional[01_Consumo_L/H] <= medio,
            "MÉDIO",
        Racional[01_Consumo_L/H] > medio,
            "ALTO")

1489300946_WhatsAppImage2022-03-22at13_02_03.jpeg.50fe1a35a14b16fb8b83d5b2fa0af120.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Consegue me mandar um arquivo de exemplo para que eu possa fazer testes?

Acredito que a questão ai envolvida é que ele ta pegando um mesmo valor para todas as categorias.

Tenta usar um CALCULATE(RELATED(....)) na formula onde você cria a coluna calculada, não sei se vai dar certo mas pode funcionar.

Caso não consiga me mandar um exemplo te aconselho a fazer separadamente.

Primeiro monta uma coluna só com a medida, depois uma coluna com o related e depois faz uma coluna criando as faixas. Dessa maneira você vai perceber qual desses pontos que ta calculando errado.

Qualquer coisa, após fazer isso fala aqui que analiso contigo


Fora isso, se for para resolver com toda a certeza vou precisar de algum arquivo exemplo para fazer teste :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
37 minutos atrás, paulocesarmlf disse:

Consegue me mandar um arquivo de exemplo para que eu possa fazer testes?

Acredito que a questão ai envolvida é que ele ta pegando um mesmo valor para todas as categorias.

Tenta usar um CALCULATE(RELATED(....)) na formula onde você cria a coluna calculada, não sei se vai dar certo mas pode funcionar.

Caso não consiga me mandar um exemplo te aconselho a fazer separadamente.

Primeiro monta uma coluna só com a medida, depois uma coluna com o related e depois faz uma coluna criando as faixas. Dessa maneira você vai perceber qual desses pontos que ta calculando errado.

Qualquer coisa, após fazer isso fala aqui que analiso contigo


Fora isso, se for para resolver com toda a certeza vou precisar de algum arquivo exemplo para fazer teste 😞

Ei Paulo, blza....Se vc tiver e utiliza Teams me envia seu endereço pra gente ver juntos a solução para esse item...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, paulocesarmlf disse:

Como conversado no privado junto ao Cllebercs, conseguimos chegar a uma solução.

 

A primeira imagem é referente a uma questão de modelagem que tivemos que realizar.

Após criar esse relacionamento, optamos por não usar uma coluna calculada e sim uma medida que respeitasse o contexto de filtro de cada uma das linhas.

a medida formada para realizar esse calculo foi:


Faixa = 
var baixo = CALCULATE(SUM(f_Faixa_Consumo[BAIXO]),USERELATIONSHIP(f_Faixa_Consumo[FROTA],d_FROTA[Frota]))
var medio = CALCULATE(SUM(f_Faixa_Consumo[MÉDIO]),USERELATIONSHIP(f_Faixa_Consumo[FROTA],d_FROTA[Frota]))
var alto = CALCULATE(SUM(f_Faixa_Consumo[ALTO]),USERELATIONSHIP(f_Faixa_Consumo[FROTA],d_FROTA[Frota]))
return
SWITCH(
    TRUE(),
        ISBLANK(Racional[01_Consumo_L/H]) = TRUE(),
            "SEM FAIXA",
        Racional[01_Consumo_L/H] <= baixo,
            "BAIXO",
        Racional[01_Consumo_L/H] <= medio,
            "MÉDIO",
        Racional[01_Consumo_L/H] > medio,
            "ALTO")

1489300946_WhatsAppImage2022-03-22at13_02_03.jpeg.50fe1a35a14b16fb8b83d5b2fa0af120.jpeg

Bacana Paulo, consegui resolver o problema agora é achar a solução para criar um gráfico para esse resultado...

Muito obrigado pelo retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...