Ir para conteúdo
  • 0

Modelagem e relacionamento entre tabela de vendas x calendário de faturamento


AlmirJunior
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Galera, conforme base em anexo (dados fictícios) preciso desenvolver um modelo de relatório que, através do filtro de cliente me mostre as próximas datas que preciso enviar a fatura e também o resumo das vendas de cada fatura. 

Cliente 1 Faturas enviadas todas as sexta - emissões realizadas entre sexta (da semana anterior) e quinta (da atual)
Cliente 2 Faturamento mensal - emissões realizadas entre os dias  01 a 31 (envio de fatura até o dia 05)
Cliente 3: Faturamento quinzenal - emissões entre os dias 01 a 14 (envio da fatura dia 15) | emissões entre os dias 15 a 30 (envio da fatura da 01)

Criei uma tabela com o calendário do dia de envio das faturas, preciso agora entender como posso capturar somente os registros de venda para cada fatura, por exemplo, quando eu clicar na fatura que precisa ser enviada na próxima sexta (18/03) do cliente 1 ele me mostre (em tabela) quais os registros de venda contemplam aquela fatura (nesse exemplo seriam as vendas realizadas entre sexta (da semana anterior) e quinta (da atual) ou seja, apresentar em tela somente os registros (analítico) entre os dias 11/03 á 18/03

Assim como a padronização de período precisa ocorrer para os demandas clientes, já que um contempla vendas quinzenais, outro semanal e o outro mensal. 

Minha maior dúvida é de como ajustar essa conexão entre tabelas para facilitar no momento de filtrar os clientes e conseguir enxergar os dados daquela fatura em específico.

Desde já agradeço!

exemplo faturamento.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite, @AlmirJunior, tudo bem amigo?

Deixa te dar um feedback sobre o seu modelo de dados.

Eu vi que tem muitos pontos a serem corrigidos, vamos lá:

image.png.23e6f2865ef608ab534b4ce15e0df036.png

1. Você tem 2 tabelas dcalendário no seu modelo de dados - geralmente isso não é preciso, ainda mais pelo tipo de análise que você irá fazer.

2. Uma das tabela dcalendario ainda tem coluna com nome de cliente dentro dela - isso não pode ocorrer! A dimensão é uma tabela exclusiva para um tipo de dado.

3. Existe um relacionamento inativo entre uma dimensão nomecliente e a dcalendáriofatura - não relacionamos dimensão com dimensão - apenas em casos muito específicos, mas pelo que vi não é o seu caso e muito menos uma dimensão cliente com outra de data - tipos de dados diferentes.

4. Um relacionamento biderecional entre as 2 tabelas dimensão - relacionamentos biderecionais precisam ser evitados. Isso dá problema nas análises.

5. Vi ainda que você criou algumas colunas calculadas dentro do seu modelo. Isso também não é aconselhável fazer. Em alguns casos usamos sim. Mas bem pontuais tbm.

Pelo seu enunciado, eu entendi que você irá querer analisar os dados por eventos com base em datas: data venda, data da fatura, data da entrega.

Então, a sua tabela fato deverá contemplar esses eventos em colunas próprias:

nº fatura - cliente - valor - data da venda - data da fatura - data da entrega

Acho que você vai precisar de uma tabela dimensão cliente, como vc já tem e uma dcalendário apenas.

O detalhe é que teremos 3 relacionamentos entre a dcalendário e a tabela fato: um ativo para a data da venda e mais 2 inativos: 1 para data fatura e outra data da entrega.

E depois nas medidas que você irá ativar esse relacionamento (USERELATIONSHIP) para analisar os dados em cada contexto/evento de data que esteja com o relacionamento inativo.

Enfim....eu já estou até indo um pouco mais além...rsrsrs...melhor não continuar para não te confundir mais ainda...rsrs

O ideal a se fazer mesmo, é controlar a ansiedade um pouco, acredito que você esteja começando agora com PBI...e isso é normal, comigo também foi assim...rsrs....a gente quer ir logo pras medidas....rsrsrs....mas o melhor a se fazer mesmo é dar uns passos para trás e aprofundar um pouco mais em modelagem de dados.

Na sua dúvida que eu te respondi anteriormente eu afirmei isso: a importância de uma modelagem bem feita para que vc tenha tranquilidade na hora do DAX.

Modelagem a gente gasta bastante tempo mesmo. Isso é preciso, mas vai valer à pena. Pode confiar, amigo.

Comece o curso do Leo seguindo as aulas do Express, depois vai para o Champion....não atropele os passos! Isso é fundamental para o seu aprendizado, amigo.

Bom...espero que eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma com os conselhos de quem já sentiu essa ansiedade também, amigo.

Eu sempre procuro ajudar os colegas aqui no fórum. Iremos nos encontrar muito por aqui ainda...rsrsrs.

Estarei sempre à disposição, conte comigo. Bons estudos e sucesso aí, companheiro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...