Ir para conteúdo
  • 0

Relacionar Calendario vs Pedido por índice numérico e não pelo campo data


Murilo Oliveira
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, tudo bem com vocês?

Estou com uma dúvida, que para alguns, pode ser básica:
- A maioria criam a tabela calendário e relacionam com outras tabelas pela data (emissão e etc).
- No meu caso, o ETL fiz todo no SQL (DW), assim como minha tabela dCalendario também, com todos os outros campos derivados (Ano, Mês, Trimestre, MêsAno e etc)

O que aparentemente é o problema, é que o relacionamento entre as tabelas que tem data não é feito pelo campo data e sim por um campo ID_data, que é como um indice da minha tabela de data. Com isso, na tabela de PEDIDOS, por exemplo, não não consta o campo DT_EMISSAO, mas sim SK_DATA (númerico).

DESTA FORMA, QUANDO ADICIONO QUALQUER CAMPO DERIVADO, AS FUNÇÕES DE INTELIGÊNCIA DE TEMPO (DATEADD(), PREVIOUSMONTH....) NÃO FUNCIONAM!
Só funcionam se eu adicionar campos que estão dentro da "Date Hierarchy", alguem já passou por isso?
Não consigo relacionar Calendario por campo que não seja data? (exemplo esse ID chave que comentei acima).

Obrigado,

Murilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite @murilo. Tudo bem amigo?

Não tem problema vc utilizar as chaves PK e SK do seu DW para relacionamentos entre as tabelas.

O único ajuste que vc precisa fazer para utilizar as funções de inteligência de tempo do PBI é informar qual a sua tabela/coluna de data padrão do seu modelo, conforme tela abaixo:

image.png.14f406afcd03116c8ee5258da004b62c.png

Abre o menu Arquivo e depois em opções e depois em carregamento de dados, conforme tela abaixo, para verificar se o item de identificação automática de data está marcado:

image.png.437208973e8974246295bb440c7b5b67.png

Você pode optar por deixar desmarcado para você mesmo fazer o passo que falei antes.

E depois vc mesmo vai poder criar também as suas próprias hierarquias de datas.

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...