Ir para conteúdo
  • 0

Saldo de Dias Úteis


Rafael Borges
Ir para solução Solucionado por Rafael Borges ,

Pergunta

  • Alunos

Fala pessoal, boa tarde! 

Por gentileza me encontrei em uma dúvida sobre uma operação. Confesso que tentei chegar ao resultadao de algumas maneiras mas sem sucesso. 

1º - Preciso realizar o seguinte operação. Print1.thumb.jpg.4262a642d653a95d0f799f37d5130c36.jpg

Preciso pegar o ( Saldo Positivo de referente a 3 Dias Uteis atrás ou seja: Hoje - 3 Dias úteis), (Saldo Negativo de referente a 2 Dias Uteis atrás ou seja: Hoje - 2 Dias úteis)
 e o (Saldo Negativo de referente a 1 Dia Uteis atrás ou seja: Hoje - 1 Dia útil).
 
2º - Realizar o seguinte cálculo: 

( Saldo Positivo de referente a 3 Dias Uteis atrás ou seja: Hoje - 3 Dias úteis)- (Saldo Negativo de referente a 2 Dias Uteis atrás ou seja: Hoje - 2 Dias úteis) - (Saldo Negativo de referente a 1 Dia Uteis atrás ou seja: Hoje - 1 Dia útil)

 

Estou adicionando o arquivo modelo junto com as bases e o PBIX.

Agradeço a atenção dos amigos! Um abraço
 

 

PBIX e Bases.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá pessoal, boa tarde! 

Consegui chegar no meu resultado através de colunas calculadas. Talvez não seja a maneira mais elegante como diz o mestre Leo, mas foi a solução para o case. O ótimo é inimigo do bom rsrsrs.

Agradeço ao amigo @Barony, pelo tempo e disponibilidade e atenção em ajudar.

image.png.da6ff0a543891b5543a8a895c3260769.png

Foram ultilizadas 3 Colunas. 

image.thumb.png.0a228df5a778c42c67a2135a71a91f42.png

image.png.506fd43b383a77966967727a63017c9f.png

image.png

Editado por Rafael Borges
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa @Barony, boa noite! 

Barony, seria quase isso mesmo, porém eu preciso fazer o calculo somente dos dias úteis. Pode ser até uma coluna calculada não tem portancia se voê conseguir. 

image.thumb.png.ee8aafdf07e64c0c1e9b0d2a137b89cd.png

Mas esse print é olhando o cenario para data de Hoje 15/03/2022.

Amanhã por exemplo eu vou ter que andar um dia em cada coluna e sendo assim buscando os valores referentes aqueles dias úteis.

Eu inicei fazendo em coluna calculada, porém eu não consegui trazer o saldo daquele dia referente consigo trazer apenas o dia, talvez possa ser um ponto de partida para o amigo também.

Adicionei o que realizei no seu PBIX.

Porém o qu está pegando que preciso sempre olhar para a data atual que estamos e voltar em dias ÚTEIS, seja 3, 2,1 dias e pegar aquele valor, mas que seja dinamico. 

- 3 Dias Úteis = 
VAR vContagemDataAtual = LOOKUPVALUE(dCalendario[Contagem Acc Dias Uteis],
                                    dCalendario[Date],fDados[Dia])

VAR vDataHoje = TODAY()
VAR vSaldo =  fDados[Saldo]     
VAR v3DiasUteisAtras = 
            CALCULATE(
                    MIN(dCalendario[Date]),
                    FILTER(ALL(dCalendario),
                    dCalendario[Contagem Acc Dias Uteis] = vContagemDataAtual -2 )
            )
RETURN 
v3DiasUteisAtras

Com essa medida eu consigo retornar a data daquele dia útil que desejo, porém não consigo o valor. 

Na base de produção eu consigo reflir melhor o resultado até o momento nesse print.
Com as mesmas medidas utilizadas.
image.thumb.png.ff053c850ada3f3ffc93d22f5230aee4.png


 

Resultado2.pbix

Base Novo Calculo.xlsx

Editado por Rafael Borges
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia, Barony!  Tudo bem?

Barony acho que estamos chegando próximo mesmo hahaha..
Eu realizei uma validação só uma dúvida, olha só fiz o teste aqui e o valor deu um pouco diferente, olhei para o saldo positivo daquele dia 

image.png.62d85679ad5bd7809d3d165da9a0998c.png

Ou seja, hoje dia 16/03/2022 essa coluna de 3 Dias está olhando para o dia 11/03/2022 .

Vou te mandar exatamente essa base que estou usando para você poder ver o que pode ser. 

 

Base Barony.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa @Barony, boa tarde! 

Olhando somente para o Saldo Positivo 03 dias, com essa base que te enviei, que é a que estou usando. Acredito que se você conseguir usar ela vai ficar mais fácil para você poder ver a situação.
 

Só pra te mostrar uma pequena amostragem do que está acontencendo. Olhando para a primeira coluna apenas. Me parece que ele não está conseguindo pegar o saldo exato daquele dia correspondente, isso ocorre tbm nos dias negativos. 

ADRIANA DEMETRIO NASCIMENTO ela não aparece o saldo, mas na tabela de baixo você consegue ver que ele teve saldo no dia 11/03/2022
ALEXANDRE BAHIA MARTINHO os valores estão certo 
ALEXANDRE FERNANDES DE MOURA você consegue ver que os valores estão incorretos

image.png.134b474c413aeb3e990d6e0d626bcd10.png

Base Barony.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa, @Barony! Boa noite! Tudo bem?

Então mas na verdade, é um dúvida mesmo!  É possivél eu ultilizar essa coluna de forma automatica? Onde ela me traga exatamente isso que você disse Nome da adriana tem a data do 11/03/2022, quando tiver valor traga somente o valor. Vou te mandar o arquivo que estou usando. Teria que ficar desse modelo. Apenas mostrando o valor referente aquele dia.

image.png.9219866ef5205ef5afa85b9899981a37.png

image.png.221a9620924371083e114e0c3ce83d36.png

Onde é 3 dias ele tá retornando a data de hoje.

Onde é 2 dias ele retornou correto o valor, bateu.
Onde é 1 dia ele retornou vazio mesmo, que não tem valor negativo no dia 15. Que tbm está correto. 

A ideia é essas colunas serem dinamicas mesmo conforme está no print e no arquivo real que estou usando, talvez seja alguma falha minha que você olhando consegue capturar.
 

Saldo Barony.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...