Ir para conteúdo
  • 0

Criar saldo acumulado diário em Fluxo de Caixa


thiagosantosss
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
9 minutos atrás, thiagosantosss disse:

Boa tarde @Joao Barbosa,
Sim exatamente, não havia percebido que tinha um saldo inicial. Realmente neste formato dá certo sim. Obrigado.
Você poderia colocar uma breve narrativa do que foi feito? Para que eu compreenda melhor e consiga replicar.

Com Toda certeza amigo! Espero que o texto abaixo consiga esclarecer caso não consiga , tento explicar melhor , além disso acho que o vídeo que te mandei acima também explica bem direitinho sobre isso !

Primeiro criei uma tabela auxiliar  colocando um índice para ordenar dentro da matriz na posição que queria 

1 - Saldo inicial
2 - Receitas e assim sucessivamente

Essa ordem você vai criar de acordo com o que achar melhor.

Posteriormente fiz o relacionamento dessa tabela criada com a sua tabela fato onde já tem os valores de receitas e despesas calculados através de um simples sum()

Logo após fiz uma medida para calcular o saldo inicial e final que tem a mesma lógica:


 

var saldoinicial = CALCULATE([Saldo Dia], - soma dos valores
FILTER(ALL(dCalendario),dCalendario[Data]<datacontexto),ALL(Tabela)) - aqui eu filtro minha tabela calendário toda sem ser afetada pelos filtros e calculo toda a receita menos a despesa até a menor data do contexto da matriz ou seja se na matriz esta o dia 02/01/2022 eu estou somando tudo até o dia 01/01/2022  (no seu caso soma tudo pq receita e despesas tem sinais opostos no seu modelo) e por último retiro o filtro da tabela que construí para que faça o calculo para todos os ids.
var saldofinal =CALCULATE([Saldo Dia],
FILTER(ALL(dCalendario),dCalendario[Data]<=datacontexto),ALL(Tabela)) - aqui eu filtro minha tabela calendário toda sem ser afetada pelos filtros e calculo toda a receita menos a despesa até a  data do contexto da matriz ou seja se na matriz esta o dia 02/01/2022 eu estou somando tudo até o dia 02/01/2022  inclusive as operações que aconteceram nesse dia (no seu caso soma tudo pq receita e despesas tem sinais opostos no seu modelo) e por último retiro o filtro da tabela que construí para que faça o calculo para todos os ids.
 
 
E por último eu faço um switch 
SWITCH(TRUE(), - quando for verdadeiro
selecao="SALDO INICIAL" ,saldoinicial, - ou seja quando a matriz identificar  que no contexto está escrito saldo inicial vai fazer esse calculo e assim vale para as demais condições.
selecao="SALDO FINAL",saldofinal,
Medidas[Saldo Dia])
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, thiagosantosss disse:

Neste caso eu gostaria que o Saldo Acumulado aparecece apenas na ultima linha da matriz.

Aproveitando gostaria de saber tambem se alguem poderia me dar uma dica de como adicionar um saldo inicial, puxando o saldo do dia anterior.

Boa Tarde @thiagosantosss veja se era isso que procurava em anexo solução!

1412582850_Financeiro-Forum.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 minutos atrás, thiagosantosss disse:

Boa tarde @Joao Barbosa,

Primeiramente obrigado pela ajuda, seria quase isso sim.

No entanto eu queria que aparecesse tanto o saldo do dia (inicial e final) quanto o saldo acumulado, mantendo a estrutura de drill down (Tipo, Subtipo, Grupo e Classificação).

Saldo acumulado é o saldo final não? O que seria o saldo acumulado? quanto ao drill basta jogar a classificação debaixo que vc consegue abrir as linhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 minutos atrás, Joao Barbosa disse:

Saldo acumulado é o saldo final não? O que seria o saldo acumulado? quanto ao drill basta jogar a classificação debaixo que vc consegue abrir as linhas.

Na verdade o saldo final seria o resultado de: saldo inicial do dia + receitas do dia - despesas do dia. Já o saldo acumulado seria o saldo final dos dias anteriores + saldo final do dia atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 minutos atrás, thiagosantosss disse:

Na verdade o saldo final seria o resultado de: saldo inicial do dia + receitas do dia - despesas do dia. Já o saldo acumulado seria o saldo final dos dias anteriores + saldo final do dia atual.

Você quer somar os saldos finais ? é isso ? Não vejo muito sentido nessa analise , mas retorno com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 14/03/2022 em 19:35, Joao Barbosa disse:

Mas o saldo final já é o saldo acumulado que vc deseja pelo que relatou acima.

Boa tarde @Joao Barbosa,
Sim exatamente, não havia percebido que tinha um saldo inicial. Realmente neste formato dá certo sim. Obrigado.
Você poderia colocar uma breve narrativa do que foi feito? Para que eu compreenda melhor e consiga replicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...