Ir para conteúdo
  • 0

Fazer evolutivo em Dica de Ferramentas ignorar filtro de mês


Felipe G Martins
Ir para solução Solucionado por Felipe G Martins ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal!!

Eu uso um evolutivo por mês em algumas dicas de ferramentas e gostaria que o filtro principal de mês do dashboard não se aplicasse à este evolutivo. Como poderia fazer?
Se esta visão estivesse em um gráfico comum do dashboard seria super simples, usando o "Editar interações", mas como como está dentro da dica de ferramenta não é possível usar este recurso. Já tentei algumas fórmulas de dax, mas nada tem funcionado.

Alguém consegue me ajudar?

Segue uma imagem da dica de ferramenta.

image.png.486e42d0b80a9b1cd646297647355dbd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Muito obrigado pelo auxílio Rodrigo!!

Acabei encontrando outra maneira mais simples de resolver o problema. No gráfico evolutivo eu usei o ALLCROSSFILTERED, daí minha medida ficou assim:

Valor Total Dica Ferramenta = CALCULATE([Valor Total],ALLCROSSFILTERED(Calendario))

Dessa forma não foi necessário utilizar uma tabela calendário auxiliar. Segue o arquivo de como ficou.

Mas mesmo assim muitíssimo obrigado!

Exemplo_dúvida_resolvido.pbix

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite @Felipe G Martins, tudo bem amigo?

Para isso, será preciso você ter em seu modelo duas tabelas dcalendário, conforme abaixo:

image.png.1a488858a8446f13171ff1c0b0899c01.png

A coluna de data da primeira tabela dcalendário, vc irá usar no segmentador de dados do seu visual.

A coluna de data da segunda tabela dcalendario (dcalendarioAux), vc irá utilizar no seu TOOLTIP apenas.

Além disso, será preciso remover o filtro de data que vem da primeira tabela dcalendario, na medida que será usada dentro do TOOLTIP, assim:

Valor Total Dica Ferramenta = CALCULATE(SUM(Fato[Valor]),all(dcalendario))

O resultado seria assim, conforme sua base de dados informada:

 

image.thumb.png.d8befb8be3c7b8f180062aecf72d5431.png

Espero que tenha conseguido ajudar, amigo.

Sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Grande @Felipe G Martins, bom dia. 

Achei demais a sua solução, até por não conhecer o comportamento da ALLCROSSFILTERED. 

Passei uma solução do tipo "ajustes técnicos" (rrsrsrs....pra dizer gambiarra...rsrsrs) e você apresentou a verdadeira solução para seu caso.

Como o Leo gosta de dizer: "mais elegante".

Por isso, acredito que os méritos são todos seus e que a melhor solução apresentada foi de longe a sua. 

Assim, nada mais justo que você marcar sua resposta como a melhor solução - já que esse é o propósito aqui do fórum.

Até para outros colegas ao pesquisarem, saber que a sua solução foi a ideal para algum caso semelhante.

Esse fórum é bom demais por isso, que ao tentar ajudar a gente aprende muito mais.

Gratidão por você compartilhar sua solução, amigo.

Sucesso aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fico feliz que esse case foi selecionado pra ser resolvido pelo mestre!!

Porém, aplicando a solução indicada por ele, o "bloqueio" do filtro de Mês ocorre em todos os gráficos do Tooltip, inclusive no Cartão, onde lá sim deveria ser aplicado o filtro do mês.
Explicando melhor, nessa imagem tem a solução mostrada pelo Leo, mas o valor do Cartão deveria ser 1.857 e não 6.503 (que é a soma total de Tablet sem filtro de mês).

O ideal seria que o "Manter todos os filtros" se aplicasse a cada gráfico individualmente e não em toda a página, como é hoje. Tá aí algo pra Microsoft melhorar.

image.png.85401fccf877b5f42f9e3fc40273cbbe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fala Felipe, tudo bem?

Cara, estava precisando desta mesma solução e entrei aqui no seu tópico, Vi sua solução, a do Leo e a do Felipe.

Tentei realizar com a solução passada pelo Leo, porém funcionou parcialmente, além dos meses tenho filtro por ano e as medidas são dinamicas, ou seja, são alteradas através da segmentação de dados de Analise Selecionada, então conseguir dar um "jeitinho" que pode ser que te ajude também.

Meu modelo: 
Tenho filtro de analise selecionada, ano e mês (que fica selecionado o mês atual).
O tooltip servirá para a analise do ano da produção dos corretores do top 15 e que terá as medidas alteradas conforme a analise desejada pelo usuário.

image.png.739b481e3e555cb2dca81209abf322ba.png

Conforme a solução do Leo, desmarcar o (manter todos os filtros) e incluir os ( corretores ) no meu caso como o filtro que será realizado, funcionou, porém, se o corretor possui produção em 2022, 2021, 2020 ele desconsidera o filtro de ano e também de analise selecionada, onde os meus valores são dinamicos, posso ter valor quantidade e etc.

Tentei colocar o ano e a analise selecionada como filtro igual o corretor lá no tooltip e não funcionou.

image.png.62b587cef527a8185d04894b1ec81b4c.png
  

Para solucionar o meu problema usei a solução do Leo de desmarcar todos os filtros e deixar o corretor como filtro a ser realizado, porém, eu fui na primeira pagina onde possui os filtros de segmentação copiei o filtro de Ano e Analise Selecionada e colei na página do tooltip, e deixei eles sincronizados.

Depois Ocutei os mesmos da página e agora ao utilizar o tooltip no gráfico de corretor ele considera o filtro de ano e analise selecionada e  desconsidera o filtro de mês.

Espero que mesmo depois do tempo consiga te ajudar, ou fica para uma próxima.

 

Valeu Abraços

image.png.b81bcebdb26d108e41c64d092ed5edd2.png

image.png.afef44bff3d13d2913bb91ef417ecb7e.png

 

image.png.18a4da81a3d456660cfcac9da24c4f76.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...