Ir para conteúdo
  • 0

Ranking recebendo valores da granularidade maior


Felipe Emmanuel
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia, boa tarde ou boa noite!
Meu problema é o seguinte:
Existe um ranking por município, mas quero adicionar uma granularidade menor a essa tabela, por exemplo: 
Digamos que a cidade de Fortaleza tenha os cliente A, B e C, todos tem que receber o número 2, pois Fortaleza é o município 2 no ranking. 

image.png.4c15dc7b32f423f0e4593259921a871c.png
  

Mas quando coloco uma granularidade menor, ele filtra apenas a sua granularidade retornando todos 1, como mostra abaixo. 

image.png.6efdd3b9c0ae7ec9a1f316f5e1eaed8f.png

Tanto o "COD_CLIENTE" quanto "Municipio.1" estão na mesma tabela.
Vocês sabem de alguma forma para resolver esse problema via Dax, ou se conhecem alguma aula que explica isso? 
Desde já, agradeço o empenho de ajudar!

Editado por Felipe Emmanuel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite @Felipe Emmanuel, tudo bem amigo?

Para a sua solução eu criei um modelo semelhante para que pudesse chegar no resultado.

Na próxima dúvida, gentileza anexar uma base de dados fictícia ou o próprio PBIX para facilitar a ajuda...rsrrs

Vamos lá....

Para isso as medidas criadas foram:

Soma = sum(Fato[Valor])

Ranking =

CALCULATE(

RANKX(ALL(Cliente[Cidade]), [Soma]),

ALL(Cliente[Cliente]), VALUES(Cliente[Cidade]))

Veja o resultado:

image.png.cd16ceb43a63a6ff2a15e78a9e4e6882.png

Importante entender que a sua necessidade é ajustar a sua medida conforme seu contexto de avaliação. Para ajustar a medida de ranking, foi usada a CALCULATE e filtros para remover contexto de cliente (ALL) mas considerar o contexto de cidade (VALUES).

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 minutos atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite @Felipe Emmanuel, tudo bem amigo?

Para a sua solução eu criei um modelo semelhante para que pudesse chegar no resultado.

Na próxima dúvida, gentileza anexar uma base de dados fictícia ou o próprio PBIX para facilitar a ajuda...rsrrs

Vamos lá....

Para isso as medidas criadas foram:

Soma = sum(Fato[Valor])

Ranking =

CALCULATE(

RANKX(ALL(Cliente[Cidade]), [Soma]),

ALL(Cliente[Cliente]), VALUES(Cliente[Cidade]))

Veja o resultado:

image.png.cd16ceb43a63a6ff2a15e78a9e4e6882.png

Importante entender que a sua necessidade é ajustar a sua medida conforme seu contexto de avaliação. Para ajustar a medida de ranking, foi usada a CALCULATE e filtros para remover contexto de cliente (ALL) mas considerar o contexto de cidade (VALUES).

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso, amigo.

Muito boa a logica amigo, o que queria era exatamente isso, consegui chegar no resultado mais cedo, mas não tive tempo de vim postar. Mas mesmo assim eu esqueci de colocar o "VALUES", a maneira que você fez é mais acertiva e determinante. Muito obrigado! Vou atualizar a minha formula para não ter possível erros futuros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...