Ir para conteúdo
  • 0

[Subtotal] Soma de valores com medida utilizando distinct count


vitorkol
Ir para solução Solucionado por Fred - DAX ,

Pergunta

  • Alunos

Olá amigos, estou com um problema de lógica para montar minha consulta dax.
Preciso calcular a frequência de ocorrência de uma espécie de peixe em cada campanha programada. A Identificação é única independente da quantidade de peixes coletados. Então a medida Qtde de Taxons foi criada utilizando o distinct count.

Dessa forma eu consigo ver em quais campanhas aquele peixe apareceu, conforme imagem a seguir:ComoEsta.thumb.JPG.8428960f952d451c9401f7cda4f9d920.JPG

Porém eu tenho um problema que é o Total por linha e coluna, ou seja, o subtotal. Eu criei uma medida total linhas, porém não está funcionando como eu queria, pois ela está somando total por coluna, pode ser simulado pelo filtro Campanha do pbix em anexo. E como deveria fica? conforme a imagem a seguir:
ComoDeveSer.thumb.jpg.910ccafe5c9f5bbbca987c286f65e3d8.jpg

Sendo assim eu teria um resultado semelhante a este da imagem a seguir:
FrequenciaOcorrencia.thumb.jpg.b665c94e589de7ad3dc9829a58911670.jpg

Estou compartilhando o .pbix com as medidas e um arquivo em excel com os dados. Caso não leia a fonte, é só alterar o caminho do arquivo para o excel na pasta onde você baixar os mesmo.

Desde já agradeço imensamente a ajuda, pois já saiu do meu nível de conhecimento inicial.

Um abraço e Deus os abençoe em tudo.Frequência de Ocorrência.pbixLaudoHB.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá @Tiago Craici, rapaz que sensacional ver essa tabela assim.
É isso que eu preciso, todavia a frequência de ocorrência ela não pode ter a soma de total = 100% isso ocorre porque no somatório de ocorrências ultrapassariam 100% de presença de uma espécie de peixe.

Cálculo de frequência: Quantidade de vezes que uma espécie apareceu / pelo total de campanhas

Então neste caso, por exemplo as 4 primeiras linhas deveria ficar assim:

Capturar.JPG.f044116f6b36ce2ae16024d309d82c85.JPG

No caso apresentado por você, acho que você somou a quantidade de indivíduos por isso deu um total de 85, todavia não mesmo que para o peixe da espécie Ciliophora tenha sido capturado 9 vezes (linha 5 da tabela) ele só pode ser considerado como 1 especie em cada uma das campanhas. que neste caso são 5 campanhas.

Por este motivo que usei o distinct count, para montar a tabela do arquivo .pbix ou qualquer uma das imagens acima iniciais.

Mesmo que em uma campanha não acha a presença de uma espécie, eu devo dividir pelo total de campanhas neste caso se em 5 campanhas a mesma espécie apareceu em duas campanhas, a frequência é: 2/5 = 40%. se apareceu somente 1 vez em 5 campanhas é 1/5 = 20% e se apareceu em todas as campanhas a frequência é 100%

Consegui, explicar melhor?

 

Mais uma vez, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Tiago Craici não consegui editar a resposta anterior.
O resultado final deve ser semelhante a esta imagem:
FrequenciaOcorrencia.thumb.jpg.b665c94e589de7ad3dc9829a58911670.jpg

O total de espécie por campanha sempre será vazio ou 1 por causa do distinct count por o total por campanha será a soma por linha igual a coluna total e a frequência é a coluna total divida pela quantidade de campanha que neste exemplo são 5. Eu não posso ter um total geral de frequência porque ele ultrapassaria 100%. Por quê? Se em uma campanha eu tiver coletado a mesma espécie em todas elas o cálculo de frequência é: Total de presença = 5 / Total de Campanha 5 = 100% e se tiver coletado a mesma espécie em 3 campanhas  o cálculo de frequência é: Total de presença = 3 / Total de Campanha 5 = 60% e assim sucessivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Verdade, entretanto você também me ajudou pra caramba!
Poxa agradeço de mais, porque só de alguém já dar uma olha, me levou a pensar fora da caixa. As vezes a forma como estava pesquisando para achar a solução, ou, a sindrome de galinha, ficar só olhando para onde cisca. 

Contudo ainda permaneço com a pergunta: Onde estou cometendo meus erros?

@Tiago Craici e @Fred - DAX muito obrigado mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...