Ir para conteúdo
  • 0

Calcular a Soma da Coluna de Forma única


Alex
Ir para solução Solucionado por Fred - DAX ,

Pergunta

  • Alunos

Olá Meus caros, boa tarde!!

Preciso da ajuda de vcs, que acredito que irão matar na hora.

Preciso fazer uma formula, onde eu faça a soma da Coluna TotGeral.

O problema eh que ela coluna os valores se repetem, pq eh o total da Venda, e como a venda pode ter vários itens, esse valor tem crescido exponencialmente.

A minha dúvida é como fazer a soma considerando apenas uma linha da venda, tendo um ítem, já será uma linha, tendo mais itens, considerar apenas uma linha.

Estou colocando em Anexo uma planilha com algumas linhas, para terem noção do tenho de dados.

Um detalhe multiplicar a quantidade pelo totliq não bate sempre, por causa de uma despesa que hora tem e hora não tem, e esta despesa não está mapeada ainda.

Já fiz e refiz as medidas e sem sucesso, tentei usar filter, values, distinct, mas nenhuma funionou.

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

 

dados.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
34 minutos atrás, Alex disse:

Olá Meus caros, boa tarde!!

Preciso da ajuda de vcs, que acredito que irão matar na hora.

Preciso fazer uma formula, onde eu faça a soma da Coluna TotGeral.

O problema eh que ela coluna os valores se repetem, pq eh o total da Venda, e como a venda pode ter vários itens, esse valor tem crescido exponencialmente.

A minha dúvida é como fazer a soma considerando apenas uma linha da venda, tendo um ítem, já será uma linha, tendo mais itens, considerar apenas uma linha.

Estou colocando em Anexo uma planilha com algumas linhas, para terem noção do tenho de dados.

Um detalhe multiplicar a quantidade pelo totliq não bate sempre, por causa de uma despesa que hora tem e hora não tem, e esta despesa não está mapeada ainda.

Já fiz e refiz as medidas e sem sucesso, tentei usar filter, values, distinct, mas nenhuma funionou.

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

 

dados.xlsx 12 kB · 1 download

Boa Tarde! 
@Alex veja se é isso que precisa! 

alex resolvido.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, Tiago Craici disse:

Boa tarde Alex 

tire seu total da coluna liquida 

image.png.3245af9f38233ae9e548b37ae4a63329.png

 

função SUM 


 

Oi Tiago, bom dia!!

Não posso utilizar essa coluna, ela não é precisa, a coluna TotGeral eh que preciso utilizar pq ela representa o valor final da venda, apenas em alguns momentos que a soma dela coincide com o total geral.

De qualquer forma, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, Joao Barbosa disse:

Boa Tarde! 
@Alex veja se é isso que precisa! 

alex resolvido.pbix 27 kB · 0 downloads

Oi João, bom dia!!

Vou testar aqui e em seguida retorno se deu certo ou não, mas acredito que dará certo.

Eu estava focado em usar calculate, filter, essas coisas. rsrsrs

Ontem a noite me ocorreu de usar a calculatetable, mas não faço ideia da sintaxe, iria testar hoje tbm.

Mas assim que eu concluir o teste retorno aqui e informo.

Muito Obrigado.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 minutos atrás, Joao Barbosa disse:

se puder mostrar uma foto do que precisa no power bi ajudaria muito

 

Sim, quero colocar num cartão.

Não tenho um painel pronto, estou trabalhando com as medidas primeiro, para ir chegando aos valores dos relatórios paginados, para depois montar o Dash especificamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Alex disse:

Sim, quero colocar num cartão.

Não tenho um painel pronto, estou trabalhando com as medidas primeiro, para ir chegando aos valores dos relatórios paginados, para depois montar o Dash especificamente.

Se colocar a medida total certo no cartão vai ver que o valor total esta certo.

alex.thumb.PNG.49744e88b9a7ea3ad71ed64f0bf6ecd6.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Então, o problema eh que o Total Geral se repete ao longo da tabela, quando a venda tem mais de um item, eu preciso que seja considerado apenas uma vez.

Da forma que esta ele é calculado a cada item, quando tem um item só, o valor estará correto, qdo tiver 4 o valor fica 4 vezes maior, e deveria ser considerado apenas uma vez.

Não sei se me fiz entender. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 horas atrás, MIchel Ribeiro disse:

Boa noite Alex, eu sou iniciante e entendo pouco de dax, porém usando um pouco a lógica até onde estou estudando, uma solução que vc pode tentar é normalizar a tabela, usar essa como base e criar outra usando somente o numero da venda distinto em uma coluna e na outra o tatal de vendas.

Oi Michel, bom dia!!

Obrigado por ajudar.

Então, a tabela já está "normalizada", eu desnormalizei para tentar seguir a boa pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...