Ir para conteúdo
  • 0

Criar Hierarquia em Tabela de medidas.


José Henrique B Linck
Ir para solução Solucionado por José Henrique B Linck ,

Pergunta

  • Alunos

Eai pessoal, estou com um problema/Dúvida aqui.

Criei uma tabela para um DRE, nessa tabela eu basicamente trago as medidas referentes a cada uma das descrições da Estrutura do DRE.

image.png.066c7fbd7e8dd07903c2212fb1d28aac.png

 

O que eu não consigo é apenas criar mais uma coluna para que a tabela fique de uma maneira mais "Hierárquica".
Basicamente o objetivo é mostrar de maneira visual que "PJ", "Pessoas" e "Custo Fixo" sejam referentes as "Despesas Fixas (-)".

Só que eu crio a coluna e insiro a regra e a tabela não reconhece.

image.png.8d22f14fe81c896a15f1e82e51153c83.pngimage.png.0f30ecc17c13ee079345a44138ca6354.png

 

Não sei se preciso inserir isso via Dax. Se existir uma forma de fazer isso sem criar uma coluna, apenas alterando o formato da linha, também seria interessante.

Obrigado desde já a quem conseguir me ajudar.

Editado por José Henrique B Linck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
3 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Bom dia @José Henrique B Linck, tudo bem amigo?

Pra gente analisar certinho para sugerir melhor solução, seria necessário conhecer seu modelo de dados.

Mas de qualquer forma, vou deixar aqui uma sugestão:

Primeira coisa seria criar uma tabela com a Máscara da sua DRE - chamada tbm de plano de contas - nela devem conter todas as contas - inclusive as contas de resultado - e um coluna de código da conta que servirá tanto para fazer algumas medidas, quanto para ordenar os dados. Será preciso ainda, mais outra coluna para identificar se aquele item se refere a uma conta que está presente na sua tabela fato ou se é uma conta de resultado. Com isso, você poderá otimizar seu modelo, não havendo a necessidade de se criar uma medida para cada linha da sua DRE.

Sugiro você assistir esse Business Case da AMBEV:

[# Live2 Workshop Power BI] - Dashboard Financeiro com DRE - Business Case: Demonstrativo Financeiro da Ambev (powerbiexperience.com)

Espero que tenha ajudado.

Sucesso, amigo.

 



Muito obrigado Rodrigo !
A situação é um pouco mais especifica, eu recebi só algumas regras de negócio para geração do DRE, é um DRE Gerencial, sem um plano de contas bem definido, tenho apenas codificações especificas, mas nada relacionado a um plano de contas, até acessei a live antes mas vi que não iria se adequar muito.

Outra característica é de que fechei o "Conserto" de um dashboard já iniciado, no formato free lance, eu teria que sentar com o cliente e definir o plano de contas, por isso meu foco era apenas no visual, o objetivo da análise já foi alcançado, existe apenas um detalhe estético para fecharmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @José Henrique B Linck, tudo bem amigo?

Pra gente analisar certinho para sugerir melhor solução, seria necessário conhecer seu modelo de dados.

Mas de qualquer forma, vou deixar aqui uma sugestão:

Primeira coisa seria criar uma tabela com a Máscara da sua DRE - chamada tbm de plano de contas - nela devem conter todas as contas - inclusive as contas de resultado - e um coluna de código da conta que servirá tanto para fazer algumas medidas, quanto para ordenar os dados. Será preciso ainda, mais outra coluna para identificar se aquele item se refere a uma conta que está presente na sua tabela fato ou se é uma conta de resultado. Com isso, você poderá otimizar seu modelo, não havendo a necessidade de se criar uma medida para cada linha da sua DRE.

Sugiro você assistir esse Business Case da AMBEV:

[# Live2 Workshop Power BI] - Dashboard Financeiro com DRE - Business Case: Demonstrativo Financeiro da Ambev (powerbiexperience.com)

Espero que tenha ajudado.

Sucesso, amigo.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...