Ir para conteúdo
  • 0

Comparativo entre Meses


phillype freitas de aquino
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Estou usando a função 
CALCULATE (  [medida], 
DATEADD ( Data, [medida de dif] , month) )

Contudo, quando por exemplo, eu quero comparar Fevereiro com Janeiro, a quantidade de dias difere, como poderia fazer um comparativo apenas dos dias que se equivalem? 
Obs, o comparativo é dinâmico, portanto têm de usar DateADD

image.png.5cdacd997b5cad93b92dcce8beffda4d.pngimage.png.86b16d902d7bf44f5f94c8cde2792fa3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Boa noite @phillype freitas de aquino, tudo bem amigo?

Vamos lá...a minha sugestão é a seguinte:

Na sua dcalendário vc irá criar uma nova coluna de dia - que serão os dias de cada mês:

image.thumb.png.77268c5c826a87bc916f977f44ea291f.png

Feito isso vc vai criar sua medidas para somar os valores - SUM da coluna de valor da fato.
Soma = sum(fDados[Valor])

Depois outra medida para calcular a variação do mês anterior - só que aqui será o detalhe: vc vai colocar o values para a coluna de dias que vc criou acima na sua dcalendario:

MoM = CALCULATE(

[Soma],

PREVIOUSMONTH(dCalendario[Data]),

VALUES(dCalendario[Dia]))

Com isso o PBI irá levar em consideração o contexto de dias e irá trazer o seu resultado esperado.

Depois disso vc poderá criar sua medida de variação:

% ▲ =

Var anterior = CALCULATE(

[Soma],

PREVIOUSMONTH(dCalendario[Data]),

VALUES(dCalendario[Dia]))

Var atual = [Soma]

return

divide(atual - anterior, anterior)

e o resultado será esse:

image.png.76cc4c74efd0dac0915f74914810a1c0.png

Veja que no meu exemplo a medida "Soma", traz o valor de todo o mês, de todos os dias.

Veja Janeiro que está com 11.063,29.

Já a medida "MoM" irá considerar o valor do mês anterior levando em consideração os dias coincidentes:

Veja que agora o valor considerado referente à janeiro é de 9.078,90.

E se a gente consultar a tabela em Janeiro, iremos identificar os valores abaixo para os dias 29 a 31/01:

image.png.62f14b00ce6ee369d1d5db12f279fc22.png

Assim, 11.063,29 - 932,52 - 385,47 - 666,40 = 9.078,90 - exatamente o valor considerando os dias coincidentes, conforme acima.

Dessa maneira, a medida de %▲ estará considerando a mesma quantidade de dias entre os meses analisados.

OBS.: fiz assim passo a passo para facilitar o entendimento. Mas claro que vc poderá fazer o cálculo final usando menos passos em uma só medida - a sua escolha.

Espero que tenha conseguido te ajudar.

Sucesso, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Boa tarde, @phillype freitas de aquino, tudo bem amigo?

Acredito que para um comparativo mais justo entre os meses, vc deveria fazer através da média diária.

No seu exemplo entendo que Janeiro seria 948.945,65 / 31 dias do mês, o que daria um valor de R$ 30.611,15.

E para fevereiro a mesma coisa: 893.053,05 / 28 dias do mês, o que daria o valor de R$ 31.894,75.

Dessa forma vc elimina essa questão de quantidade de dias maiores entre cada mês analisado, entendeu?

Perceba que o valor gasto total em Janeiro foi maior, mas o valor médio diário em Fevereiro se tornou maior ainda.

O gasto total em Janeiro foi maior em função de possuir mais dias no mês - o que é normal/esperado em relação a Fevereiro que tem menos dias.

Assim, apesar de o gasto absoluto de janeiro ser maior, proporcionalmente fevereiro foi um mês que mais se gastou na média diária.

Portanto, essa análise pode enriquecer inclusive seu case para a sua diretoria.

Espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma.

Sucesso!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Boa tarde @phillype freitas de aquino, tudo bem amigo?

Testou a minha sugestão?

Deu certo? Ou não era o que vc precisava?

Se minha sugestão foi a solução para o seu caso, gentileza fechar o tópico, amigo.

Caso ainda não tenha encontrado a resposta, favor se manifestar para eu ou outro colega continuar lhe ajudando.

O que não pode é ficar a dúvida sem resposta e aberta ainda no fórum...rsrs...

Sucesso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Obrigado pelo retorno, realmente essa é uma análise válida ! Contudo preciso saber a variação dos dias também, o que acontece é que quando coloco os dois valores; 
Fevereiro como contexto atual e 
Janeiro e comparo os valores, aparecem os dias normamente, contudo a soma dos valores do contexto do mês anterior não dar o valor comparativo certo. 
Exemplo: 

image.png.1474e722424f3c887e39157f2298c8dd.png

Onde a 1 coluna é o mês fevereiro e a 2 é o mês janeiro os valores no contexto de dia estão certos,
contudo a soma em que mostra R$ 70.438,56 está errada, 
Dessa forma, queria que a soma desse exatamente os dias correspondentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...