Ir para conteúdo
  • 0

CÁLCULO DAX - CONTA CORRENTE + VARIÁVEL


Alan Pacheco
Ir para solução Solucionado por Alan Pacheco ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite,
Pessoal gostaria que me ajudassem com a seguinte questão.
Gostaria de realizar um cálculo de conta corrente para projeção do meu estoque. 
Detalhe, toda segunda-feira ele deve pegar o estoque normal (deixando de realizar o calculo de conta corrente) que eu iniciei o dia e recalcular novamente ( Iniciar novamente um nova conta corrente para os demais dias da semana.

Em anexo segue o exemplo que deixei em excel, a tabela vai ficar no formato matriz igual está no excel.
 

Conta Corrente.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
3 horas atrás, Frank Figueredo disse:

@Alan Pacheco ainda não ficou claro para mim a sua necessidade e as regras a serem aplicadas.

Você disse que já tem vendas, produção e estoque, então porque precisar projetar o estoque? Essa projeção será feita considerando que regra? Somente o que for superior a data atual do calendário? ou considerando outra coisa? Detalha melhor o teu cenário, e as regras, para que possamos abstrair melhor o teu cenário e inclui datas para facilitar o entendimento.

Fala meu chefe @Frank Figueredo, cara eu consegui resolver, foram quase 3 dias pensando em como fazer mas eu resolvi, mas caso queira tentar resolver ainda agradeço, talvez vocês possa até fazer uma formula dax melhor qe a minha, então vou ver se consigo explicar.

Na tabela em excel eu coloquei o resultado que eu queria obter.

O Calculo é uma conta corrente como falei, imagina você está na segunda-feira dia 01/01/2020 e tem um estoque de Arroz de 100 unidades, na mesma segunda você produziu 20 unidades e vendeu 60 então o teu estoque final vai ser 100 + 20 - 60 = 60 o resultado será o teu estoque final da segunda-feira, porém na terça-feira o valor 60 vai ser o teu estoque inicial, então você vai começar terça-feira com 60 em estoque, vai produzir 50 unidades e vai vender 25, então tu vai ter a conta 60 + 50 - 25 = 85, então esse será teu estoque final de terça-feira, assim sendo será o teu inicial da quarta-feira.

Em tese esse seria o fluxo que deveria ser escrito até que ele chegasse na segunda da próxima semana onde ele iria iniciar o fluxo novamente porém com o estoque atual, pois como temos desvios no Centro de distribuição, só conseguimos pegar essas anomalias e ajustar no sabado para o domingo.

Qualquer dúvida pode falar comigo no Discod que estou a disposição.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Barony disse:

@Alan Pacheco

Voce tera que realizar o ETL para que fique desta forma, dexei um pbix para voce ver que nao tem medida complexa. 

Obs. O power bi trabalha colunar e nao em linha igual no excel, sugiro que veja as aulas de modelagem para que possa desenvolver seu modelo.

 

image.png.c57f2a708aa2c4642f8230d37eceac64.png

teste.pbix 24 kB · 0 downloads

Fala meu amigo, agradeço a dica, porém tenho tabelas distintas, uma já é a do meu estoque que trago do SQL, outra é a programação de produção que é enviada uma vez na semana e a venda tambémé do SQL,  se tiver um ideia de como juntar a 3 tabelas com os respectivos valores igual eu fiz no excel, pois eu to tentando resolver em DAX, visto que são 3 tabelas distintas e não faz o calculo que eu fiz no exel que é jogar o estoque de final para o estoque inicial do dia seguinte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Alan Pacheco

Se voce tem tres tabelas distintas, procure um forma de fazer o relacionamento entre elas. Tipo posso ter uma tabela de Vendas e estoque ambas tem uma coluna de data de venda e data de entrada em suas tabelas respectivas, com isso vc usaria uma dimensão dcalendario para cruzar as informações. No cusrso o Karpa faz uma analogia da mesma forma de uma tabela de vendas com uma de meta.

 

Obs. Nem tudo se resolve com DAX, se seu modelo esta com uma modelagem ideal sua medida DAX fica facil , se seu modelo estiver ruim o DAX se torna complexo.

Editado por Barony
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Barony disse:

@Alan Pacheco

Se voce tem tres tabelas distintas, procure um forma de fazer o relacionamento entre elas. Tipo posso ter uma tabela de Vendas e estoque ambas tem uma coluna de data de venda e data de entrada em suas tabelas respectivas, com isso vc usaria uma dimensão dcalendario para cruzar as informações. No cusrso o Karpa faz uma analogia da mesma forma de uma tabela de vendas com uma de meta.

 

Obs. Nem tudo se resolve com DAX, se seu modelo esta com uma modelagem ideal sua medida DAX fica facil , se seu modelo estiver ruim o DAX se torna complexo.

Fala meu nobre, cara tem outro rapaz do forum que ta me ajudando, já analisamos o modelo juntos, o modelo ta coerente, mas infelizmente a minha necessidade só se resolve com DAX, porém não é um calculo fácil, ontem ficamos até as 1h da manhã, falta pouco para chegarmos perto do resultado.

Em relação a sua colocação eu concordo quando existe a viabilidade, agora quando não tem, devemos procurar resolver com DAX.

Editado por Alan Pacheco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Barony disse:

@Alan Pacheco

Veja o ETL ai se te atende. outro ponto ao inves de ser dia seria bom ser data.

 

Exemplo_ETL.pbix 24 kB · 0 downloads

Fala @Barony eu já tinha feito essa tua mesma resolução anteriormente, para tu entender melhor o motivo tu teria que ver o meu modelo, como te falei anteriormente, tem um colega aqui da comunidade que veio falar comigo, então eu abri uma live e mostrei para ele o problema, a principio ele também achava que dava pelo ETL, mas depois que viu o modelo viu que não tinha como pela necessidade, por isso que eu to buscando uma solução via DAX.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Alan Pacheco ainda não ficou claro para mim a sua necessidade e as regras a serem aplicadas.

Você disse que já tem vendas, produção e estoque, então porque precisar projetar o estoque? Essa projeção será feita considerando que regra? Somente o que for superior a data atual do calendário? ou considerando outra coisa? Detalha melhor o teu cenário, e as regras, para que possamos abstrair melhor o teu cenário e inclui datas para facilitar o entendimento.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...