Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamentos Muitos X Muitos - Duplicando registros


Bruno Wantil
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Olá,

estou modelando três tabelas (anexo). Primeiro relacionei a tabela "Ambiente_Físico" com a "Func_Amb" e mesclei trazendo a matrícula do funcionário da tabela "Func_Amb" para a "Ambiente_Físico". Com isso, na tabela "Ambiente_Físico" tenho todos os funcionários que pertencem a tal ambiente. Depois disso, relacionei a tabela "Risco" e gerou relacionamento muitos para muitos, pois relacionei com o código do ambiente físico que possui em ambas tabelas e é a única coluna e a correta. O problema é que quando coloco a matrícula do funcionário, ele pega todos os riscos em ambos, fazendo com que o risco de um aparece para o outro e vice-versa. Quando incluí uma tabela auxiliar para não gerar relacionamentos muitos para muitos, ele apresenta um erro ao adicionar a coluna da matrícula.

Resumindo, quero filtrar (segmentação de dados) o ambiente físico e numa tabela saber quais riscos e funcionários pertencem aquele ambiente físico ou filtrar pelo funcionário e ter as informações dele.

 

relacionamento.PNG

erro_muitos_x_muitos.PNG

erro_com_tabela_Aux.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Prezados Bruno's @Bruno Wantil e @Bruno Abdalla de Souza, tudo bem amigos?

Permitam-me uma sugestão.

Primeiros passos Power Query:

1. duplicar as tabelas riscos e funcionários,

2. Fazer um merge com a tabela de ambiente funcionário com essa tabela risco duplicada,

3. essa tabela resultante do merge será a fato do modelo,

3. desabilitar a carga dessa tabela risco que foi feito o merge.

4. na outra tabela de risco deixar apenas os códigos dos riscos,

5. na outra tabela funcionário deixar apenas os códigos dos funcionários;

Feito isso, o modelo terá 5 tabelas no Power Query, sendo 4 que serão carregadas para o Power Bi e outra que a carga foi desabilitada no passo 3.

Os relacionamentos ficaram assim:

 

image.thumb.png.6283227b2fcacf134232320826cad407.png

Feito isso, basta usar as colunas que irá encontrar os funcionários que pertencem a cada ambiente e quais riscos eles estão sujeitos naquele ambiente específico, conforme abaixo:

image.png.8da3195dfb189f5764d7c6d00f0e4eed.png

A hierarquia acima está por:
Ambiente, depois matrícula do empregado e depois os riscos que eles estão sujeitos.

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Bruno, 

dessa forma eu consigo sim, porém eu preciso saber quem são os funcionários presente no ambiente físico. Essa informação eu só tenho na tabela "FUNC_AMB", aí resolvi mesclar com a dimensão "Ambiente_Físico" para trazer a matrícula do funcionário, que também dá certo. O problema é quando relaciono com a tabela "Risco", pois tenho que mostrar para meu gestor por exemplo, naquele ambiente eu tenho quantos funcionários e quais riscos estão expostos estes funcionários? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Segue em anexo dois arquivos. O arquivo "Tabela_Sem_Mesclar" está idêntico ao banco de dados, sem alteração. O outro arquivo "Tabela_Mesclada" cheguei a mesclar a tabelas "Ambiente" X "Amb_Func" para levar/informar a matrícula do funcionário na tabela "Ambiente". Pode usar o arquivo que melhor te atender. Lembrando que a tabela "Risco" será minha fato, porque depois entrarão outras dimensões relacionando com essa fato.

Tabela_Sem_Mesclar.pbix Tabela_Mesclada.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite @Bruno Wantil.

Pra chegar no resultado que eu te enviei, você precisa seguir todos os passos - do 1 ao 5.

De fato, se você parar no passo 2 a tabela resultante vai gerar um relacionamento muitos para muitos porque os dados ainda estarão duplicados na tabela dimensão.

No passo 4 eu falei para deixar apenas os valores únicos para os códigos de risco - que será a dimensão.

Aí não haverá mais relacionamento muito para muitos.

Só fazer os passos com calma que vai dar certo, amigo.

Sucesso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...