Ir para conteúdo
  • 0

Quantidade de Clientes com Crescimento


Paulo Mulato
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

  • Alunos

Senhores, preciso novamente de auxilio, gostaria de mensurar em um determinado período, quantas vezes um clientes teve queda de faturamento em relação ao mês anterior, Ex:

Cliente  Mes  %Mes Atual x Mes Anterior

padaria  jan  -15%

padaria  fev  -12%

padaria  mar  5%

 

No exemplo acima eu teria uma medida para o cliente padaria, informando que ele teve 2 (dois) meses com que queda de faturamento em relacao ao mes anterior!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
35 minutos atrás, Joao Barbosa disse:

Boa Tarde @Paulo Mulato se eu entendi bem eu ja tive uma questão parecida com a sua e resolvi da meneira mostrada no pbix anexado.

 

testeforum.pbix 38 kB · 0 downloads

Esqueci de mencionar que se vc for mudar o contexto na var tabela tem que colocar um Calculatetable antes do summarize e depois do ultimo parentes um allselected().

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bruno, obrigado pelo contato rapido. Minha ideia a principio seria limitar a analise nos ultimos 3 meses e nesse periodo analisar quantas vezes o cliente caiu no % de evolução em relação ao mês anterior. Acredito que conseguindo isso, posso posteriormente escolher outros periodos para analise!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Na vdd vou ter os percentuais de queda ou crescimento em relacao ao mês anterior e dependendo do periodo analisado, por ex. ultimos tres meses, criar uma medida que traga para o clientes a quantidade de meses com queda no periodo.  Outra coisa, o periodo de tres meses vai depender do mes selecionado, se selecionarmos fev'22 o periodo analisado sera jan'22, dez'21, nov'21.

 

DS_MES_ABREVIADO %Validacao Mes atual (vs mesmo mes anterior)
JAN 6,80%
FEV 9,00%
MAR 24,30%
ABR 42,50%
MAI 20,50%
JUN 6,00%
JUL -5,40%
AGO 6,70%
SET -6,70%
OUT -7,40%
NOV 1,90%
DEZ -4,40%
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Obrigado Joao, era exatamente isso, mas só abusando mais um pouco, como faria na sua medida para ele realizar o summarize de uma tabela com um filtro especifico, por exemplo os últimos três meses, exemplo: Se no filtro de mês eu selecionar fev'22 a tabela que a medida ira lê, vai conter os tres meses anteriores ao selecionado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 minutos atrás, Paulo Mulato disse:

Obrigado Joao, era exatamente isso, mas só abusando mais um pouco, como faria na sua medida para ele realizar o summarize de uma tabela com um filtro especifico, por exemplo os últimos três meses, exemplo: Se no filtro de mês eu selecionar fev'22 a tabela que a medida ira lê, vai conter os tres meses anteriores ao selecionado!!!

Dentro da calculatetable  faz um filter com dateadd ai vc pode ate criar um parametro para ver os meses que quiser , jaja replico isso e mando uma solução aqui

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...