Ir para conteúdo
  • 0

Obter semana do mês desconsiderando o ano


delmarmachado
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia, pessoal.

A expressão WEEKNUM nos faz descobrir qual o número da semana, porém, ela se baseia no ano. Contudo, eu preciso descobrir qual a semana do mês, mas assim que se iniciar o mês, que ela recomece. Ex: janeiro: 1, 2, 3 e 4, fevereiro: ao invés de: 5, 6, 7 e 8, passar a exibir 1, 2, 3 e 4.

Alguém sabe como posso fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá @delmarmachado!

Segue :

No DAX:

dCalendario = 
    ADDCOLUMNS(
        CALENDARAUTO(),
        "Semana do Mês", WEEKNUM([Date])-WEEKNUM(DATE(YEAR([Date]), MONTH([Date]), 1))+1)

 

No Power Query: 

Transformar Dados -> clica na Consulta dCalendário e coluna da Data -> Acionar Coluna -> Data -> Semana do Mês

image.thumb.png.6f9c7bdfc73dd1c2eb11fe580437f257.png

 

 

Em Linguagem M: 

= Table.AddColumn(#"Semana do Ano Inserida", "Semana do Mês", each Date.WeekOfMonth([Data]), Int64.Type)

 

É isso aí! Espero ter ajudado!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
58 minutos atrás, delmarmachado disse:

Bom dia @Nelson Kobayashi, deu certo com base no seu pbix. A questão realmente estava no parêntese final, que devia ter sido inserido antes do sinal de +.

Muito obrigado pela ajuda.

Não tenho certeza, mas talvez pode ter tido alguma mudança na lógica como o DAX entende o cálculo...

Fiz várias tentativas até chegar no resultado desejado e descobrir que o "+1" no final da medida estava aumentando só uma das variáveis e não se somando ao total... sinistro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...