Ir para conteúdo
  • 0

Criação de um filtro de Data dinâmico com base em "Possui Faturamento" e "É dia útil".


Carlos Beck
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal

Acho que essa é fácil, mas não consegui mudar o contexto para a construção de um filtro de data dinâmico para sempre abrir o relatório conforme critérios.

Acredito que uma Coluna Calculada na dCalendario é a solução, para que eu possa usá-la em um visual de Filtro de Data.

Em anexo, um excel que tenta expressar minha necessidade.


Grato aos colegas!

Filtro Dinâmico - Último Dia com Faturamento e Dia Útil.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Carlos Beck!

Última tentativa para ver se atende rs, com a data de forma invertida a ordenação fica correta e é possível manter a opção "Último Faturamento" sempre na 1ª opção, assim quando atualizar estará sempre com essa opção, pois automaticamente ao ter novos faturamentos essa opção será setada para a data mais recente sempre.

A dúvida agora é se isso atende a quem vai usar.

image.png.1cdd1a58da0d23d08c13f292523e642e.png

Código para a coluna calculada:

Data Filtro = 
VAR vData = Data[Data]
VAR vMaioDataFaturamento = 
CALCULATE(
MAX(Data[Data]),
ALL(Data[Data]),
FILTER(
Data,
Data[Tem Faturamento?] = "Sim"
)
)

RETURN
IF(
vData = vMaioDataFaturamento,
"Último Faturamento",
FORMAT(Data[Data], "yyyy/mm/dd") 
)
R
Editado por Michele
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Carlos Beck!

Se você criar essa coluna calculada na sua dCalendario, validando se essa data é igual ou inferior à maior data de faturamento, terá essa "Possui Faturamento?" e conseguirá filtrar o seu segmentador por "Possui Faturamento?" = TRUE, ordenando pela maior data sempre trará a data mais recente de faturamento.

Veja se consegue montar algo assim, senão retorna aqui que simulo para você, eu tenho algo parecido nos meus relatórios, mas é para filtrar sempre até os dias do último mês fechado, funciona bem direitinho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

oi @Michele

Na verdade eu já tenho essa coluna calculada "Possui Faturamento?", porém ainda tenho a coluna calculada "É Dia Útil?", entende? Queria identificar um "Match" entre ambas., IMEDIATAMENTE anterior à coluna "Hoje"...

Imaginei um nova coluna calculada que leve em conta estes dois critérios... mas colaram as placas aqui...

Obrigado pelo retorno!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 minutos atrás, Carlos Beck disse:

oi @Michele

Na verdade eu já tenho essa coluna calculada "Possui Faturamento?", porém ainda tenho a coluna calculada "É Dia Útil?", entende? Queria identificar um "Match" entre ambas., IMEDIATAMENTE anterior à coluna "Hoje"...

Imaginei um nova coluna calculada que leve em conta estes dois critérios... mas colaram as placas aqui...

Obrigado pelo retorno!

 

E além disso, ainda gostaria que esta Data ficasse como default ao atualizar o relatório no PBI Service... Ao abrir após a atualização, sempre apareça esta data que atenda os critérios...

MAS, se me ajudar com que a Data "Possui Faturamento" = TRUE() se mantenha de forma dinâmica, já é um pYt@ progresso!!!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Carlos Beck!

Se você quer mais uma condição basta adicionar ao filtro lateral, eu apenas exemplifiquei como você vai obter a data mais recente com os critérios entendeu.

  • Segmentador com o campo Data ordenando por DESC.
  • Filtro LATERAL "Possui Faturamento?" = TRUE/Sim.
  • Filtro LATERAL "É Dia Útil?"= TRUE/Sim.

Feito isso, retornarão as datas que atendem aos seus critérios, como estará ordenando por DESC sempre será a data mais recente desta lista. Se não for isso que você deseja, confesso que não compreendi.

Caso seja e puder marcar a resposta mais que lhe ajudou como Solução, para fecharmos o tópico.

image.thumb.png.5f125743878c742bcd15a2810c6f7347.png

image.png.b2a00856637ec1f8a2f3ef99e6759e0f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Michele, quase lá...

Tuas dicas estão ótimas.

A ideia é manter o filtro já selecionado no "Último Dia com Faturamento" (esquece o Dia Útil). No exemplo o BI já traria a data 11/02/22, mas no decorrer dos dias, o filtro mude dinamicamente ao atualizar o dashboard para o "Último Dia com Faturamento" atualizado...

Imaginei uma coluna calculada mas não consegui criar, onde:

= se MAX dCalendario[Data] com coluna "Possui Faturamento?" = TRUE(), "Últ Faturamento", senão dCalendario[Data].

Desta forma eu publicaria o relatório utilizando o filtro com a opção "Últ Faturamento" e ele seria atualizado automaticamente ao longo dos dias.

Mas talvez eu não consiga criar essa coluna com tipo Data e tipo Texto ao mesmo tempo.

Ficou mais claro agora?

Vou dar mais um tempo e se não conseguir um retorno da comunidade, fecho a questão com tuas respostas, ok?!

Obrigado pela tua ajuda, já agregaste muito!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Carlos Beck!

Se agora te entendi rs, já sei o que você quer, é o que eu faço no meu para traz "mês atual", porém lá eu só preciso do AAAA/MM, aí quando ordeno fica certinho, no caso de data completa não vai ficar porque vamos precisar transformar o campo em texto.

Consegui criar o campo com essa opção "Último Faturamento" mais as demais datas, o problema agora é a ordem. Estou anexando o .pbix com o exemplo para ver se quem sabe você tem alguma ideia sobre essa parte da ordem, vou testar mais um pouco daqui tbém. Caso não dê mesmo para ficar num único filtro, você pensa em alguma outra forma? Só precisaria sempre limpar um filtro ao utilizar o outro.

Filtro Tem Faturamento na dCalendario.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Carlos Beck!

Fiz um teste aqui com dois filtros, um apenas com a opção "Último Faturamento" e outro com as demais datas, onde ao selecionar "Último Faturamento" não mostrará demais datas, e caso o usuário queira filtrar "Faturamento anteriores", basta desmarcar a opção "Último Faturamento" e selecionar a data desejada.

Talvez isso não te atenda, mas estou enviando também na intenção de dar ideias do que pode ser feito. Creio que é bom validar com quem vai usar, em como você pode apresentar essas opções de filtros para a pessoa, assim fica mais fácil saber onde focar a energia na hora de desenvolver.

Filtro Tem Faturamento na dCalendario.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Carlos Beck!

Estranho, não deveria, eu uso essa mesma lógica para o meu "mês atual" que é sempre o último mês fechado justamente porque precisava atualizar dinamicamente para o mês mais atual sempre. Tu só não podes transformar a coluna atual de Data, ela fica lá preservada sendo usada nas medidas, fora isso deveria funcionar certinho.

Conseguiu resolver? Espero que sim rs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...