Ir para conteúdo
  • 0

Fluxo de Caixa - calcular coluna de datas


Vicente Ayrton
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

  • Alunos

Tenho uma planilha de fluxo de caixa com base em duas fontes de dados. Para totalizar no relatório do fluxo preciso tratar as data de "vencimento" no contas a pagar e de "recebimento" no contas a receber com as seguintes regras:

image.png.9bce0ddea6857669037eadfcad22016f.png

FASE 1: Se o dia da semana do vencimento ou de recebimento for domingo ou sábado passa a ser a segunda-feira seguinte a esse dia (dia+1 ou dia+2)

Os dias do fluxo seguem assim:

  1. Em atraso: Se o dia do vencimento ou de recebimento for menor que o dia de hoje
  2. primeiro dia (data hoje),
  3. segundo dia (próximo dia depois de hoje sem considerar sábado e domingo);
  4. terceiro dia (próximo dia depois do segundo dia sem considerar sábado e domingo);
  5. quarto dia (próximo dia depois do terceiro sem considerar sábado e domingo);
  6. quinto dia (próximo dia depois do quarto sem considerar sábado e domingo);
  7. Lançamento Futuro Até: Os próximos 15 dias após o quinto dia (>quinto dia+15)

Obs.:  Os dias que estão acima do Lançamento Futuro não são considerados.

Minha planilha roda em EXCEL e busco desenvolver no Power BI começando por essa que é um relatório mais simples dos que tenho.

Abaixo segue meu relatório:

image.thumb.png.4f92a98c034059da290ca4b817ddc0bd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Bom dia,

Pelo que entendi você ainda não começou a desenvolver e por isso não tem uma questão específica no seu post.

Meu conselho é: Comece a importar e tratar seu dados e conforme você vai desenvolvendo você vai resolvendo os problemas. Uma coisa importante e que gosto de fazer é, separar o(s) problema(s) por partes e resolvendo uma coisa de cada vez.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia Alesson,  grato pelo retorno!
Eu já fiz a importação das duas bases e  o relacionamento das tabelas.

O que preciso de ajuda é em relação a uma fórmula para calcular a MEDIDA "DATA CALCULADA" para as duas bases, onde preparo as datas de vencimento e recebimento para o relatório, de acordo com as regras expostas. 

No EXCEL tá feito. Poderia subir com a base "planilha  pronta" e apenas montar o relatório. Sinto que preciso dar um passo adiante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 horas atrás, Vicente Ayrton disse:

Bom dia Alesson,  grato pelo retorno!
Eu já fiz a importação das duas bases e  o relacionamento das tabelas.

O que preciso de ajuda é em relação a uma fórmula para calcular a MEDIDA "DATA CALCULADA" para as duas bases, onde preparo as datas de vencimento e recebimento para o relatório, de acordo com as regras expostas. 

No EXCEL tá feito. Poderia subir com a base "planilha  pronta" e apenas montar o relatório. Sinto que preciso dar um passo adiante.

Boa Tarde se pudesse mandar uma base ficticia no excel do que precisa ser feito talvez ficaria mais claro .

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
50 minutos atrás, Vicente Ayrton disse:

Tudo bem João! Obrigado pela dica.

Segue como solicitado.

exemplo de dados e calculos.xlsx 50 kB · 1 download

Boa Tarde Vicente , 

Cara estou anexando uma base e o pbix , fiz uma base pequena para testar a solução.

Para que entenda melhor o que eu fiz : 

1 - Criei uma dcalendario dentro do power query , criando uma coluna dinâmica com essas situações descrevidas por você.
2 - Relacionei a coluna de data dessa dcalendario criada com as colunas de data das tabelas fatos de  "Pagamento" e "Recebimento"
3 - As datas posteriores a 15 dias dei um nome de "não aparece" e retirei elas no filtro do próprio power bi

Pelo que eu entendi acho que isso resolve seu caso. Se precisar de ajuda ou melhores explicações me avise.

Arquivo esta em anexo.

 

 

VicenteAyrton.pbix BaseFluxo.xlsx

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...