Ir para conteúdo
  • 0

Dividir apenas uma linha de respostas


Fátima Queiroz
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Por favor, utilizei o Text.Combine para juntar minhas 4 colunas de resposta, onde apenas uma continha resposta e as outras estavam null.

Porém, há alguns registros que estão  com resposta nas 4 colunas e quando eu combinei ficaram todas na mesma coluna.

Gostaria de saber como separar e colocar em linhas diferentes. Veja o exemplo.

 

image.thumb.png.fbd8748f7d15a2725fa935a292ddd148.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Fátima Queiroz creio que consegui o que você precisa dá uma olhada pra ver se é isso mesmo:

 

image.thumb.png.08ef7d0e5daebb7864c2517925ac98fc.png

 

Segue Código da Consulta.

let
    Fonte = Excel.Workbook(File.Contents(CaminhoArquivo), null, true),
    Sheet_Sheet = Fonte{[Item="Sheet",Kind="Sheet"]}[Data],
    #"Tabela Transposta" = Table.Transpose(Sheet_Sheet),
    #"Preenchido Abaixo" = Table.FillDown(#"Tabela Transposta",{"Column1"}),
    #"Tabela Transposta1" = Table.Transpose(#"Preenchido Abaixo"),
    #"Cabeçalhos Promovidos" = Table.PromoteHeaders(#"Tabela Transposta1", [PromoteAllScalars=true]),
    #"Linhas Filtradas1" = Table.SelectRows(#"Cabeçalhos Promovidos", each ([ID] <> null)),
    #"Outras Colunas Não Dinâmicas" = Table.UnpivotOtherColumns(#"Linhas Filtradas1", {"ID", "1) Informe em qual unidade você é professor(a)?", "2) Para qual(is) nível(is) realizará a avaliação? 2", "2) Para qual(is) nível(is) realizará a avaliação? 2_1", "2) Para qual(is) nível(is) realizará a avaliação? 2_2", "2) Para qual(is) nível(is) realizará a avaliação? 2_3", "2) Para qual(is) nível(is) realizará a avaliação? 2_4"}, "Atributo", "Valor"),
    #"Outras Colunas Não Dinâmicas2" = Table.UnpivotOtherColumns(#"Outras Colunas Não Dinâmicas", {"ID", "1) Informe em qual unidade você é professor(a)?", "Atributo", "Valor"}, "Atributo.1", "Valor.1"),
    #"Colunas Removidas" = Table.RemoveColumns(#"Outras Colunas Não Dinâmicas2",{"Atributo.1"}),
    #"Colunas Renomeadas" = Table.RenameColumns(#"Colunas Removidas",{{"Valor.1", "Serie"}}),
    #"Dividir Coluna por Delimitador" = Table.SplitColumn(#"Colunas Renomeadas", "Atributo", Splitter.SplitTextByDelimiter("_", QuoteStyle.Csv), {"Atributo", "Atributo.1"}),
    #"Valor Substituído" = Table.ReplaceValue(#"Dividir Coluna por Delimitador",null,"0",Replacer.ReplaceValue,{"Atributo.1"}),
    #"Duplicatas Removidas" = Table.Distinct(#"Valor Substituído", {"ID", "1) Informe em qual unidade você é professor(a)?", "Atributo", "Serie"}),
    #"Colunas Removidas1" = Table.RemoveColumns(#"Duplicatas Removidas",{"Atributo.1"}),
    #"Coluna em pivô" = Table.Pivot(#"Colunas Removidas1", List.Distinct(#"Colunas Removidas1"[Atributo]), "Atributo", "Valor"),
    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(#"Coluna em pivô",{{"ID", Int64.Type}, {"1) Informe em qual unidade você é professor(a)?", type text}, {"Serie", type text}, {"1 - A forma como a sala está organizada permite a movimentação da criança, sua interação com os colegas e objetos, de forma que sempre surge uma brincadeira autoral.", type text}, {"2 - Os objetos disponibilizados permitem às crianças realizarem  construções mais elaboradas, tais como pesquisas sonoras, movimentos, brincadeiras de faz de conta, empilhamento, encaixe, deslocamento.", type text}, {"3 - Mesmo em situações semelhantes, as crianças realizam pesquisas diferentes.", type text}, {"4 - A professora interage com as crianças, e realiza registros sobre suas observações.", type text}, {"5 - Em seus registros sobre o fazer das crianças, percebe-se que a professora busca interpretar o pensamento delas, acessando o universo infantil.", type text}, {"6 - A rotina é demarcada por momentos temáticos, com cortes que interrompem o fazer das crianças.", type text}, {"7 - Na maior parte do tempo as crianças estão trabalhando sozinhas.", type text}, {"8 - Em todas as atividades há orientação da professora.", type text}, {"9 - As crianças inventam e exploram brincadeiras nos espaços organizados pela professora.", type text}, {"10 - Os materiais estão disponíveis de forma organizada, ao alcance das crianças e há uma apresentação estética.", type text}, {"11 - As brincadeiras estão presentes também nos espaços internos, como sala de aula.", type text}, {"12 - Encontramos vestígios das construções e interações das crianças pelo ambiente.", type text}, {"13 - Os contextos são organizados a partir de critérios e decisões alinhadas com a coordenadora.", type text}, {"14 - Os materiais disponíveis nos contextos tem quantidade suficiente para as construções das crianças e   há variedade desses materiais permitindo conexões entre eles.", type text}, {"15 - Os materiais são escolhidos  livremente pelas crianças e compartilhados livremente entre elas.", type text}, {"16 - A organização da sala prevê assento para todas as crianças, de forma que é possível que todas façam a mesma coisa ao mesmo tempo.", type text}, {"17 - O professor muda a organização do espaço e dos materiais a partir do que observou na ação e na fala das crianças.", type text}})
in
    #"Tipo Alterado"

Em anexo segue arquivo, crie um parâmetro para inserir o caminho do arquivo.

 

Fátima Queiroz - Dividir apenas uma linha de respostas.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá, @Natan Fratta da Silva em primeiro lugar muito obrigada, pela atenção,

Segue a base em excel

Eu preciso que o registro G seja separe as 3 respostas que estão na mesma célula por linhas.

Preciso entregar este relatório na segunda-feira e está travado nisto.

Base_Teste.xlsx

Editado por Fátima Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

 

 

 

 

Em 11/02/2022 em 10:47, Fátima Queiroz disse:

Por favor, utilizei o Text.Combine para juntar minhas 4 colunas de resposta, onde apenas uma continha resposta e as outras estavam null.

Porém, há alguns registros que estão  com resposta nas 4 colunas e quando eu combinei ficaram todas na mesma coluna.

Gostaria de saber como separar e colocar em linhas diferentes. Veja o exemplo.

 

image.thumb.png.fbd8748f7d15a2725fa935a292ddd148.png

 

Olá Fátima, tenho uma solução que talvez te ajude que é o recurso de substituição de valor.

Coloco em anexo o pbix e um pdf, de como fazer passo a passo, caso precise.

Espero ter ajudado.

Solução.pdf S1.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @P.Junior, obrigada pela atenção, 

Mas na verdade eu não quero substituir o valor da célula eu preciso separar as séries e as avaliações,  por exemplo:

 

G    Nível I  Nível II Nível III   Concordo Concordo Concordo

G Nível I  Concordo

G Nível II Concordo

G Nível II Concordo

Esses dados referem-se à uma pesquisa e a pessoa avaliou 3 séries enquanto as demais avaliaram apenas 1 série.

 

Editado por Fátima Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 horas atrás, Fátima Queiroz disse:

Olá @P.Junior, obrigada pela atenção, 

Mas na verdade eu não quero substituir o valor da célula eu preciso separar as séries e as avaliações,  por exemplo:

 

G    Nível I  Nível II Nível III   Concordo Concordo Concordo

G Nível I  Concordo

G Nível II Concordo

G Nível II Concordo

Esses dados referem-se à uma pesquisa e a pessoa avaliou 3 séries enquanto as demais avaliaram apenas 1 série.

 

Encontrei uma alternativa que é o seguinte:

  1. Substituir os valores dos níveis que estão em algarismo romano para número e acrescentar Ponto e Vírgula no final;
  2. Clicar em Dividir Coluna e escolher opção por delimitador;
  3. Escolher ponto e vírgula;
  4. Passo: Clicar em Opções Avançadas;
  5. Clicar em dividir em linhas;
  6. Remover Vazio;
  7. Clicar com o botão direito do mouse sobre a coluna;
  8. Passar o mouse sobre a opção transformar e escolher opção Cortar;
  9. Selecionar a coluna P1,  Pressionar a Tecla SHIFT e Clicar em P4;
  10. Clicar com o botão direito do mouse sobre P4 e escolher substituir valores;
  11. Selecionar a coluna P1,  Pressionar a Tecla SHIFT e Clicar em P4;
  12. Colocar o valor “Concordo totalmente Concordo totalmente Concordo totalmente“ em VALOR A SER LOCALIZADO;
  13. Colocar o valor “Concordo totalmente“  em substituir por;

Coloquei em anexo o Pbix e um tutorial de passo a passo ilustrado com prints

Espero ter ajudado

S1.pbix Solução - Divisão de vários Valores em uma linha.pdf

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @P.Junior ainda, não.
Como tenho que entregar o relatório amanhã acabei fazendo a modelagem dentro do próprio excel.

Mas quero muito aprender para deixar automatizado no powerBi.

Talvez eu não tenha conseguido me explicar. 
Mas vou colocar aqui a base sem modelar e uma amostra da base modelada que utilizei no power Bi.

Normalmente a base modelada fica com muito mais registros que a sem modelagem, porque as colunas com respostas viram linhas.
Estas bases são de uma pesquisa que realizei no trabalho pela plataforma SurveyMonkey.

Se puder me ajudar.

 

 

Base_Com _Modelagem_Dados.xlsx Base_Sem_Modelagem_Dados.xlsx

Editado por Fátima Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Fátima Queiroz Anexa uma base sem modelar, mas que contenha os ids ou emails das pessoas que responderam, não precisa ser dados reais não, mas que simulem seu cenário, por exemplo, se o seu cenário uma pessoa respondeu três vezes, então coloca os três registros para ela e assim por diante.

Pode usar ids também (1,2,3 ou A, B, C e etc).

E nesse cenário já coloca o resultado que você quer, similar aos exemplos que anexou, mas que contenha os ids, que é objeto chave para o tratamento.

Coloca os dados brutos, conforme saem do sistema de origem, poucas linhas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo , boa tarde! Tudo bem?

Seguem as bases COM modelagem e SEM modelagem novamente, agora com ID.

Eu preciso que a Base Sem modelagem fique como a base Com modelagem, só que no powerBi.

A base SEM modelagem já é a base que extraio do sistema.

Obrigada.

Base_Com_Modelagem_Dados.xlsx Base_Sem_Modelagem_Dados.xlsx

Editado por Fátima Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Frank Figueredo ,

Atualmente utilizo o Survey, porém, o plano que temos não é compatível com a integração ao SurveyMonkey.

Verifiquei com o Survey para fazer upgrade no plano, mas fica inviável para nós.

Estou orçando outras plataformas de pesquisa online com integração ao PowerBi.

Mas até conseguir fechar com alguma preciso continuar utilizando o Survey.

Por isso, que gostaria de ver aqui no grupo se alguém consegue me ajudar com aquele arquivo que enviei.

Muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Fátima Queiroz,

 

Na tentativa de uma solução, tentei varias vezes, porém esbarro na questão da estrutura das respostas terem termo em comum, pois usei as seguintes funções:

  1. Substituição de Valores -
    1. Educação Infantil – Nível I, foi substituído para Educação Infantil – Nível 1;
    2. Educação Infantil – Nível II, foi substituído para Educação Infantil – Nível 2;
  2. Substituição de valores de respostas

Até esta etapa deu certo, mais quando cheguei na etapa de separar os valor:

  1. Concordo;
  2. Discordo;
  3. Concordo Totalmente;
  4. Discordo Totalmente;
  5. Nem Concordo e nem discordo;

Isso complicou bastante, pois devido as palavras serem em comum, os itens 1 e 2, atrapalham os valores dos itens 3 e 4, pois usei a substituição de valores acrescentando (SINAL DE IGUALDADE) no final de cada resposta como delimitador para depois, mesclar a coluna, e por fim dividir a coluna em linhas, fazendo com que aonde tivesse o sinal =, fosse o fim da resposta e ela fosse para a próxima linha.

Não consegui chegar ao resultado esperado, mais uma dica é que as resposta que tiverem no formulário tenham opções diferentes, pois isso facilita na hora de tratar, talvez eu teria conseguido se as respostas não tivessem dados em comum, que são os itens 1,2,3 e 4 que estão acima.

No caso dos níveis da educação infantil deu para tratar pois deu para substituir os valores de algarismo romano para decimal.

Como também atuo para empresa de educação, eu evito esses termos pois alguns problemas no momento de criar os relatórios.

Caso queira observar cada etapa realizada, deixo anexo o PBIX com as etapas.

Espero ter ajudado de alguma forma.

 

 

 

Img1.JPG

Desafio Power Query.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...