Ir para conteúdo
  • 0

CALCULATE - INTERSECÇÃO DE DADOS PARA ESCONDER DATAS FUTURA


Joao Felipe
Ir para solução Solucionado por Barony ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia eu tenho a medida para esconder dados futuros, exemplo (na minha base eu tenho dados de vendas até 16/03/2019), porém a calendário tem dados até o dia 31/12/2019.

Tenho uma matriz, que tem a hierarquia de Ano, Mes e Dia, e para esconder os valores após 16/03/2019, eu preciso fazer a medida abaixo:
 

CALCULATE(
      [Total Vendido],
      CALCULATETABLE(
           SAMEPERIODLASTYEAR(dCalendario[Id Data]),
          dCalendario[Possui Vendas] = TRUE()
      )
)]
 
 
A pergunta é a seguinte, 

Pq quando eu faço a fórmula abaixo não funciona, qual a lógica por trás ?

 
CALCULATE(
      [Total Vendido],
           SAMEPERIODLASTYEAR(dCalendario[Id Data]),
          dCalendario[Possui Vendas] = TRUE()
)]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Joao Felipe

O que ocorre eh o seguinte cada argumento de filtro da Calculate eh uma tabela, ou seja neste caso imagina que estamos em março de 2022 no contexto sameperiodlastyear tem todas as datas de março2022 para trás e a outra tabela dcalendario possui vendas tem somente onde temos vendas, quando fazemos a interseção das tabelas o resultado eh o mesmo.

no segundo cenario com a calculatetable, o argumento esta filtrando a tabela que a sameperiodlastyear esta trazendo no primeiro argumento da calculatetable.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Joao Felipe, tudo certo !

Em um das aulas do Léo do módulo de DAX "Escondendo Datas Futuras" ele explica sobre isso, segue o link para ouvir a explicação do mestre. 
Escondendo datas futuras - [OLD] [TC] 5. Linguagem DAX (powerbiexperience.com)

Porém resumidamente acredito ser assim:  filtrar somente as datas que possuem vendas, precisa ser aplicada diretamente na coluna de datas da sua dcalendário. Para posteriormente o calulo somar somente os valores para essa nova tabela de data encontrada. E dessa forma com a Calculatetable voce consegue primeiramente modificar a sua tabela de datas e depois somar o total vendido, se você usa direto com a calculate ele vai tentar modificar a medida ao invés da tabela.

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...