Ir para conteúdo
  • 0

Totalizar valor de uma tabela


rmarques
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite. 

Tenho uma tabela de apuração de imposto de empresas do simples nacional e as colunas da tabela "Faixa", "Faturamento Anexo 1","Alíquota ISS da faixa", "Alíquota, "Taxa Efetiva", "Imposto Anexo 1" e "Imposto Anexo 3" com retenção" foram criadas via medidas dax. O Problema é que não consigo totalizar as Colunas de Imposto Anexo1" e "Imposto Anexo 3" quando ambas estão selecionadas no filtro de "Anexo"

Também tento criar um cartão com a soma desses impostos e quando ambos os anexos estão selecionados o resultado do cartão é em branco.


Inseri o arquivo pbix em anexo e agradeceria muito se alguém me ajudasse.

 

Apenas1AnexoSelecionado.JPG

TodosAnexosSelecionados.JPG

Solucao_Apuracao_v0.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Por enquanto podemos resolver por DAX, mas de fato arrumar seu modelo de dados é o ideal, facilitando as medidas DAX:

Imposto Anexo 1 = 
    IF(
        HASONEVALUE(fFaturamento[Anexo]),
        [Faturamento Anexo 1] * [Taxa Efetiva],
        SUMX(
            CROSSJOIN(
                ALLSELECTED(fFaturamento[Empresa]),
                ALLSELECTED(dCalendario[Mês/Ano]),
                ALLSELECTED(fFaturamento[Anexo])
            ),
            [Faturamento Anexo 1] * [Taxa Efetiva]
        )
    )

 

Imposto Anexo 3 com retencao = 
    IF(
        HASONEVALUE(fFaturamento[Anexo]),
        [Faturamento com retencao ISS Anexo 3] * ([Taxa Efetiva] - [Alíquota ISS efetiva]),
        SUMX(
            CROSSJOIN(
                ALLSELECTED(fFaturamento[Empresa]),
                ALLSELECTED(dCalendario[Mês/Ano]),
                ALLSELECTED(fFaturamento[Anexo])
            ),
            [Faturamento com retencao ISS Anexo 3] * ([Taxa Efetiva] - [Alíquota ISS efetiva])
        )
    )

 

Solucao_Apuracao_v0.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite, @rmarques.

Amigo, acredito que seu problema esteja relacionado a modelagem dos dados e não necessariamente a DAX.

Sugiro dar um passo atrás e revisar toda a estrutura do seu modelo, identificando e ajustando as tabelas dimensões e fatos - de acordo com os ensinamentos no curso do Léo.

Talvez seja essa o passo mais importante na construção do modelo, para apenas depois disso, partir para os cálculos com DAX.

image.thumb.png.e7a3e65bd1930ccab53e5ac4e8762ed4.png

 

Veja acima que no seu modelo a dimensão dAliquota está "solta" das demais tabelas...não existe relacionamento entre elas.

Vi também que vc criou uma quantidade enorme de medidas que talvez pudessem ser desnecessárias com o ajuste prévio na modelagem dos dados.

Enfim, amigo....espero eu possa ter contribuído de alguma maneira....mas nesse momento o ideal a ser fazer é voltar para a etapa de modelagem dos dados.

Peço que marque como solucionado.

Abraço e sucesso....

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 10/02/2022 em 01:34, Rodrigo R1 disse:

Boa noite, @rmarques.

Amigo, acredito que seu problema esteja relacionado a modelagem dos dados e não necessariamente a DAX.

Sugiro dar um passo atrás e revisar toda a estrutura do seu modelo, identificando e ajustando as tabelas dimensões e fatos - de acordo com os ensinamentos no curso do Léo.

Talvez seja essa o passo mais importante na construção do modelo, para apenas depois disso, partir para os cálculos com DAX.

image.thumb.png.e7a3e65bd1930ccab53e5ac4e8762ed4.png

 

Veja acima que no seu modelo a dimensão dAliquota está "solta" das demais tabelas...não existe relacionamento entre elas.

Vi também que vc criou uma quantidade enorme de medidas que talvez pudessem ser desnecessárias com o ajuste prévio na modelagem dos dados.

Enfim, amigo....espero eu possa ter contribuído de alguma maneira....mas nesse momento o ideal a ser fazer é voltar para a etapa de modelagem dos dados.

Peço que marque como solucionado.

Abraço e sucesso....

Obrigado pela tentativa meu velho. A Modelagem desses dados tem sido um grande desafio, visto que a determinação da alíquota depende de muitas regras que não possuem no modelo, por isso os cálculos foram feitos todos em dax.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Por enquanto podemos resolver por DAX, mas de fato arrumar seu modelo de dados é o ideal, facilitando as medidas DAX:

Imposto Anexo 1 = 
    IF(
        HASONEVALUE(fFaturamento[Anexo]),
        [Faturamento Anexo 1] * [Taxa Efetiva],
        SUMX(
            CROSSJOIN(
                ALLSELECTED(fFaturamento[Empresa]),
                ALLSELECTED(dCalendario[Mês/Ano]),
                ALLSELECTED(fFaturamento[Anexo])
            ),
            [Faturamento Anexo 1] * [Taxa Efetiva]
        )
    )

 

Imposto Anexo 3 com retencao = 
    IF(
        HASONEVALUE(fFaturamento[Anexo]),
        [Faturamento com retencao ISS Anexo 3] * ([Taxa Efetiva] - [Alíquota ISS efetiva]),
        SUMX(
            CROSSJOIN(
                ALLSELECTED(fFaturamento[Empresa]),
                ALLSELECTED(dCalendario[Mês/Ano]),
                ALLSELECTED(fFaturamento[Anexo])
            ),
            [Faturamento com retencao ISS Anexo 3] * ([Taxa Efetiva] - [Alíquota ISS efetiva])
        )
    )

 

Solucao_Apuracao_v0.pbix 77 kB · 2 downloads

Muito obrigado meu velho! Resolveu e me ajudou demais. Se não por pedir muito, poderia me explicar a lógica utilizada no cálculo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Fred - DAX disse:

@rmarques, tudo bem?

Acredito que o seu modelo precisa ser melhorado, conforme falado pelo nosso amigo @Rodrigo R1. Porém, para resolver seu problema, não tem mistério. Basta fazer a medida que fiz na figura em anexo.

 

Abraços,

Fred - DAX

 

Medida_rmarques.jpeg

Muito obrigado meu velho! Ajudou demais! Tentei utilizar a summarize anteriormente mas estava errando no momento da criação da tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...