Ir para conteúdo
  • 0

Razão contábil - Power Query


priscila.svolinski
Ir para solução Solucionado por MatheusFr ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal! Alguém já pegou trabalhou com um relatório razão extraído do sistema e exportado para excel (única forma, TI engessada)... e tentou trabalhar com ele no Power BI? estou sofrendo aqui para tratar ele no PQ... explico (vou enviar um base idêntica, porém com dados fake), ele é um relatório p visualização e não para análise de dados, então tem os centros de custos e as contas em linhas e abaixo delas, os lançamentos, por datas, históricos, débitos, créditos... rs... mas para passar essas linhas para colunas vira uma salada de frutas uma vez q tem tanta coisa mesclada!!! Se alguém, já passou por isso e conseguir me ajudar, já peguei algumas bases ruins mais essa está de parabéns... estou apanhando bastante!

Razao_01.xlsx

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Em anexo envio um tratamento que no power query. A ideia foi de gerar uma "tabelona" com as informações importantes do relatório e, a partir dessa tabela, poder fazer os cálculos e agregações necessárias (por data, conta, centro de custo). 

As informações de saldo (saldo da conta, saldo anterior, saldo final) são calculadas considerando os "Débitos" e "Créditos".

Da maneira atual, para cada lançamento, apenas a primeira linha do histórico é preservada. Se for necessário todo o histórico, ao meu ver, entraria uma complexidade para tratar as quebras do texto entre células. 

Deixei apenas uma coluna composta para "Centro de Custo" e outra para "Conta". Não sei se é necessário "quebrar"/apresentar (apenas) parte dessas informações mas, se for o caso, fica fácil extrair.

PQ_Razao_01.xlsx

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Seu relatório não é difícil de fazer.
Sempre faço relatórios com esse nível de limpeza.
Também há uma live de tratamento do Mestre que faz uma limpeza em relatórios exportados de sistemas gerencias.

Também acredito que no curso Express a um exercício de limpeza com um relatório similiar na parte de ETL. Aconselho a dar uma olhada,

A limpeza consiste saber as informações importantes e ir criando coluna com as informações desejadas e preenchimento para baixo. Depois excluir os totais e deixar a tabela que se deseja montar.

Tomei a liberdade de pegar seu arquivo e brincar de ETL.

Como não sabia as variáveis importantes e o objetivo, escolhi as que achei interessante e fui montando.

Devido a pressa, não deixei não padrão que gosto mas dá para ter uma ideia de como deixar iniciar o trabalho.

Se consegui te ajudar, por favor, marque como me,hor resposta e deixe o tópico como concluído. 

Exemplo Priscila.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...