Ir para conteúdo
  • 0

Calcular inadimplência final de cada período.


Marcelo Michelson
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia @Marcelo Michelson.

A solução apresentada foi baseada nas informações que vc passou, amigo. 

O que vc esta trazendo agora, não foi mencionado na elaboração da sua dúvida.

Se a minha resposta atingiu o esperado, como vc mesmo disse, então gentileza marcar como solucionado e depois vc abre um novo questionamento sobre a nova dúvida que surgiu. Assim, vc vai conseguir a resposta que precisa mais rápido. 

Para essa sua nova dúvida, será preciso rever seu modelo. Porque agora existem fato novo: que é o pagamento parcial. Então a granularidade dos seus dados será diferente. Antes era de duplicatas. Agora será de parcelas. Ou seja, a duplicata 1, pode ter a parcela 1, 2, 3..etc..até chegar no valor total da duplicata. Então é outra análise bem diferente do que sua dúvida inicial, entendeu? 

E mesmo com a existência de parcelas, ainda assim será uma única tabela fato, e acredito ainda na necessidade de se criar talvez, uma dimensão duplicatas. 

Enfim...Espero que tenha ajudado. Assim que formular a nova dúvida, me avise que tento te ajudar novamente.

Abraço.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 minutos atrás, Marcelo Michelson disse:

Boa tarde @Joao Barbosa,

Agradeço pela atençao, mas sua solução ainda não esta certo, se reparar contexto de  "Março" nao tenho inadimplência, a duplicata de numero "1"  foi paga no mesmo mês.

Cara agora que acho que entendi o seu conceito , vou tentar ajudar e qq mando aqui novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite Marcelo. tudo bem amigo.

Segue minha solução para o seu caso.
Primeira coisa é acertar a modelagem e deixar apenas uma tabela fato com todos eventos de emissão, vencimento e pagamento.
Vou deixar o PBI para vc analisar as medidas. Que foram calculadas fazendo os valores acumulados tanto das duplicatas a receber quanto das duplicatas  pagas e depois fazendo a diferença entre elas no RETURN. Seguem as medidas.

Posição = 

var recebe = Calculate(SUM(fat_Receber[Valor]), USERELATIONSHIP(dim_calendario[Datas], fat_Receber[Dt Emissao]),
filter(all(dim_calendario),
dim_calendario[Datas] <= max(dim_calendario[Datas])))

var baixa = Calculate(SUM(fat_Receber[Valor]), USERELATIONSHIP(dim_calendario[Datas],fat_Receber[Dt Pagto]),
filter(all(dim_calendario),
dim_calendario[Datas] <= max(dim_calendario[Datas]) &&
dim_calendario[Datas] <> BLANK()))

return
recebe - baixa

.Atrasado = if(MAX(fat_Receber[Dt Pagto]) > LASTDATE(dim_calendario[Datas]), VALUES(fat_Receber[Valor]))

% Inadimp = DIVIDE(Medidas[Atrasado], [Posição])

image.png.7e92fc30158defae83abd776eec8a226.png
 

Espero que possa ter ajudado. Peço que comente e registre se a minha resposta atendeu a sua necessidade.

Abraço e sucesso, amigo.

InadimplenciaTeste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Rodrigo R1,

Sua solução chegou no resultado esperado, agradeço pela sua atenção, porem um ponto de resalva, vc comentou em ajustar o modelo deixando somente uma tabela, mas minha tabela de baixas vai ter casos aonde existe pagamento parcial, 2 baixas com datas diferente para mesma duplicata, nesse caso não posso deixar somente uma tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...