Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento entre tabelas - DW com relacionamento ambíguo


Rafael Pimentel
Ir para solução Solucionado por Rafa Lemos ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, tenho um DW que foi construído com 3 tabelas fatos. Essas 3 tabelas fato possui dimensões únicas, mas também possui dimensões com relacionamentos inativos, para consultas de clientes, analistas e prestadores.

As 3 tabelas fatos são: A primeira onde é realizada a abertura de eventos de Atendimento, a segunda onde são aberto ocorrências de O.S. referente ao atendimento e terceira que possui ocorrências de eventos de pagamentos que podem ser do atendimento ou da ordem de serviço.

Assistindo as aulas do mestre, realizei o procedimento de conexão do banco DW diretamente com o power bi para identificar os relacionamentos. Identifiquei que a Fato 1 Sinistro possui relacionamento 1 para 1 com a Fato 2 ordem de serviço com direcionamento para ambos. E a fato 1 também possui relacionamento com com a Fato 3 de pagamentos, sendo 1 para muitos. direcionamento único.

Conforme as aulas, isso traria o problema de ambiguidade, correto? Como eu conseguiria concertar este problema no power bi? realizei um esquema de exemplo de relacionamentos no vision para terem uma ideia. Espero que ajude

Esquema Banco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Rafael Pimentel boa noite!

Tudo bom?

Sobre o que você passou, eu entendo que a fato 1 não precisa ficar no seu modelo de dados.

Digo isso porque ela pode se juntar com a fato 3, por exemplo e assim você reduz uma tabela.

 

Referente a fato 3 e a fato 2, teria que ver se os dados não se repetem, se trazem as mesmas informações.

Pela imagem que postou, entendo que a fato 2 e a fato 3 podem ter as mesmas 3 dimensões em verde, sendo assim, a fato 2 não teria necessidade de ficar no modelo.

 

Estou falando isso por suposições, porque não sei quais dados tem em cada tabela e precisaria analisar com cuidado se removendo a fato 2 não faltaria algum dado para sua análise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rafa Lemos Boa noite!

Obrigado pela resposta. Mas na fato 1 tenho informações distintas da fato 2 e a fato 3 tenho informações de pagamentos que podem ser da fato 1 ou fato 2.

Estou enviando o pbix para vc dar uma olhada.

Fato um tenho informações referente ao atendimento como numero do sinistro, tipo de despesa, data de aviso, revenda, informações do produto, informações do cliente, beneficiario que recebeu o pagamento, e a soma das despesas.

Fato 2 informações da OS de atendimento, ou seja referente detalhes do atendimento realizado, peças trocadas, prestador, valor de cada peça, status de atendimento, datas das etapas do processo.

fato 3 informações de pagamento que pode ser da fato 1 ou fato 2, data de pagamento, status de pagamento, beneficiario. Veja se consegue verificar o arquivo.

 

TESTE DE RELACIONAMENTOS.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Rafael Pimentel disse:

Obrigado @Marcos Pinto, esses relacionamentos vieram diretamente do banco, minha outra dúvida é se eu tirar esses relacionamentos da fato se isso iria impactar, tendo em vista q no banco elas estão conectadas.

Rafael,
Boa tarde!

Impactar diretamente não, mas para uma melhor performance e principalmente para atender a modelagem de DW o que sugeri atenderia os pré-requisitos.

No banco as duas tabelas estão relacionadas porque é uma estrutura relacional, elas precisam conversar entre si.

No DW não tem necessidade de ter duas tabelas, pode uni-las, fazer uma modelagem mais adequada para trabalhar no Power BI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...