Ir para conteúdo
  • 0

Conexão .dbf e .dbc em pasta


Tiago Queiroz

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,

Ultimamente estou na Secretária de Saúde do Estado de Pernambuco e preciso desenvolver vários BIs a partir de dados baixados do Ministério da Saúde.

Aqui é comum realizarmos o download de vários arquivos .dbf e .dbc.

Graças a solução de arthurOribeiro no post https://community.powerbiexperience.com/topic/89-conectar-arquivos-dbf/#comment-351, consegui efetuar a leitura de arquivo .dbf.

 

Contudo, estou com dois problemas:

  • Ainda não consegui me conectar a arquivos .dbc;
  • Como possuo vários arquivos .dbf e .dbc, preciso realizar uma conexão que permitar trabalhar com os arquivos em uma conexão similar a conexão por pasta.

Houve utilizo o Qlik View para realizar o ETL e a junção dos arquivos, mas desejo migrar esse trabalho para o Power BI.

Os arquivos são originários do banco de dados dBase que é muito antigo e utilizado pelos orgãos de saúde.

Estou anexando uma pasta zipada com 01 exemplo de arquivo .dbf, 01 exemplo arquivo .dbc e 01 arquivo de teste .pbix.

Muito obrigado pela ajuda.

Testedbf.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

@Tiago Queiroz Caso não tenha conseguido fazer a conexão com a pasta, basta usar esse código do post acima, e criar uma função personalizada, depois se conecta a pasta e chama a função para ler os arquivos passando o nome deles como parâmetros.

Testei aqui e e deu certo:

image.thumb.png.b60de53d5f33f0ffdd372c35dc919cdc.png

 

Segue o código da função criada:

(Arquivo as text) =>
let
    Source = OleDb.DataSource("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source="&CaminhoPastaDBF&";extended properties=dBASE IV", [Query="select * from ["
        &Arquivo&"]"])
in
    Source

Onde o "CaminhoPastaDBF" é um parâmetro criado para facilitar a manutenção.

 

Em anexo segue PBIX:

 

Tiago Queiroz - Conexão .dbf e .dbc em pasta.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa Noite, @Tiago Queiroz!

 

Nunca trabalhei com arquivos com a extensão .DBC
Dando uma pesquisada, verifiquei que ele é como uma espécie de banco de dados compactado, o que se assemelharia ao arquivo .bak do SQL.
Sendo assim, não me parece que tenha solução nativa para resolver o seu problema.

 

Porém, para não te deixar na mão, encontrei algumas soluções:

01 - Neste link, se cita o tratamento com R e Python:

https://dadosabertos.social/t/como-obter-e-tratar-dados-do-datasus/66

 

02 - Já neste link, se tem uma programinha para converter em CSV o arquivo, o que facilitaria o uso:

https://github.com/greatjapa/dbc2csv

 

Sei que não é o mesmo que ter uma solução nativa, mas, acredito que possa auxiliar até que uma solução melhor seja apresentada pela Microsoft.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...